Tempo de Leitura: 4 minutos

É muito comum vermos estudantes apreensivos sobre se devem fazer intercâmbio antes da faculdade ou deixar para depois. Na verdade, esta é uma escolha muito pessoal, já que se deve considerar os seus objetivos de vida e as suas prioridades. A seguir, você pode conferir 5 motivos para fazer intercâmbio antes de partir para a graduação e saiba mais sobre outras opções!

Qual o melhor momento para fazer intercâmbio?

Não há uma regra para se fazer intercâmbio. O que é preciso considerar são as suas pretensões pessoais. É importante fazer um plano de ação e de carreira considerando cada momento para cada experiência. Afinal, qual é o seu principal objetivo ao buscar essa experiência? Qual o seu orçamento? Qual é o seu nível de proficiência no idioma para seguir para uma graduação? Tem maturidade para um intercâmbio ou mesmo para uma faculdade?

Se você ainda tem dúvidas sobre a carreira que deseja seguir, adiar o início da faculdade pode ser uma estratégia válida. Não há nada pior do que começar um projeto do qual não tem certeza ou não se identifique. Assim, ao vivenciar uma experiência fora do país, você terá contato com diferentes perspectivas e poderá expandir suas possibilidades.

Contudo, algumas pessoas já têm certeza da profissão que desejam seguir. Nesse caso, iniciar os estudos e adiar a experiência internacional para depois da formatura pode ser uma opção interessante. Afinal, muitos cursos nacionais de especialização após a faculdade exigem proficiência em idioma estrangeiro, e o mesmo pode-se dizer se quiser fazer pós-graduação no exterior. É uma forma de se preparar sem abrir mão da faculdade neste momento.

Intercâmbio durante a faculdade

Além disso, é possível realizar um intercâmbio durante o curso universitário, desde que sua faculdade tenha convênios e parcerias com universidades estrangeiras. Seria uma opção para quem não quer esperar muito nem pela faculdade e nem pelo intercâmbio.

Inclusive, se nenhuma destas opções o satisfazem, há a opção de fazer um curso de intercâmbio de curta duração, antes da graduação, nas férias escolares e em outros momentos de recesso. É uma forma de garantir o que um intercâmbio tem de melhor: imersão em uma nova cultura, prática do idioma local, networking com pessoas de outros países, entre outros.

A seguir, conheça 5 motivos para fazer intercâmbio antes da faculdade:

1) Você não sabe que profissão seguir e precisa ter novas experiências

Se você não tem certeza de que profissão seguir, a melhor opção é adiar um pouco o ingresso à faculdade e ter novas experiências, que ajudem na sua decisão.

Desta forma, um intercâmbio de curta ou média duração pode ser essencial. Há muitos tipos de intercâmbios: por interesses, de estudo geral da língua, em grupo, preparatórios, etc.

Fale com a BIL e saiba qual a melhor opção para o seu perfil. Lembre-se de que um intercâmbio é um investimento para a sua carreira e ajuda a fazer escolhas mais assertivas quanto à graduação. Enquanto você não escolhe uma faculdade, estará aprendendo em imersão um idioma, o que amplia o seu currículo profissional e acadêmico.

2) Deseja ter mais maturidade e desenvolvimento pessoal

Para tomar a decisão de uma faculdade, que é um projeto de longa duração e determinará a sua carreira acadêmica e profissional, é preciso ter maturidade e comprometimento com o seu futuro.

Um intercâmbio oferece muito mais do que turbinar o seu currículo profissional. É uma forma de se desenvolver pessoalmente, adquirir maturidade, aprender a se superar sozinho, longe de casa e em um país cuja cultura é diferente da sua. Por isso, um intercâmbio tem um valor inestimável.

3) Deseja cursar faculdade no exterior

Se você ainda não se decidiu em cursar uma faculdade no Brasil ou no exterior, o intercâmbio pode ajudar nesta decisão se realizado antes do seu ingresso. Estude o idioma, conheça o mercado e a cultura e até trabalhe enquanto estuda (muitos países oferecem esta opção). Conheça o processo seletivo de faculdades estrangeiras. E somente depois, decida o que fazer.

4) Quer ter um currículo amplo antes mesmo do curso superior

Com certeza, o domínio de uma segunda língua abre muitas portas e você não precisa esperar a sua faculdade ser concluída para se preocupar com isso. Até mesmo durante a faculdade dominar uma segunda língua será importante na aquisição de novos conhecimentos. Além disso, permite com que trabalhe em ótimos cargos, se esta for a sua vontade, antes mesmo de se formar.

5) Mais tarde ficará difícil de fazer um intercâmbio

Se você tem a oportunidade de fazer intercâmbio antes da faculdade, faça! Dependendo do curso escolhido, serão 5 anos ou mais seguidos e ficará difícil parar o seu curso para ter esta experiência, a não ser que faça um curso de intercâmbio de férias. Deste modo, fazer um intercâmbio antes da faculdade, para a maioria dos estudantes é a melhor opção.

E se você ainda está no Ensino Médio, pode optar pelo High School, pois além de obter o conhecimento da língua, poderá vivenciar a típica escola nos Estados Unidos ou outros países e entender como os estudantes da sua idade se preparam para a faculdade.

Fale com a BIL!

Que tal fazer um intercâmbio antes de cursar a faculdade? A BIL leva estudantes brasileiros ao mundo desde 1985, sendo uma agência especializada com várias escolas parceiras ao redor do planeta. Fale agora mesmo com um consultor e saiba quais são os melhores destinos para o seu perfil!

Veja também: Maioridade no Exterior – O que muda na hora de viajar?

Então, gostou das dicas sobre fazer intercâmbio antes da faculdade? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!