Tempo de Leitura: 2 minutos

As autoridades canadenses, na última segunda-feira, 22, anunciaram novas medidas em relação a vistos para estudantes estrangeiros. A informação é de que o país irá limitar por dois anos, e temporariamente, a permissão de estudo para estrangeiros. Isso vale para programas de bacharelado e graduação, ou seja, cursos de longa duração que necessitam a permissão de estudo.

A principal razão para controlar as permissões, segundo o Ministro de Imigração, Marc Miller, é proteger os estudantes de serviços inadequados, a custos elevados, e aliviar a pressão sobre as habitações e serviços locais. A restrição ocorrerá de acordo com cada província e território, exceto Québec, que tem suas próprias leias de imigração.

O brasileiro nessa história

Como a medida vale para estudantes estrangeiros de qualquer nacionalidade que desejam ir ao Canadá, isso inclui os brasileiros. Não significa que não será possível ter a permissão, apenas que a quantidade emitida por ano foi limitada.

Em suma, o Canadá é um dos destinos queridinhos dos brasileiros para se fazer intercâmbio. Todo ano são milhares de pessoas em busca de programas. Geralmente, os preferidos dos estudantes são os cursos de curta duração, que são os programas de idiomas e não precisam da permissão de estudo. Em seguida, estão os programas de formação.

Programa de pós-graduação

O governo também fez novas medidas para o Post-Graduation Work Permit Program, o programa de autorização de trabalho de pós-graduação. A partir de 1º de setembro de 2024, os alunos internacionais que começarem um programa que faça parte de um acordo de licenciamento curricular, uma parceria público-privada, não serão mais elegíveis para receber a autorização após a formatura.

Autorizações de trabalho do cônjuge

Outro ponto que sofreu alterações foi o trabalho do cônjuge de estudantes. Agora, as Open Work Permits (autorizações de trabalho abertas) só estarão disponíveis para cônjuges de estudantes internacionais matriculados em cursos de mestrado ou doutorado.

O que tem de tão especial no Canadá?

Porque o país norte-americano atrai tantos brasileiros, principalmente estudantes? A princípio, o idioma. É um dos países escolhidos para aprimorar a língua inglesa ou até mesmo aprender do zero. Além disso, tem também o francês para os mais ousados e refinados.

Sem falar na qualidade de vida, com muita atividade, opções de lazer, paisagens deslumbrantes, e, claro, segurança. Não é à toa que foi eleito o lugar mais seguro para se viajar em 2024.

Inúmeras opções no mercado

Aos que tinham interesse ou pretendiam estudar no país ainda esse ano, podem ficar tranquilos, não precisam mudar os planos. A BIL oferece vários programas diferentes, de acordo com o perfil e/ou desejo do estudante. Dá só uma olhada:

  • Curso de idioma para aprender inglês ou francês
  • Curso de idioma para profissões
  • Férias Teen – programa de férias para adolescentes entre 12 e 17 anos
  • Preparatório para os exames TOEFL e IELTS
  • Pathaway – preparatório para entrar na universidade
  • Clube 40+ – cursos para estudantes com idade maior ou igual a 40 anos
  • Intercâmbio em família

Gostou das opções? Fale com um consultor BIL e saiba detalhes do que está procurando!

Veja também: Como é o processo de arrumar emprego no Canadá?

Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!