Tempo de Leitura: 5 minutos

Mulher é sinônimo de força, autonomia, inteligência, habilidade e esforço na busca de um futuro melhor. Cada vez mais mulheres buscam investir no seu crescimento pessoal e carreira e por isso o intercâmbio para mulheres vem se popularizando.

Lugar de mulher é em todo lugar!

Viajar sozinha e estudar fora, por muitas décadas, não era uma opção para a maioria. Mas com o avanço dos seus direitos, da independência financeira e do senso de liberdade, as mulheres se tornaram o principal grupo de consumidoras de pacotes de intercâmbio em todo o mundo. Ou seja, estão em maior número entre os estudantes. Há até programas de intercâmbio apenas para mulheres.

Assim, na hora de escolher um destino, este grupo prefere lugares seguros, programas de estudo práticos e diversificados, destinos que oferecem passeios e acesso fácil a outras cidades, estados e países, além de qualidade de vida e excelência de ensino. Desta forma, selecionamos 5 dos destinos preferidos e mais atrativos para mulheres que desejam fazer um intercâmbio e ter uma experiência incrível!

O que dizem os estudos?

De acordo com um estudo conduzido pela ABIPE (Associação Brasileira de Intercâmbio), a maioria dos indivíduos que opta por fazer intercâmbio é composta por mulheres, representando 60% do público total de intercambistas. Isso se repete em todo o mundo. Outro dado é que muitas mulheres fazem mais de um intercâmbio em suas vidas ou tornam estudar fora algo contínuo.

Inclusive, as agências vêm oferecendo programas exclusivos para mulheres, além de bolsas e outras vantagens, especialmente para quem tem 30 anos ou mais, que adiaram o intercâmbio por diversos motivos e encontram nessa fase da vida o momento ideal para vivenciar de perto novas culturas.

Intercâmbio para mulheres na Nova Zelândia

Primeiramente, este destino é reconhecido por sua qualidade de vida, segurança e acolhimento para mulheres que viajam sozinhas. A Nova Zelândia é um destino procurado, frequentemente classificado positivamente em diversos rankings internacionais. As escolas de idiomas para estrangeiros no país são indicadas pela excelente qualidade. O clima é ameno, fácil de se adaptar.

Segurança

A Nova Zelândia é conhecida por ser um país seguro e com baixos índices de criminalidade. Isso contribui para um ambiente tranquilo e confiável para estudantes internacionais, incluindo mulheres. As leis na Nova Zelândia são aplicadas de maneira rigorosa, o que contribui para um ambiente seguro. Além disso, há conscientização sobre questões relacionadas à violência de gênero, assédio e discriminação, promovendo um ambiente mais seguro para mulheres. A Nova Zelândia tem uma cultura acolhedora e inclusiva.

Qualidade de vida e melhores cidades

Além disso, as cidades neozelandesas são consideradas limpas, bem organizadas e oferecem uma variedade de atividades culturais e recreativas – a qualidade de vida é um dos atrativos do país, que também se destaca pela natureza exuberante que proporcionam atividades ao ar livre e esportes. As cidades mais procuradas por mulheres estudantes na Nova Zelândia são: Auckland, Wellington, Christchurch, Hamilton e Dunedin.

Intercâmbio para mulheres no Canadá

Em suma, o Canadá sempre foi sinônimo de país acolhedor e seguro, inclusive para mulheres. Deste modo, o Canadá oferece uma excelente oportunidade para aprimorar o conhecimento na língua estrangeira, além de proporcionar uma qualidade de vida elevada. Isto é, muitas mulheres optam por fazer intercâmbio no país pela possibilidade de estudar e trabalhar legalmente por até 20 horas semanais.

Segurança e igualdade

As cidades canadenses geralmente são classificadas como ambientes seguros, proporcionando tranquilidade para mulheres que viajam sozinhas. Além disso, o Canadá tem um compromisso sólido com a igualdade de gênero. Desta forma, o país promove políticas e leis que visam garantir direitos iguais para homens e mulheres em todas as esferas da vida, incluindo educação e trabalho.

Diversidade, ensino e atrativos

Além da natureza exuberante onde quer que se vá, o Canadá possui cidades modernas, cheias de oportunidades, excelentes escolas de idiomas e instituições de ensino e grande diversidade cultural, já que além dos nativos, o país recebe pessoas de todas as partes do mundo.

De toda forma, isso cria um ambiente acolhedor para estudantes internacionais, promovendo a inclusão e a aceitação da diversidade. Deste modo, as melhores cidades para estudantes mulheres são Toronto, Montreal, Vancouver e Calgary, mas há opções em cidades menos agitadas.

Intercâmbio para mulheres no Reino Unido

Composto por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, o Reino Unido é reconhecido internacionalmente como um destino para aprimorar o inglês e vivenciar uma cultura única. Por isso, muitas mulheres consideram o país na sua escolha de intercâmbio. Basicamente, o país é uma mescla de história e tradicionalismo, bem como mentalidade cosmopolita e diversa.

Segurança e rede de apoio

Há uma crescente conscientização sobre questões de gênero no Reino Unido, com campanhas e iniciativas para promover a igualdade e combater o assédio e a discriminação. Aliás, o país tem uma cultura tolerante e diversificada. As universidades e instituições britânicas geralmente oferecem uma sólida rede de apoio aos estudantes, incluindo serviços de aconselhamento, centros de apoio ao estudante e programas de integração. É considerado um país seguro.

Educação e cultura

Em suma, o Reino Unido é lar de algumas das universidades mais prestigiadas do mundo, como Oxford e Cambridge. O sistema educacional britânico é reconhecido internacionalmente pela sua excelência, oferecendo uma ampla variedade de cursos e programas de alta qualidade. As melhores cidades para intercâmbio de mulheres é Londres, Bristol, Oxford, Cambridge, Brighton e Birmingham.

Intercâmbio para mulheres na França

A princípio, a França tem um qualificado sistema de ensino com mais de 3.500 instituições de ensino superior, e ampla variedade de cursos e cidades para escolher. Sobretudo, você tem a possibilidade de trabalhar com visto de longa permanência.

Em destaque, a França é considerada bom destino de intercâmbio para mulheres por várias razões, que incluem aspectos relacionados à segurança, igualdade de gênero, qualidade de vida, cultura e educação.

Segurança

A França é geralmente um país seguro, especialmente em áreas urbanas e em torno de instituições educacionais. No entanto, como em qualquer destino, é sempre importante tomar precauções e estar ciente do ambiente ao redor.

Cultura, entretenimento e diversidade

Em resumo, o país é um centro cultural e artístico, com museus renomados, galerias de arte, teatros e monumentos históricos. Para mulheres interessadas em cultura e artes, a França oferece grandes oportunidades. Sempre houve discussões sobre consciência cultural e sensibilidade de gênero na sociedade francesa. Por isso, entre as principais cidades para intercâmbio para mulheres estão Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Montpellier e Bordeaux.

Intercâmbio para mulheres na Espanha

Além de ser indicada como o país mais seguro do mundo para mulheres que viajam sozinhas, a Espanha é uma excelente opção para quem deseja estudar fora, pela variedade e qualidade de cursos de idiomas para estrangeiras e instituições acadêmicas. Você até pode estudar e trabalhar legalmente, com autorização específica.

Segurança e qualidade de vida

As cidades espanholas são conhecidas por sua segurança e por serem acolhedoras, com atmosfera descontraída, contribuindo para um ambiente seguro para mulheres que viajam sozinhas. As mulheres que escolhem a Espanha para um intercâmbio muitas vezes apreciam a combinação de experiências culturais e estilo de vida saudável.

Cultura

Para finalizar, a Espanha é um país conhecido por sua rica cultura e arte. Cidades como Barcelona, Madrid e Sevilha oferecem museus, galerias, festivais e arquitetura impressionante, proporcionando uma experiência enriquecedora para estudantes interessadas em cultura. As cidades mais indicadas para intercâmbio são: Barcelona, Madri, Alicante, Granada, Valência, Córdoba, entre outras.

Veja também: Califórnia 2024 – Como escolher entre o norte ou o sul do estado?

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio para mulheres? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!