Tempo de Leitura: 2 minutos

Passar pela experiência de morar fora do país contribui tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal. Além de constar em seu currículo esse diferencial, você terá a oportunidade de conviver com pessoas de vários lugares do mundo, mergulhar em uma cultura bem diferente da sua e aprender a superar desafios que só a vida em outra região pode proporcionar. Mas como convencer seus pais a fazer intercâmbio?

Pensando nisso, criamos este conteúdo para que você fique por dentro de algumas dicas simples. Boa leitura!

1. Tenha objetivos bem definidos

Quais são os seus principais objetivos em relação ao intercâmbio? Tenha isso em mente quando for conversar com seus pais. Há pessoas que realizam essa experiência para aprenderem outra língua, enquanto outras desejam estudar em um colégio ou universidade no exterior para terem acesso a um tipo de ensino diferenciado.

Além de você ter argumentos para explicar as vantagens do seu intercâmbio, somente após a definição desses objetivos é que poderá determinar outros pontos, como:

2. Mostre que você tem maturidade

Mudar de país é uma decisão e tanto! Por essa razão, seus pais ficarão preocupados quanto a alguns aspectos, como o fato de você precisar se virar sem eles, além de ter que contornar desafios naturais a qualquer pessoa adulta. Sendo assim, é necessário demonstrar maturidade.

O primeiro passo nesse sentido é justamente fornecer todas as informações possíveis sobre o intercâmbio. Mostre que já fez todas as pesquisas e que entende os principais processos, pois essa atitude demonstrará segurança da sua parte.

Caso você já tenha escolhido o país, também é indicado que algumas especificidades do local já estejam em sua mente, como:

  • questões burocráticas;
  • profissionais capacitados que auxiliarão no processo;
  • possíveis rotas de voo.

3. Destaque os benefícios da experiência

É natural que você saiba quais são os benefícios de fazer um intercâmbio. Mas é preciso deixar isso claro para que seus pais compreendam a importância dessa viagem para a sua vida pessoal e profissional. Portanto, destaque os principais ganhos que você terá com essa experiência — se possível, apresentando exemplos reais.

Se você tiver algum colega ou amigo que já tenha feito, ressalte como contribuiu para que ele pudesse enxergar novas culturas e se sobressaísse no mercado. Na hora de argumentar, tome o exemplo como base e o adapte para a sua realidade.

Apresente também como essa experiência vai permitir que você pense sobre os seus objetivos profissionais — a escolha do curso adequado na universidade requer muita pesquisa e cautela.

Bom, essas foram nossas dicas de como convencer seus pais a fazer intercâmbio. O ideal é transmitir tranquilidade para que eles compreendam o seu ânimo em passar por esse processo, além de conferirem que realmente trará grandes benefícios para a sua jornada. Se apresentarem resistência, não desanime. Busque materiais na internet para esclarecer detalhes sobre o assunto, o que pode ajudar na tomada de decisão.

Agora que você sabe como convencer seus pais a fazer intercâmbio, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para dar uma força aos seus amigos que estão na mesma situação!