Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma dúvida muito comum entre os estudantes brasileiros que desejam fazer um intercâmbio no exterior é se é possível utilizar a CNH brasileira para dirigir no país de destino. De antemão, saiba que na maioria dos países é possível, sim, utilizar a sua carteira de motorista original. Conheça quais são estes países e saiba como utilizar o documento!

Países que permitem utilizar a CNH brasileira para dirigir

A maioria dos países aceitam a CNH brasileira, uma vez que no Brasil segue-se normas internacionais de trânsito. Em alguns países, é solicitado algum tipo de seguro ou autorização de passagem – neste caso, vale a pena se informar antes de viajar.

América do Norte

Os Estados Unidos, México e o Canadá são os países norte-americanos que aceitam a CNH brasileira. No entanto, a PID não é obrigatória em até 180 dias de permanência. Inclusive, depois desse prazo, você deve apresentar o documento junto com o passaporte e a CNH.

Europa

Você pode utilizar a CNH brasileira em países como Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça. No entanto, precisa apresentar o passaporte juntamente com a CNH.

Aliás, na Itália, você consegue alugar um carro com a CNH brasileira. Contudo, para dirigir precisa da PID ou da CNH brasileira com tradução juramentada.

Países de mão inglesa

Você pode utilizar a sua CNH brasileira na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, pois todos também aceitam o documento brasileiro. Entretanto, é sempre indicado ter a sua PID em mãos.

Já no Japão, país que também adotou a mão invertida, não é possível sequer dirigir, pois não é permitido a estrangeiros, devido as placas estarem em ideogramas japoneses.

Países asiático

Em suma, a CNH Brasileira pode ser utilizada em boa parte dos países asiáticos, como Tailândia, China, Coreia do Sul e Indonésia, por exemplo.

América do Sul e Central

Em países como Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela, você pode utilizar a CNH brasileira. Verifique a necessidade de apresentar o Seguro Carta Verde, que pode ser solicitado – você pode adquirir este seguro em corretoras especializadas on-line.

Já na América Central, em países como Cuba, Costa Rica, Guatemala, Honduras e República Dominicana, você pode dirigir com o documento brasileiro.

O que é PID – Permissão Internacional para Dirigir?

Outra opção para quem deseja dirigir no país de destino é solicitar, ainda no Brasil, uma PID – Permissão Internacional para Dirigir. Além disso, o documento tem um custo baixo, pode ser feito em autoescolas brasileiras e deve ser apresentado juntamente com a sua CNH brasileira ao dirigir em outros países.

Este documento é válido em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. Ou seja, o PID é uma tradução padronizada de 7 idiomas, sendo eles: português, espanhol, inglês, russo, alemão, árabe e chinês, que são as línguas faladas pelos países que fazem parte da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário. É uma forma de evitar problemas ao dirigir em outros países.

Veja também: Intercâmbio 2022 – Vagas esgotadas em Alta Temporada

Gostou das dicas sobre carteira de motorista brasileira em outros países? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!