Tempo de Leitura: 3 minutos

O Medical English é essencial para qualquer profissional da área da saúde que deseja tem mais oportunidades na carreira ou mesmo na rotina comum de atendimento aos pacientes, dentro e fora do Brasil. Mas há ainda outras vantagens em estudar o inglês médico, que você precisa conhecer. E a melhor forma, é fazendo um intercâmbio por área de interesse. A seguir, saiba mais sobre este assunto!

O que é Medical English?

O Medical English é um termo que se refere ao uso da língua inglesa no contexto da medicina e da área da saúde. Isto é, assim como outras áreas do conhecimento, o inglês é essencial no contexto da medicina. É um ramo especializado do inglês voltado para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e pesquisadores, que precisam se comunicar de forma eficaz em ambientes médicos e clínicos internacionais.

Inclusive, o Medical English abrange uma ampla variedade de habilidades linguísticas e vocabulário específico relacionados à área da saúde. Isso inclui termos médicos, expressões idiomáticas usadas no contexto médico, habilidades de comunicação com pacientes e colegas de trabalho, leitura e interpretação de artigos científicos, escrita de relatórios e documentos médicos, entre outros aspectos.

Competência profissional

É uma competência cada vez mais exigida no mercado de trabalho conhecer e contextualizar a língua inglesa. Profissionais da área da saúde que desejam trabalhar ou estudar em países de língua inglesa ou se envolver em colaborações internacionais podem se beneficiar do estudo do Medical English, assim como quem deseja a especialização acadêmica. Ter um bom domínio da língua inglesa na área médica é crucial para garantir uma comunicação clara, precisa e efetiva, evitando erros e mal-entendidos que possam comprometer a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde.

A boa notícia é que há diversos cursos e programas de intercâmbio especializados em Medical English, que oferecem treinamento específico para profissionais da saúde aprimorarem suas habilidades linguísticas nesse contexto.

Em destaque, não apenas médicos devem se aprofundar no Medical English, mas também enfermeiros, gestores de clínicas e hospitais, engenheiros de softwares para a para da saúde, engenheiros de equipamentos, pesquisadores, farmacêuticos, terapeutas, profissionais da saúde global, entre outros.

Vantagens em estudar Medical English

Certamente, para o profissional da saúde ou estudantes destas áreas, há muitas vantagens em estudar o Medical English, e a forma mais fácil é por imersão em um intercâmbio por área de interesse. Ou seja, optando por um curso de intercâmbio, que pode ser de curta duração, cujo foco são os termos do inglês médico. Estas são algumas vantagens de estudar Medical English:

Crescimento profissional

Vale para todas as carreiras. Dominar o Medical English pode impulsionar o crescimento profissional. É importante para destacar em sua carreira, seja obtendo melhores oportunidades de emprego, sendo selecionados para projetos de pesquisa ou avançando para posições de liderança.

Estudo e trabalho no exterior

A proficiência em Medical English amplia as oportunidades de estudo e trabalho em instituições médicas internacionais.

Comunicação assertiva

Estudar Medical English permite que profissionais de saúde se comuniquem de forma eficaz com colegas, pacientes e equipes médicas internacionais – ainda mais se a sua pretensão de carreira é atuar fora do país. Isso é importante em um ambiente globalizado, onde profissionais de saúde precisam se comunicar com pessoas de diferentes origens e culturas.

Compreensão de terminologia médica

Estudar Medical English ajuda a aprimorar a compreensão e o conhecimento da terminologia médica específica. Além disso, permite interpretar corretamente informações médicas, como prontuários de pacientes, relatórios de laboratório, pesquisas médicas e documentos clínicos. É essencial durante a leitura de periódicos e novidades sobre a sua área, algo que fará por toda a sua carreira.

Acesso a recursos e pesquisas médicas

A maioria dos recursos médicos e pesquisas científicas importantes está disponível em inglês. Aliás, seja na graduação, na sua atuação profissional ou no ingresso de especializações e pós-graduações acadêmicas, será essencial dominar o inglês neste sentido.

Segurança e qualidade no atendimento

Em resumo, ao estudar Medical English, os profissionais de saúde podem garantir a segurança e a ualidade do atendimento ao paciente, evitando erros de comunicação que possam ter consequências graves.

Fale com a BIL!

Está pronto para turbinar a profissão de médico ou profissional da saúde com um novo intercâmbio? A BIL leva estudantes brasileiros ao mundo desde 1985, sendo uma agência especializada com várias escolas parceiras ao redor do planeta. Fale agora mesmo com um consultor e saiba quais são os melhores destinos para o seu perfil!

Para finalizar, aproveite e saiba quais cursos de Medical English estão com matrículas abertas para 2023 e 2024 – confira as ofertas e condições gerais e tire também as suas dúvidas juntos ao nosso suporte.

Veja também: Mala de Mão – O que levar na hora de viajar?

Então, gostou das dicas sobre Medical English? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!