Tempo de Leitura: 2 minutos

Quem nunca sonhou em estudar em outro país? As bolsas de estudo no exterior permitem turbinar o currículo e dão acesso às melhores condições de trabalho do mercado. No entanto, em sua maioria, há um requisito importante: a fluência no idioma. Muitos brasileiros desistem destas oportunidades, pois acham difícil estudar sozinhos e ser consistente em um idioma estudando em escolas nacionais.

Mas nem tudo está perdido: se este é o seu sonho, saiba que fazer um intercâmbio está cada vez mais acessível e pode lhe dar mais chances de ser admitido em uma graduação ou pós-graduação no exterior. Veja como a seguir!

Mestrados e Doutorados – Em busca de bolsas de estudo no exterior

Muitas universidades de destaque mundial oferecem bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros, principalmente de mestrado e doutorado. Imagine estudar em uma das melhores universidades do mundo com custos pagos.

Não é um sonho impossível. O principal problema para estudantes brasileiros ainda é a barreira do idioma. Muitos deixam de conquistar ou mesmo se inscrever, pois a maioria destas instituições exige proficiência comprovada. E a maioria das universidades mundiais com programas de pós-graduação exige o inglês, mesmo não sendo o idioma oficial deste país.

Intercâmbio como solução

Não tem jeito: é preciso saber se comunicar em inglês com desenvoltura e certificar que tem o conhecimento na língua. E para quem não quer gastar muito dinheiro e tempo em cursos deficitários e insatisfatórios, como é o caso de muitos aqui no Brasil, a dica é fazer um intercâmbio, nem que seja de curta duração.

Ou seja, se você tem a intenção de aplicar para bolsas de estudo no exterior, considere realizar um intercâmbio, que permite a aprendizagem do idioma por imersão. Isso é, você adquire conhecimentos todos os dias e em pouco tempo consegue fluidez e proficiência no idioma.

Intercâmbios rápidos e eficientes

Em suma, há muitos tipos de intercâmbio e a BIL trabalha com as melhores escolas de intercâmbio em diferentes países. Há muitos tipos de cursos, e em muitos casos, além de aprender o idioma, você pode estudar atividades extras e profissionais. Além disso, há programas de férias e de curta duração, para aproveitar muito mais o seu tempo ainda fazer economia.

Atualmente, você pode cursar um programa de intercâmbio com o custo mais baixo do que o cobrado por escolas nacionais em seus cursos. Desta forma, a vivência no exterior também conta na hora de solicitar bolsas de estudo no exterior, apesar de não ser um requisito para a maioria das escolas.

Fiz um intercâmbio: como provar que sou proficiente?

Há muitos testes de proficiência no idioma, inclusive como comprovação em outras línguas que não o inglês. O primeiro passo é descobrir que tipo de comprovação é exigida para a aplicação de bolsas de estudo no exterior em sua instituição de ensino de destino. Veja quais são os requisitos.

Além disso, há certificações internacionais que podem ser exigidas. Uma vez que você já adquiriu conhecimentos no seu intercâmbio, basta prestar as provas de uma destas certificações para comprovar a sua proficiência. Veja nesta matéria um pouco mais sobre os diferentes tipos de certificações.

Veja também: Intercâmbio 2022 – Vagas esgotadas em Alta Temporada

Gostou das dicas sobre bolsas de estudo no exterior? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!