Tempo de Leitura: 7 minutos

Não é por acaso que tantas pessoas têm interesse em fazer um intercâmbio no Canadá. O país proporciona um excelente nível de ensino, tem o inglês como um dos seus idiomas oficiais, é muito receptivo com estrangeiros. Além, é claro, de ser um lugar muito interessante — multicultural e com belas paisagens.

Se você tem vontade de ter essa experiência incrível, continue lendo este material. Detalhamos tudo o que você precisa saber para fazer um intercâmbio no Canadá com segurança e qualidade. Boa leitura!

Entenda os tipos de intercâmbio para o Canadá

Como você já deve saber, um intercâmbio é uma viagem para outro país, visando trabalho, estudo ou turismo. A experiência pode ser de curta, média ou longa duração, e contemplar mais de uma intenção. Um das primeiras decisões que precisam ser tomadas por quem quer viajar dessa forma, é escolher o tipo de intercâmbio que vai fazer. Veja, a seguir, os principais programas de intercâmbio para o Canadá!

Intercâmbio High School

O High School é um programa de intercâmbio que permite que o brasileiro vivencie o ensino médio em uma escola no Canadá, por um semestre, 1 ano ou até mesmo os 3 anos do ensino médio . Trata-se de uma ótima oportunidade para ampliar horizontes, conhecer novas pessoas e culturas, aperfeiçoar um idioma (inglês ou francês) e ganhar mais autonomia.

Além de estudar em uma escola secundária estrangeira de excelente qualidade, o intercambista pode optar por dois tipos de acomodação: a homestay (casa de família) ou a boarding school (colégio interno). Ambas são alternativas extremamente seguras, enriquecedoras e contribuem para que o intercambista tenha ainda mais contato com a cultura e o idioma local.

Intercâmbio de estudo e trabalho

Além do curso de inglês ou de francês, o intercâmbio no Canadá pode ser aproveitado para conquistar certificações preparatórias para exames, negócios, executivos, entre outras especializações.

Quem é estudante de um curso superior pode conciliar a rotina acadêmica com a de trabalho durante o período de intercâmbio. Para isso, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino superior, ou seja, um college ou universidade.

Existem vários tipos de cursos possíveis, em diversas áreas, sendo que o curso de International Business e o de Hospitality and Tourism estão entre os mais procurados. A permissão não é válida para quem está cursando apenas inglês.

Intercâmbio de estudo e turismo

Outra opção muito interessante é contratar um programa de intercâmbio para fazer um curso de idiomas e, após os estudos, aproveitar o tempo livre para conhecer o país. O visto de estudante permite que possam ter um período de férias depois do período do término do curso.

Dessa forma, é possível visitar as inúmeras atrações do Canadá, fazer amigos internacionais e ampliar horizontes. Vale destacar que os cursos tem frequência mínima e é importante cumprir todas as tarefas antes de ser liberado para fazer turismo.

Intercâmbio de férias teen

O programa de férias teen é voltado para adolescente, e permite que eles tenham a oportunidade de fazer o intercâmbio durante o período de recesso escolar. É uma excelente alternativa para aproveitar o tempo de férias, conhecer novas culturas e lugares, aperfeiçoar um idioma e aprimorar o desenvolvimento pessoal.

Isso sem contar que, segundo um estudo realizado pela empresa Wagner Group, profissionais que viajaram na adolescência ganham salários maiores.

Realizar a viagem nas férias é uma solução interessante para quem procura um curso de curta duração, seja por não querer ficar longe da família ou interromper a rotina de estudos no Brasil, mas tem vontade de vivenciar essa experiência.

Por ser um programa voltado para adolescentes, é muito importante prezar por medidas de proteção e isso deve ser verificado antes da contratação do serviço. Na BIL Intercâmbios, por exemplo, temos grupos com guias desde o Brasil, que acompanham os teens nas excursões e aulas.

Além disso, professores e guias canadenses também fazem companhia aos intercambistas nas atividades da promoção. Dessa forma, eles estão sempre sob os cuidados de um adulto responsável. O programa foi todo estruturado para que cada adolescente consiga aproveitar ao máximo, com segurança e conforto. 

Conheça a documentação para intercâmbio no Canadá

Para evitar atrasos e muita dor de cabeça, o planejamento é fundamental quando o assunto é fazer um intercâmbio. Entre os itens que não podem ser deixados para a última hora, está a separação e organização dos documentos. Confira qual é a documentação necessária para fazer um intercâmbio no Canadá!

Passaporte

O passaporte é um dos documentos exigidos para entrar legalmente no Canadá. Caso você ainda não tenha, é necessário solicitar a emissão no site da Polícia Federal. Após o preenchimento de um formulário, vai ser possível definir o dia, o horário e o local para apresentar os documentos solicitados. A lista pode variar de acordo com o perfil do solicitante, mas veja quais itens geralmente são pedidos:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • documentos de identificação dos pais, caso o viajante seja menor de idade.

Se você já tem o passaporte, é importante verificar qual é o prazo de validade do documento para, se for preciso, solicitar um novo antes da viagem.

Carta de acomodação

Para entrar no país, é necessário comprovar que tem um local para ficar durante a sua estadia. Seja qual for o tipo de hospedagem escolhida, é fundamental que você tenha em mãos o documento. Nele, devem estar descritos o telefone de contato, data de entrada e saída, pessoa responsável, entre outros detalhes da acomodação.

Visto

Muitas pessoas tem medo só de ouvir a palavra visto, mas com o apoio profissional adequado esse processo pode ser extremamente simples. O tipo de visto que vai ser exigido varia de acordo com o programa de intercâmbio escolhido.

Brasileiros podem ficar no Canadá como turistas por até 6 meses. Portanto, se o curso for de curta duração, é possível solicitar um visto de turista, não sendo necessário ter um visto de estudante. Para não ter problemas com a imigração, é preciso avaliar a situação com cuidado e ter ajuda de um especialista.

Quem tem um visto americano válido pode solicitar o eTA (Eletronic Travel Authorization)— visto canadense online que pode ser emitido em poucos minutos, de forma muito simples e econômica.

Exames médicos

Se estiver solicitando o visto de estudante será necessário realizar um exame médico para conseguir entrar no país. No entanto, o check-up completo precisa ser feito em uma das clínicas cadastradas pela imigração. A intenção é verificar se existe alguma enfermidade que pode gerar custos ao governo ou prejuízos à saúde da população do país. O resultado dos exames é essencial para a avaliação da solicitação de visto seja feita.

Carta de aceitação

O governo do Canadá precisa ter certeza que você fala a verdade quando diz que está entrando no país para fazer um intercâmbio. Para confirmar isso, é exigido uma carta de aceitação na escola, instituição ou universidade em que você vai estudar. Caso você contrate uma agência de intercâmbio, a empresa se responsabilizará por conseguir o documento.

4 dicas sobre a cultura do Canadá

Vivenciar o cotidiano do país é uma das recordações e aprendizados mais marcantes de qualquer intercâmbio. O Canadá é reconhecido por ser um lugar multicultural e ser extremamente receptivo com estrangeiros. Para que você saiba o que esperar e consiga se preparar melhor para a sua estaria, preparamos alguns pontos que merecem destaque sobre a cultura do país!

1. Comidas típicas

A comida canadense é tão diversa como a sua população e os povos que passaram pelo país durante os seus mais de 150 anos. O poutine é um dos pratos mais consumidos a receita é preparada com batata frita, queijo cheddar derretido e cobertura de molho de carne.

Pescados, chás, pães em formato de rosca, blueberries, macarrão com queijo, são alguns itens que fazem parte da alimentação no local. Por conta da variedade, é quase impossível ter problemas para encontrar pratos do seu agrado no Canadá.

Os canadenses costumam tomar um café da manhã bem caprichado e comer um sanduíche ou uma refeição mais leve no almoço. Geralmente, o jantar é servido cedo (por volta de 18h) e é um momento de reunir a família ao redor de uma mesa para comer e conversar sobre o dia.

2. Clima

Ao contrário do Brasil, o Canadá tem as suas estações do ano bem determinadas. A temporada de inverno, que costuma atrair muitos viajantes que gostam de esportes praticados na neve, vai de 21 de dezembro até 20 de março.

Além disso, o clima pode variar de acordo com a cidade de intercâmbio escolhida. Para se preparar, vale a pena pesquisar de acordo com a região e a época do ano em que você vai realizar a viagem.

3. Lazer

Existem vários pontos turísticos e passeios interessantes que podem ser feitos no Canadá. As melhores alternativas dependem da época do ano e do tipo de lazer desejado, mas certamente as paisagens naturais são um charme a parte das cidades canadenses — lagos, montanhas com picos nevados, florestas,

Em alguns pontos, como em Vancouver e Toronto, o país abriga uma vida noturna animada, restaurantes, parques, museus, além de uma arquitetura moderna e surpreendente.

O Canadá é um lugar dinâmico e com excelente infraestrutura. Por isso, é muito comum que as suas províncias sejam escolhidas para sediar festivais, shows, concertos e exposições (muitos deles gratuitos) — que podem ser ótimas formas de ter uma experiência de intercâmbio ainda mais engradecedora.

4. Manias

Todo país tem as suas manias, não é verdade? Conhecer esses hábitos sociais é uma forma de melhorar a interação com os canadenses e facilitar a adaptação. A pontualidade, por exemplo, é algo que geralmente os brasileiros costumam estranhar. Mesmo compromissos aparentemente corriqueiros tem hora para começar e a grande maioria das pessoas chega exatamente no horário combinado.

Confira algumas atitudes que você pode ter para evitar constrangimentos por lá:

  • tirar o sapato ao entrar em casa;
  • usar aperto de mãos para cumprimentar pessoas que acabam de conhecer (nada de beijos no rosto ou abraços);
  • não passar as roupas;
  • descartar o papel higiênico no vaso sanitário e não na lixeira do banheiro;
  • não misturar o lixo no momento do descarte (a reciclagem é levada muito a sério).

Saiba como escolher a melhor agência para intercâmbio no Canadá

Ter suporte profissional para auxiliá-lo durante o intercâmbio no Canadá, ou em qualquer outro destino, é fundamental. A empresa será responsável por ajudá-lo com a documentação e procedimentos burocráticos, tirar dúvidas, dar suporte durante a adaptação. No entanto, para ter certeza de que vai ter esse apoio, é preciso contratar uma excelente agência de intercâmbio. Veja algumas dicas para acertar na escolha!

Reputação e seriedade

Faça pesquisas na internet para analisar a reputação da empresa no mercado e com antigos clientes. Também vale a pena solicitar o CNPJ da organização para verificar se ela tem a situação regularizada na Receita Federal.

Nesse momento, é essencial verificar se a empresa tem o selo Belta (Brazilian Education & Language Travel Association), a consulta pode ser feita gratuitamente e online. O selo está presente nas melhores agências de intercâmbio do Brasil e garante que o serviço de cada uma delas tem a sua qualidade controlada.

A declaração e comentários de antigos clientes também é um ótimo jeito de compreender o nível de comprometimento da empresa. Procure as avaliações nas redes sociais e também em sites, como o Reclame Aqui.

Há anos o Canadá é o país preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio. Como vimos ao longo deste conteúdo, existem vários motivos para que isso aconteça. Mesmo assim, é natural ter medo e ansiedade quando se está prestes a dar um passo tão importante. O fato é que com planejamento e informação essas inseguranças perdem força e as chances de fazer um maravilhoso intercâmbio no Canadá aumentam muito.

Por isso, se você tem vontade de vivenciar essa experiência incrível, entre em contato com a BIL Intercâmbios — temos mais de 30 anos no mercado e temos uma equipe de especialistas para ajudar você a realizar esse sonho!