Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que existem diferentes tipos de intercâmbio e que eles são recomendados para qualquer pessoa, em qualquer idade? São inúmeras as possibilidades de se aventurar no exterior e as modalidades podem variar muito de acordo com o objetivo e com as expectativas de cada um.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, listamos 8 possibilidades de intercâmbio, explicando como cada um deles funciona. Continue a leitura, conheça as opções e escolha a sua favorita!

1. Cursos de idiomas

O intercâmbio de idiomas é uma das modalidades mais conhecidas e procuradas pelos viajantes. Nele, são oferecidos cursos de aprendizagem de um novo idioma, com duração mínima de 2 semanas, em diferentes países.

Existem diferentes cursos ofertados de acordo com o nível de fluência do intercambista e até mesmo seus objetivos com o curso. Em geral, essa modalidade é indicada para alunos a partir de 14 anos e as exigências burocráticas podem variar de acordo com cada país.

Geralmente, as salas de aula são compostas por estudantes de diferentes nacionalidades e existem programas de preparação para testes de proficiência, como IELTS e TOEFL. Não se preocupe se você ainda for iniciante no idioma, pois as escolas fazem um nivelamento antes de formarem as turmas. Assim, todos os alunos ficam em um mesmo patamar de aprendizagem. 

2. 50+

Se você acha que intercâmbio é apenas para jovens, está muito enganado! É cada vez mais comum encontrar agências oferecendo programas de viagem focados no público da terceira idade, que tem tempo e recurso para investir em viagens com diversão e aprendizado.

Conhecida como 50+, essa modalidade de intercâmbio foi desenvolvida para pessoas com mais de 50 anos que desejam viver uma experiência nova no exterior. Geralmente, são formados grupos com pessoas da mesma idade que, durante a viagem, podem realizar excursões e passeios em grupo para conhecer o idioma e a cultura local.

Além disso, o intercambista 50+ pode optar por realizar cursos de idioma, que também são oferecidos no país de destino, mas com um público mais variado.

3. Au Pair

Já pensou em ser pago para se manter nos Estados Unidos durante o seu intercâmbio? Com a modalidade de Au Pair isso é possível! Nesse tipo de programa, a intercambista é contratado para cuidar de uma ou mais crianças e, além da remuneração pelo serviço, ainda deve frequentar aulas de inglês ou relacionada a cultura local.

O intercâmbio de Au Pair tem uma duração mínima de um ano e para se candidatar é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como ser do sexo feminino, ter mais de 19 anos, ensino médio completo, carteira de motorista permanente e experiência comprovada com crianças.

4. Cursos de especialização

Você já é graduado e quer aprofundar os conhecimentos no assunto? O intercâmbio de especialização oferece cursos com capacitações específicas no exterior. A oportunidade perfeita para quem quer dar uma turbinada no currículo.

Normalmente nessa modalidade de intercâmbio, é possível que faça módulos do curso de especialização em épocas diferentes ou, se preferir, o diploma/curso completo de uma vez só.

5. Voluntariado

Uma das formas mais generosas de realizar um intercâmbio, o voluntariado tem como foco a prestação de algum serviço comunitário. Geralmente, esse tipo de viagem é mediado por alguma ONG ou organização que atua com trabalhos sociais no exterior.

As regras sobre esse tipo de intercâmbio, assim como a sua duração, podem variar muito de acordo com cada programa e com as necessidades do local de destino. Além do trabalho voluntário, o intercambista tem uma oportunidade única para melhorar seu conhecimento sobre o idioma e a cultura local.

6. High School

O High School é um programa de intercâmbio com foco em estudantes que tenham entre 14 e 18 anos. Nele, os alunos brasileiros têm a oportunidade de cursar parte do ensino médio em uma escola no exterior, vivenciando a cultura, o idioma e a rotina dos jovens daquele país.

O intercâmbio de High School pode durar um semestre ou até um ano letivo, de acordo com o programa escolhido. Durante esse período, o estudante pode morar na casa de uma família previamente selecionada e participar de todas as atividades extracurriculares e eventos sociais da escola.

7. Intercâmbio de férias

Como o próprio nome sugere, o intercâmbio de férias é um programa mais curto, indicado para quem quer aproveitar os dias de folga de um jeito mais especial e produtivo. É a opção perfeita para realizar um curso de idiomas, de especialização e conhecer lugares novos. Se você não tem a possibilidade de investir em um intercâmbio longo, esse programa de curta duração é o mais indicado.

Existem opções focadas em profissionais e em jovens estudantes. Escolha o tipo mais indicado e aproveite a oportunidade de imersão. Os lugares mais indicados para esse tipo de intercâmbio são Estados Unidos, Canadá e Austrália e os programas podem variar entre duas semanas e um mês de duração.

8. Trabalho e estudo

Se você quer fazer um intercâmbio, mas precisa de um dinheiro extra para se manter no país escolhido, uma boa dica é conhecer e considerar a possibilidade de fazer um programa de trabalho e estudo.

Países como Austrália, Nova Zelândia e Irlanda oferecem vagas de emprego específicas para intercambistas e você pode usar o seu tempo livre dos estudos para trabalhar e ganhar algum dinheiro durante a viagem. Mas fique ligado: existem regras específicas para intercâmbios de trabalho e estudo e, em todos os casos, você vai precisar estar matriculado em algum curso de idiomas no país.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, existem diferentes tipos de intercâmbio para atender a diferentes tipos de viajantes. Basta encontrar o seu favorito e aproveitar tudo o que essa experiência no exterior pode proporcionar.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre os tipos de intercâmbio mais comuns? Visite agora mesmo o nosso site e confira todas as opções de pacotes e programas específicos que oferecemos!