Tempo de Leitura: 3 minutos

Muito conhecida nos filmes e séries que se popularizaram ao redor do mundo, a cultura norte-americana sofreu diferentes influências durante o seu processo histórico e pode variar bastante de acordo com cada região. Mas uma coisa é certa: existem algumas diferenças significativas para com os costumes brasileiros.

Está planejando uma viagem para os Estados Unidos e ainda não sabe como se comportar? Neste artigo, vamos mostrar alguns costumes locais, explicando como eles funcionam. Continue a leitura e confira!

Vida universitária

As universidades americanas são muito renomadas e recebem estudantes de diferentes partes do mundo todos os anos. Além de um ensino de qualidade, as instituições costumam oferecer serviços de suporte para que os alunos consigam se adaptar à nova rotina e realidade.

Ao contrário do que acontece no Brasil, nos Estados Unidos é bem comum que os universitários morem em dormitórios no campus ou em fraternidades. Em sala de aula, é comum que o ambiente seja informal e os professores estimulem a participação dos alunos durante as atividades.

Diferença gastronômica

Umas das coisas que os brasileiros mais estranham ao chegar nos Estados Unidos é a diferença gastronômica e dos hábitos alimentares. O café da manhã costuma ser bem calórico, com ingredientes mais gordurosos como bacon, ovos e panquecas.

Já o almoço costuma ser uma refeição mais rápida, muitas vezes feita na rua e inclui opções como sanduíches ou algum fast food. E por falar em fast food, ele ocupa grande parte da rotina alimentar dos norte-americanos e costuma ser servido em porções bem caprichadas.

Pontualidade

Não são só os ingleses que são pontuais. Os norte-americanos também valorizam muito os seus horários e, por isso, não é de bom tom se atrasar para os seus compromissos. Embora isso seja comum no Brasil, você pode ser visto como alguém desorganizado se insistir nesse tipo de comportamento.

Também relacionado aos horários, nos Estados Unidos é comum que tudo seja feito com hora marcada. Uma boa dica é evitar chegar em algum lugar sem avisar ou visitar alguém sem hora marcada.

Gorjetas

Embora isso possa parecer meio estranho a princípio, as gorjetas são um costume muito forte na cultura norte-americana. E entender como essa prática funciona vai fazer você poupar alguns constrangimentos durante a sua passagem pelos Estados Unidos.

Independentemente do serviço prestado, seja em um restaurante ou em um estacionamento, é essencial oferecer uma gorjeta ao final. O valor pode variar de acordo com a região onde você esteja, mas é importante não esquecer de separar esse dinheiro extra para não ofender os comerciantes locais.

Diversidade cultural

É praticamente impossível pensar na cultura norte-americana e esquecer da força do cinema e do teatro no país. Hollywood é um dos principais símbolos da sétima arte e responsável por produzir e movimentar grande parte desse mercado em todo o mundo.

Na Broadway, estão nomes renomados do teatro protagonizando espetáculos memoráveis. É lá que são produzidos alguns dos musicais mais famosos e populares de toda a indústria. Além disso, a televisão norte-americana também tem um papel importante no consumo de entretenimento do país.

Como podemos ver, os Estados Unidos tem uma cultura riquíssima e, muitas vezes, diferente dos costumes que fazem parte da nossa rotina no Brasil. Apesar disso, os norte-americanos costumam ser bem receptivos com os brasileiros. O que facilita muito a adaptação dos visitantes e intercambistas no país.

Agora que você já sabe como é a cultura norte-americana, que tal descobrir outros pontos essenciais para o seu intercâmbio? Confira este outro artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!