Tempo de Leitura: 3 minutos

O intercâmbio está se aproximando e você já tem tudo decidido, até sua programação do que fazer quando chegar lá está encaminhada – veja detalhes aqui. Agora só falta embarcar e a ansiedade cresce cada vez mais, cada dia surgem novas expectativas e perguntas de como será o programa e as aulas.

Para te ajudar e matar um pouco da sua curiosidade, vamos te explicar como são as aulas de um intercâmbio. Cada escola tem uma forma, mas em um geral, a maioria dos programas têm um padrão.

1º passo: nível do idioma

A primeira coisa importante a saber é que os estudantes são separados nas salas de acordo com o nível do idioma. Isso é em qualquer escola para qualquer curso, assim as aulas são elaboradas para um melhor aproveitamento.

Para saber o nível do aluno, tem escola que exige um teste antecipadamente online na semana do embarque, mas a maioria realizam o teste de nivelamento presencial no primeiro dia de aula. Somente após isso a escola colocará o estudante em uma das turmas.

As aulas

Aqui no Brasil estamos acostumados com aulas com duração de 60 minutos ou até mesmo mais. Já nos programas de intercâmbio, 1 aula nem sempre vai ter 60 minutos, isso varia de escola para escola. Cada instituição estipula quantos minutos terá sua aula.

Tem escola que a aula tem uma hora, mas a maioria oferece aulas com duração inferior a 60 minutos. Normalmente tem de 45 a 55 minutos. Por isso é bom prestar atenção quando olhar a grade. E essas aulas, quando se estuda um idioma, são separadas por “tema”, digamos assim. Você tem aula de listening, gramática, conversation, vocabulário e pronúncia.

Veja um exemplo da escola LSI. O cronograma abaixo é um ilustrativo de como pode ser, mas depende de cada escola (a LSI tem sede em diversas cidades do mundo, na Inglaterra, EUA, Canadá, Malta, Nova Zelândia e Austrália):

No Brasil, também estamos acostumados a estudar temas gerais em uma aula, mas no intercâmbio as aulas são diferentes. Em suma, cada escola tem uma forma, mas um dia pode ser apenas gramática e vocabulário, no outro listening e pronúncia, e por aí vai.

Curso

Cada curso tem uma carga horária e dependendo dela vai abordar temas diferentes. Quando você decide fazer um intercâmbio, há diversas “modalidades” de curso. Regular, intensivo, semi-intensivo e preparatórios. Cabe a você escolher o que prefere.

Usando a escola Kaplan como exemplo, o Curso Regular, normalmente, tem 20 aulas por semana, o que equivale a 15 horas por semana. Nele o estudante vai ter aula de conversação, escrita, gramática, escuta. Já o Curso Intensivo, você terá 20 aulas por semana de inglês geral, que é básico para todos, mais 8 aulas por semanas de habilidades específicas. Veja detalhes na tabela abaixo:

O mesmo serve para curso preparatórios para IELTS ou TOEFL. Você terá as 20 aulas por semana de inglês geral mais as aulas específicas para se preparar e passar nas provas.

Portanto, as aulas são estruturadas de acordo com cada escola, mas, no geral, os cursos têm quase sempre o mesmo formato. Então, pesquisa cada escola antes de fazer sua decisão e escolha qual você mais gosta!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é baner-post-whatsapp.png

Veja também: Cartão pré-pago ou conta internacional: qual a diferença?

Então, gostou do texto? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!