Tempo de Leitura: 3 minutos

É muito comum que as pessoas que desejam fazer um intercâmbio se deparem com uma grande variedade de programas. Há opções de programas de intercâmbio para todas as idades e de todos os tipos.

Desta forma, é importante pesquisar aquele que tenha a ver com a fase de vida em que se encontra, perspectivas pessoais, orçamento e tempo disponível e outros critérios em relação aos destinos.

A seguir, veja como identificar qual o melhor programa de intercâmbio para você!

Melhores programas de intercâmbios

Você sabe qual é o melhor programa de intercâmbio? Aquele que atenda as suas expectativas pessoais e que consiga aliar as melhores atividades e experiência, o melhor ensino e aprendizado e os menores custos.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar um programa de intercâmbio que tenha todos estes requisitos. Tampouco é impossível. Uma dica é saber exatamente o que você quer com esta experiência, o seu momento de vida e quais as opções disponíveis para o destino que você escolheu.

Outra dica é pesquisar e planejar o seu intercâmbio previamente, com a ajuda de consultores experientes, como é o caso da equipe BIL Intercâmbios, por exemplo. Além de ter programas de intercâmbio com parceiros de todo o mundo, poderá ajudá-lo na sua escolha e preparação.

Intercâmbio de curta duração ou programas de verão

É importante dizer que existem programas de intercâmbio de diferentes durações, para faixas etárias distintas, níveis mínimos de idioma exigidos, apenas para estudo da língua, de formação (High School, graduação, pós-graduação, etc.), que permitem ou não trabalhar e aqueles que se destacam ainda por uma série de atividades e diferenciais extras, que você pode fazem durante a sua estadia.

Em suma, há ainda os programas que variam conforme o tipo de hospedagem. Ou seja, tudo isso conta também na hora de definir um orçamento. Os cursos de curta duração de intercâmbio são focados geralmente no aprendizado do idioma.

Sobretudo, podem ser a partir de 2 semanas a um ano, por exemplo. Podem acontecer em períodos específicos do ano – como os intercâmbios de verão e de férias – ou durante todo o ano. Além disso, o nível de idioma exigido e a idade variam bastante nestes casos. Assim, é ideal para quem quer experimentar como funciona um intercâmbio ou quem pretende imergir profundamente no idioma e aprender em pouco tempo.

Intercâmbio de média e longa duração

Em resumo, programas de intercâmbio com pelo menos 6 meses ou mais são considerados de média a longa duração. Logo, exigirão um orçamento maior e maior tempo de comprometimento, sendo muitas vezes importante ter uma estrutura pessoal mais sólida – como hospedagem de longo período e necessidade de solicitação de visto específico.

Aliás, são exemplos os cursos de idioma mais extensos, as graduações e pós-graduações. Assim, se a sua intenção é investir em um curso mais abrangente, deve se preparar com um pouco mais de atenção.

Intercâmbios acadêmicos

Os cursos acadêmicos, como dito anteriormente, são geralmente de longa duração – 2 anos ou mais – ou de pelo menos um semestre. Em geral, são ideais se você deseja adquirir certificações acadêmicas, seja de graduação ou pós-graduação (College e University).

Intercâmbio para professores de idioma

São programas específicos para quem ensina o idioma em seu país de origem. Além de aprofundamento presencial na língua, você pode realizar aulas técnicas, de metodologia de ensino. Inclusive, servem para muitos profissionais que ainda não têm a experiência fora do país e buscam otimizar seus currículos. Além disso, há atividades extras, como passeios e orientação profissional.

Intercâmbio para trabalho

Alguns tipos de intercâmbios permitem que o aluno trabalhe em meio período e estude em outro. Além disso, os estágios remunerados também são permitidos e trabalhos full-time podem ser feitos em períodos de férias. Um exemplo disso são os programas canadenses, como o co-op. Geralmente, integram programas de média e longa duração.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre como escolher o melhor programa de intercâmbio? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!