Validação do Ensino Médio fora do Brasil: entenda como fazer

Tempo de Leitura: 3 minutos

Cursar o Ensino Médio fora do Brasil é uma excelente oportunidade para conseguir aprender uma nova língua, cultura e conhecer um novo país. A ação é uma das formas de buscar mais qualificação profissional e o meio mais comum para fazer isso é o intercâmbio. As vantagens são enormes para o currículo, mas a partir disso sempre surge uma dúvida: como revalidar um diploma emitido no exterior?

Também tem essa curiosidade? Então, este texto vai ajudar. Abordamos os itens referentes a esse processo, portanto, acompanhe e aprenda!

Importância do certificado

Aprender um outro idioma é uma atitude fundamental para quem deseja abrir os horizontes profissionais. Existem algumas opções para se alcançar o objetivo, mas com certeza uma das mais transformadoras é fazer o intercâmbio e estudar fora do país.

Os diplomas ou certificados internacionais têm a meta de servir como comprovação do seu nível de conhecimento e desenvoltura na outra língua ou do aprendizado adquirido lá, e eles são requisitados por muitas empresas, tanto aqui, quanto em outras partes do mundo. Isso demonstra que o mercado de trabalho valoriza essa qualificação e mostra como ela é importante para almejar os objetivos profissionais.

Entretanto, antes de pesquisar mais sobre uma experiência dessas, é essencial saber os trâmites necessários para conseguir validar o diploma em nosso país. E é exatamente sobre o que falaremos no tópico a seguir!

Dicas para fazer a revalidação

Depois de cursar o ensino médio fora do Brasil, é hora de se preocupar com a autenticação do documento para aproveitar os benefícios dele. É importante saber que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) regulamenta o sistema educacional do país, no ensino público ou privado, do Básico até o Ensino Superior.

Dito isso, o primeiro passo é fazer a legalização dos documentos escolares do país em questão e é preciso procurar o Órgão responsável, de acordo com cada localidade. Os procedimentos exigem o reconhecimento de assinaturas e também autenticações. A documentação deve estar na forma original, com cópia impressa em papel timbrado, contendo nome e endereço da instituição, selo em relevo e a assinatura de um funcionário do local.

Além disso, é importante saber que a tradução de tudo é exigida pela maioria das Secretarias Estaduais, então, é muito recomendável que seja feita antes. O material tem que ser traduzido por um profissional juramentado ou pertencente à escola de idiomas reconhecida, e que seja graduado em Letras com diploma fornecido pelo MEC.

O tempo para todo o procedimento vai variar de acordo com a demanda, que tende a ser maior no final dos semestres escolares da localidade. O prazo mínimo para ser reconhecido pelos órgãos responsáveis fica entre três e cinco dias úteis, ou seja, sem incluir sábados, domingos ou feriados. Portanto, quanto antes for feita toda a ação, menos riscos vai ter de perder a oportunidade.

Outras informações importantes

O aluno tem que comparecer às instituições necessárias com os originais e as traduções oficiais e também a identificação pessoal. Em algumas ocasiões, as escolas brasileiras podem pedir a complementação de algumas matérias, caso tenha ficado uma diferença no calendário ou na oferta de disciplinas.

E se pretende dar seguimento ao aprendizado em solo nacional, independentemente do nível, é fundamental saber se existe a necessidade de apresentar algo complementar, para a comprovação de equivalência das disciplinas e conteúdo. Solicite uma lista com o que já foi concluído e as cargas horárias, e lembre-se que devem vir acompanhadas da carta do estabelecimento educacional, com a assinatura de uma autoridade escolar do lugar.

Com as informações sobre os processos de revalidação do diploma do ensino médio no exterior, é muito mais seguro dar prosseguimento às pesquisas do intercâmbio. Lembre-se de organizar toda a documentação necessária, prestar atenção nos prazos e não perder nenhum detalhe. As atitudes ajudarão na hora de conseguir realizar a ação e vai ser muito mais fácil para a utilização nesse importante passo para o seu futuro profissional.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros textos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

Comece a escrever e aperte enter para buscar

WhatsApp chat