Tempo de Leitura: 2 minutos

Na maioria dos casos, o estudante pode escolher o melhor tipo de hospedagem no intercâmbio. Isso pode impactar no orçamento e até no seu bem-estar ao estudar fora. Tanto o hostel como o alojamento estudantil são opções mais em conta e permitem a troca com pessoas de diferentes países do mundo. Confira as diferenças a seguir!

Hospedagem no intercâmbio – Qual a melhor?

Há muitos tipos de hospedagem no intercâmbio e elas variam conforme ao que há disponível no seu destino escolhido. Neste artigo, vamos falar como escolher entre o hostel e o alojamento estudantil, duas das hospedagens mais em conta para quem deseja estudar fora. Em ambos os casos, é preciso ser flexível e se adaptar para conviver com pessoas de diferentes culturas no mesmo espaço coletivo.

Alojamento estudantil

O alojamento estudantil é um tipo de hospedagem proporcionado pela instituição de ensino que irá receber o estudante no exterior, e geralmente os custos fazem parte do programa de intercâmbio contratado. Aliás, trata-se de um alojamento com localização próxima da escola de idiomas ou no campus da universidade ou escola, caso o intercâmbio seja acadêmico ou oferecido por uma instituição de ensino. A hospedagem em alojamento pode ser individual ou compartilhada, com área de convivência e espaço de serviços (como lavanderia e cozinha, por exemplo). Aqui você irá conviver com estudantes de vários lugares do mundo.

Vantagens do hostel

Já o hostel é uma opção barata de hospedagem, não exclusivamente para quem faz intercâmbio. Muitos hosteis têm parceria com as escolas de idiomas no exterior ou contam com valores diferenciados para quem é estudante, mas isso não é regra. Não tem qualquer ligação direta com a instituição de ensino e o valor é cobrado à parte. Aqui você terá contato com todo tipo de pessoa, não necessariamente estudantes.

Hostel X Alojamento – Depende do seu perfil

A escolha pela hospedagem no intercâmbio depende, primeiramente, do que está disponível no destino e, em seguida, do perfil do estudante. No caso de estudantes mais jovens o hostel é uma forma de ter mais liberdade, economizar e conhecer pessoas fora do círculo da escola.

Já o público mais adulto, que prefere mais comodidade ou um quarto individual (quando possível) ou aquela pessoa que se sente insegura com o primeiro intercâmbio ou viagem internacional, o alojamento estudantil pode ser a melhor opção.

Veja também: Califórnia 2024 – Como escolher entre o norte ou o sul do estado?

Então, gostou das dicas sobre hospedagem no intercâmbio – hostel X alojamento? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!