Tempo de Leitura: 3 minutos

Ao viajar para o exterior, um dos pontos importantes a se pensar é no dinheiro. Cada país tem sua moeda local e uma cotação diferente em relação à nossa moeda, o real. Antigamente, as pessoas andavam com bolos de dinheiro pra cima e pra baixo e era assim que se pagavam suas compras e alimentações. Hoje em dia, a tecnologia permite jeitos mais simples e ágeis.

Quando um estudante fecha um intercâmbio com a BIL, nós recomendamos o cartão de crédito pré-pago, uma forma segura e fácil de ter o dinheiro em mãos e com a cotação do dia. Mas, recentemente, as contas internacionais têm ganhado espaço no bolso dos viajantes.

Qual é a diferença de um cartão pré-pago e uma conta internacional?

O cartão pré-pago, basicamente, é um cartão recarregável com um limite personalizado pelo cliente. Você escolhe o quanto de dinheiro quer “colocar” no cartão e não tem fatura. Se acredita que vai gastar 2 mil dólares no intercâmbio, você faz um cartão pré-pago com esse limite e usa essa quantidade. Se faltar, é possível carregar mais.

a conta internacional é como uma conta qualquer em um banco, porém já na moeda estrangeira. Geralmente, os bancos têm apenas em dólar, alguns em euro. Além disso, tudo o que comprar e passar nessa conta será contabilizado na moeda escolhida e a conversão é feita no dia. O IOF é mais baixo e a cotação também.

Há também uma opção, para quem quiser guardar dinheiro a longo prazo, de fazer câmbio da conta nacional – sua conta normal do Brasil – para sua conta internacional. Você faz a transferência no dia que o câmbio está mais favorável e o dinheiro rende na sua conta internacional – você usa somente na viagem.

Essa modalidade de conta internacional é liberada somente para maiores de 18 anos. Não há taxa de manutenção anual e é aceito em todos os países (em países que a moeda principal não for Dólar, haverá a arbitragem para conversão da moeda local, o custo da arbitragem é de 2% sob o valor da transação)

Veja abaixo nas tabelas mais algumas diferenças entre o cartão e a conta:

Agora, confira um exemplo de como ficaria o saldo em cada uma das contas:

Enfim, qual o melhor?

Em suma, a melhor opção é àquela que melhor atende as suas necessidades. Para intercambistas menores de idade, a única escolha é o cartão pré-pago, que é uma ótima opção, tanto para programas de curta quanto de longa duração. É uma forma dos pais controlarem os gastos e mandarem o dinheiro contado. Já a conta internacional serve para os maiores de idade que não ligam para a fatura no final do mês, caso usem a função crédito, ou não tenham o dinheiro contado para a viagem.

Portanto, depende do que você prefere e qual o seu objetivo na viagem. De qualquer forma, as duas opções são formas facilitadores na hora do pagamento e evitam qualquer dor de cabeça.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é baner-post-whatsapp.png

Veja também: Posso fazer intercâmbio com o visto de turismo? Como fazer?

Então, gostou da dica? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!