Tempo de Leitura: 4 minutos

Nem tudo o que se fala sobre intercâmbio é verdade e há muita confusão entre aqueles que sempre sonharam em estudar no exterior, mas nunca o fizeram por receio. A fim de desmitificar as mentiras sobre intercâmbio mais comuns para que a sua experiência ao estudar fora seja a melhor possível e para que você possa planejar a sua viagem sem dificuldades. A seguir, confira 10 mentiras sobre intercâmbio e algumas dicas para ter o melhor aproveitamento.

1) Só rico faz intercâmbio

Talvez na década de 1980, quando as opções eram poucas e os serviços muito caros, houvesse esta ideia de que intercâmbio custa caro ou é coisa de rico. Atualmente, com a grande concorrência de escolas em todos os países, qualquer tipo de pessoa pode fazer um intercâmbio. Isso facilita a escolha de quem procura por estes serviços.

É isso mesmo! Há programas de todas as durações e para todos os bolsos. Na BIL Intercâmbios, por exemplo, você pode parcelar a sua viagem com meses de antecedência e quitá-la antes mesmo de viajar com as nossas condições especiais.

Além disso, a BIL conta com as melhores escolas parceiras ao redor do mundo e consegue condições especiais para estudantes brasileiros. Não pense que intercâmbio é algo para a parcela mais privilegiada da sociedade, pois ficará estagnado na sua carreira ou deixará de realizar o seu sonho de fazer um intercâmbio.  

2) É necessário falar o idioma do destino

Nem todos os programas de intercâmbio exigem nível básico ou intermediário para que você possa estudar fora. Na verdade, a maioria não faz qualquer exigência. Há programas específicos – como alguns tipos de High School, au pair e cursos profissionalizantes – que é interessante o aluno ter algum conhecimento no idioma para a sua performance. Contudo, isso não é regra.

Ao conversar com um consultor BIL você verá que há muitas opções de programas de intercâmbio justamente para quem está indo estudar fora sem grandes conhecimentos na língua. Afinal, o estudante está indo para aprender e não faz sentido saber tudo ou se preparar. O indicado é se envolver antes de partir com o intercâmbio: conhecer a língua, aprender algumas frases básicas, a cultura local, etc.

3) É preciso pelo menos 6 meses para fazer um intercâmbio

Certamente, esta é uma das mentiras sobre intercâmbio mais comuns. Há cursos de curta, média e longa duração, de diferentes tipos e aspectos. Para se ter uma ideia, há uma grande saída de cursos de 2 semanas de imersão em que o estudante aprende o idioma com muito êxito.

Há ainda cursos de férias incríveis de 4 semanas que valem cada segundo, onde além de aulas todos os dias, há passeios, interação com pessoas de outras nacionalidades e muito mais.

Os cursos de média duração são a partir de 5 meses e os de longa duração são, por exemplo, os Colleges e Universidades, cursos de pós-graduação e High School por 1 ano ou mais.

4) Intercâmbio é só para estudar um idioma

Como dito anteriormente, um intercâmbio serve para estudar o idioma pela imersão na cultura do país. Com certeza, você irá aprender a língua neste programa. Mas há muitos tipos de intercâmbios e muitas atividades envolvidas nesta experiência.

Você poderá viajar pela região, passear pelas atrações locais, fazer networking com pessoas de todo o mundo, provar a gastronomia e outros aspectos da cultura. Há ainda cursos focados na profissão e em segmentos produtivos que visam turbinar a carreira e outros focados em trabalhos voluntários ou atividades de interesse – como esportes, artes, ciências, etc.

5) Não vai encontrar brasileiros

Você sempre vai encontrar brasileiros em todas as partes do mundo. Não tem jeito. Mas a BIL pode ajudá-lo a encontrar programas mais desconhecidos do público brasileiro, caso queira uma experiência mais específica no idioma. Isso é possível!

6) Intercâmbio é férias

Sobretudo, intercâmbio envolve estudo em um idioma. Ele não se caracteriza por férias, mas como um curso de formação. É claro que há muita diversão, passeios, visita a parques, museus e atrações locais, e certamente você terá lembranças memoráveis. Há ainda programas de intercâmbio que ocorrem nas férias. Mas entender o intercâmbio como férias simplesmente é uma das principais mentiras sobre intercâmbio.

7) Só existe intercâmbio para estudar inglês

Outra mentira sobre intercâmbio! Aliás, você pode estudar o idioma que desejar na sua viagem. O inglês é a língua mais procurada pelos estudantes, mas você pode optar por estudar francês, alemão, italiano, espanhol ou outras línguas. Além disso, você pode estudar assuntos relacionado a sua profissão, esportes, arte ou escolher um curso profissionalizante focado em outro idioma. As possibilidades são muitas para quem quer estudar fora!

8) Intercâmbio é só para adolescentes e jovens

Intercâmbio não tem idade! Atualmente, há programas para todas as faixas etárias e interesses pessoais. Inclusive, é cada vez mais comuns pessoas com mais de 30 ou até mais de 50 anos buscarem por programas específicos. Fale com um consultor BIL e saiba mais!

9) Intercâmbio é algo inseguro

Antes, durante e depois da viagem, estudantes que fazem intercâmbio com a BIL Intercâmbios terão todo o suporte da empresa para identificar o melhor curso, embarcar e cursar no país estrangeiro.

É inseguro quando a pessoa viaja sem ter este apoio ou contando com uma agência sem experiência. Planejamento e conhecimento assertivo fazem a sua viagem segura e cheia de resultados.

10) É preciso ficar em casa de família se quiser fazer intercâmbio

Você pode se alojar com uma família local, dependendo do programa de intercâmbio, com em alojamento da escola ou campus universitário. Pode ainda alugar por conta a sua hospedagem ou aproveitar um hotel quando o intercâmbio é em grupo. Logo, há muitas opções, dependendo da oferta de curso e da sua disposição. Você se hospeda onda quiser!

Veja também: Intercâmbio no Canadá – Por que ir para Vancouver no inverno?

Então, gostou das dicas sobre as mentiras sobre intercâmbio? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!