Tempo de Leitura: 3 minutos

Viajar para fora do país é sempre uma excelente opção, afinal, essa é uma das formas de conhecer novas pessoas, culturas, lugares etc. Existem diversos destinos de viagem, mas no momento da escolha do lugar pode surgir outra dúvida: com quantos anos posso fazer intercâmbio?

Será que tem uma idade ideal e quais os trâmites para um menor fazer isso? É muito comum haver questionamentos sobre o assunto, pois ir para território internacional requer o cumprimento de uma série de regrinhas fundamentais para que tudo dê certo.

Já se fez essas mesmas perguntas? Então, veio ao post certo! Falaremos sobre as vantagens dessa experiência e separamos 3 tópicos sobre faixa etária. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Quais as vantagens do intercâmbio?

Conseguir estudar no exterior tem muitos benefícios, principalmente para pessoas que fazem isso cedo, por meio de um programa de férias, por exemplo. Quem consegue viver a experiência volta com uma bagagem de conhecimento muito vasta, que pode ser utilizada até como referência no currículo profissional.

Diversas empresas oferecem essa oportunidade e também os programas federais. Basta buscar a melhor opção e analisar qual se encaixa perfeitamente aos seus objetivos. Agora, veja algumas vantagens que uma viagem de intercâmbio traz para quem resolve fazer:

  • conhecer novas culturas: ao viajar para o exterior é possível descobrir comidas, costumes e tradições;
  • aprender um novo idioma: estudar fora possibilita o aprendizado de uma língua estrangeira diretamente com o povo que a fala;
  • criar independência: é uma excelente oportunidade de se conhecer melhor e se adaptar a novas situações;
  • conquistar uma referência no currículo: a ação é muito bem vista e valorizada pelo mercado de trabalho, pois mostra a versatilidade do candidato;
  • ter uma nova experiência de vida: o intercâmbio é uma chance de vivenciar novas histórias e voltar para o país com um olhar mais amplo sobre diversas questões.

Existe idade mínima?

Essa é uma questão difícil de definir, pois não tem uma faixa etária perfeita para isso. Os mais novos podem fazer uma viagem de curta duração e, quem é maior de idade, tem outras alternativas crescem e pode conseguir até um emprego no exterior.

Além disso, existem outros pontos que merecem atenção. Veja a seguir!

Trâmites necessários

Não basta pensar na idade para fazer intercâmbio, existem diversas documentações para se preocupar. Se for menor idade, é necessária uma autorização dos seus pais. Além disso, é preciso ter:

  • passaporte: dependendo para qual país vai, é preciso tirar antes de viajar. Para os brasileiros, só não é necessário quando o destino pertence ao Mercosul;
  • visto: é necessário checar as exigências para tirá-lo e, principalmente, se preocupar com o tempo. Em lugares como EUA ou Canadá, ele é necessário até para quem pretende apenas fazer turismo;
  • imigração: o chegar ao seu destino vai passar por ela e eles podem exigir algumas coisas como carta de aceitação da escola, seguro saúde, vacinas e até mesmo extrato bancário.

Tipos disponíveis

Como destacamos, existem algumas possibilidades para conseguir viajar para fora. Em alguns lugares, o motivo da viagem pode ser usado como justificativa para ter o visto. Veja!

  • fazer um ano ou um semestre do ensino médio fora;
  • estudar um outro idioma por meio de um curso;
  • começar ou terminar a graduação no exterior;
  • cursar outros tipos de formações.

Esperamos ter respondido a pergunta “Com quantos anos posso fazer intercâmbio”, e mostrado que essa viagem é uma excelente opção para quem quer ampliar seus horizontes. Não esqueça de definir seu objetivo ao viajar e escolher o país que mais se encaixa no seu perfil.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, leia este guia sobre o primeiro intercâmbio e tire todas as suas dúvidas!