Tempo de Leitura: 2 minutos

Já pensou em fazer o ensino médio nos EUA? Cada vez mais comum entre os intercambistas, essa modalidade pode ser a oportunidade perfeita para você que está buscando conhecer um país diferente e viver uma experiência total de imersão em novas culturas e costumes.

É possível ingressar nesse programa e cursas o famoso High School por um período de um mês, um semestre ou um ano. Ficou curioso e quer saber mais? Confira 4 dicas essenciais que separamos para você!

1. Considere os custos

Geralmente, os custos para fazer o ensino médio nos Estados Unidos podem variar muito de acordo com a agência escolhida, o programa contratado e até a duração da sua viagem.

A partir de US$ 7 mil já é possível estudar em uma escola pública no país com as despesas acadêmicas, hospedagem em casa de família, seguro saúde, entre outras coisas inclusas. Caso você opte por uma escola particular, o investimento não sai por menos de US$ 20 mil, o semestre.

Além disso, ainda é preciso considerar os custos com passagens aéreas, alimentação na escola e despesas pessoais. Normalmente, é orientado que esse valor seja depositado mensalmente para os estudantes.

2. Procure uma agência especializada

A melhor forma de contratar um programa de High School nos Estados Unidos é a partir de uma agência especializada nesse tipo de intercâmbio. Afinal, você vai ser orientado por profissionais experientes no assunto e capazes de conduzir todo o processo com mais rapidez e segurança.

Além de oferecer todas as informações e a orientação necessária sobre o assunto, uma agência especializada será capaz de dar as melhores dicas sobre o programa e evitar que você caia em ciladas.

3. Conheça os tipos de escola

O programa de Ensino Médio nos EUA conta com algumas modalidades e tipos de escola diferentes, o que pode influenciar diretamente no custo e na metodologia de ensino abrangidas durante o intercâmbio.

A escola pública é a mais popular entre os jovens, e é recomendada para estudantes que não tenham preferência por uma localidade específica no país. Na opção distrital, o intercambista pode escolher a cidade, o distrito escolar e, em alguns casos, até a escola (também pública) em que vai se matricular.

Para aqueles alunos que tem um foco maior no desenvolvimento acadêmico ou na preparação para ingressar em universidades no exterior, as escolas particulares são a melhor opção.

4. Faça a sua inscrição

O programa de Ensino Médio nos EUA é indicado para jovens entre 14 e 18 anos. Os candidatos menores de idade precisam de uma autorização específica dos seus responsáveis, assim como o acompanhamento deles durante todo o processo de seleção.

O recomendado é que inicie o processo de inscrição, no mínimo, 8 meses de antecedência do embarque. Antes da inscrição, os alunos precisam realizar um teste de proficiência de inglês e, a partir disso, será providenciado um dossiê com todos os dados pessoais e acadêmicos do candidato.

Com essa documentação em mãos, a agência de intercâmbio vai fazer o contato com a escola, a família hospedeira e providenciar todos os detalhes para a viagem do estudante.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, o intercâmbio de Ensino Médio pode ser uma experiência única de imersão e aprendizado para os alunos brasileiros. Vale a pena conferir as opções!

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre o Ensino Médio nos EUA? Clique aqui e confira o nosso guia completo com todas as dicas e informações sobre intercâmbio!