Tempo de Leitura: 3 minutos

Aprender um novo idioma traz alguns desafios, como pronunciar de forma certa, compreender as novas regras gramaticais etc. Sem dúvidas, aumentar vocabulário também é um deles. 

Conhecer uma variedade de palavras, entender o uso adequado de diferentes expressões e até ficar por dentro das principais gírias ou termos específicos de determinada área do conhecimento são fatores cruciais para a conquista da fluência.

Se você já se perguntou o que fazer para aumentar o seu repertório de palavras em inglês, este texto é para você! Continue com a gente e confira 4 dicas de como fazer isso de forma rápida, prática e simples!

1. Faça uma imersão na língua inglesa 

Ter contato com o máximo de atividades possíveis em inglês é a melhor forma de aumentar vocabulário — até porque o processo acontece de forma prática e natural. No entanto, para quem não pode viajar e pedir um café na padaria, pegar um ônibus ou pedir informações na rua em inglês, existe uma forma bem simples de fazer isso, sem nem sair de casa.  

A dica é alterar o idioma do seu celular nas configurações para o inglês. Fazer isso nas suas redes sociais também é uma boa ideia, pois como todos os atalhos e comandos são conhecidos, você não sentirá a mudança e estará fixando novas palavras em inglês. 

2. Assista a séries e filmes com legendas em inglês

Séries e filmes americanos participam com grande frequência do nosso cotidiano. Você pode aproveitar a oportunidade de se divertir ao mesmo tempo em que aprende novas palavras e expressões. A dica é rever uma série que você já tem familiaridade. 

Escolha um episódio curto para começar e assista-o normalmente com a legenda em português. Depois, reveja aquele mesmo capítulo, mas dessa vez selecione a legenda em inglês. Por fim, faça o teste e assista uma terceira vez, sem legenda alguma. O melhor de tudo é que, além de fixar novos vocabulários, esse exercício também auxilia o seu listening

3. Aprenda algo em inglês

Buscar conhecimento nunca é demais, concorda? Então, identifique algo que você tenha interesse e invista nesse estudo em inglês. Como assim? Vamos supor que você queira aprender mais sobre técnicas de bordado. 

Você pode usar a internet e as novas tecnologias ao seu favor: pesquise por podcasts, vídeos no YouTube e até mesmo documentários sobre o tema — mas produzidos por falantes nativos do inglês. Além de aumentar vocabulário de forma geral, você vai conquistar um grande repertório específico sobre aquele tema, dominando os termos mais usados daquele nicho. 

4. Releia seus livros favoritos em inglês

Da mesma forma que rever a sua série favorita com legendas em inglês reforça aquele vocabulário com o qual você já tem alguma familiaridade, o mesmo acontece com a literatura. Lembre de algum livro que você leu na infância — a ideia é começar com uma leitura fácil — e procure pelo original (caso tenha sido escrito em inglês) ou pela tradução americana. 

Para quem já tem um pouco mais de confiança na leitura em inglês, outra técnica bastante útil é conciliar as leituras das versões brasileiras e americanas de forma simultânea. Essa prática é mais fácil com livros curtos e divertidos e autoras como Meg Cabot e Marian Keyes são boas pedidas nesse sentido!

Aumentar vocabulário é essencial para quem deseja conquistar a tão sonhada fluência em inglês. Afinal, trata-se de uma habilidade amplamente testada nas principais provas de proficiência do mundo. Com um vocabulário vasto, você pode usufruir muito mais de diferentes oportunidades, como uma viagem a passeio ou um intercâmbio.

Tudo certo para colocar essas dicas em prática? A gente espera que sim! Para continuar tendo acesso a outros textos como este, é só acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram