Tempo de Leitura: 3 minutos

O sonho de muitas pessoas que estão se formando é fazer um estágio, para assim entrar no mercado de trabalho e ter mais oportunidades na carreira. No entanto, cada vez mais os brasileiros têm se interessado em fazer estágio no exterior, multiplicando as suas chances profissionais. De fato, não é uma tarefa fácil de conseguir. Mas destacamos a seguir algumas dicas e motivos para você ingressar! Confira!

Por que fazer um estágio no exterior?

Fazer um estágio é uma ótima oportunidade para que estudantes possam aplicar, na prática, os conteúdos teóricos que aprendem nas salas de aula. Todas as áreas produtivas requerem estágios. É uma fase de treinamento prático, remunerado ou não, para recém-formados ou formandos. E em algumas áreas, é uma etapa determinante e obrigatória para conseguir o diploma.

Assim, fazer um estágio no exterior segue a mesma ideia: oferecer aos estagiários a chance de um aprendizado prático, intercâmbio de técnicas e aprendizados, qualificação profissional e ainda a prática do idioma na área de atuação. Contudo, nem sempre é fácil conseguir um estágio no exterior e há vistos e determinações específica para a prática.

Principais tipos de estágio no exterior

Igualmente ao Brasil, os estágios no exterior também podem ser de vários tipos: supervisionados, remunerados ou em sistema de voluntariado. Entretanto, é preciso se preparar com afinco para ter mais chances de conseguir, uma vez que os estágios são bastante disputados em todo o mundo, onde você concorre, inclusive, com profissionais locais.

Assim, cada país e cada empresa conta com regras e condições para aceitar estudantes estrangeiros, que vão permear todo o processo seletivo e de concessão de visto.  E os processos são estabelecidos por etapas, o que pode exigir muita paciência do estudante.

Como conseguir um estágio no exterior

Com certeza, os estágios no exterior, principalmente os remunerados, são difíceis de conseguir. Isso porque os regulamentos de imigração criam obstáculos, além das taxas das organizações que intermediam os estágios, fora que os processos de seleção são competitivos, sendo o domínio da língua um diferencial.

Há uma burocracia grande, já que, por exemplo, nos Estados Unidos, são organizações credenciadas ao Serviço de Imigração dos EUA que intermediam os estágios remunerados através da emissão do documento DS-2019 (antigamente IAP-66), que dá direito a um visto J-1. Como dito, o mesmo acontece em outros países – cada um possui as suas regras, vistos e processos.

Pesquise a sua área de atuação em outros países

Desta forma, é importante primeiramente definir quais destinos tenham mais a ver com a sua área de atuação e entender o que você precisa fazer em termos legais e burocráticos. Algumas áreas de atuação têm destinos bem específicos que são referência. Comece fazendo esta pesquisa!

Domine o idioma!

Estágio no exterior não é a mesma coisa que intercâmbio. É preciso que você tenha certo domínio da língua para garantir a sua vaga de estágio fora do país.

Para isso, a dica é investir em um intercâmbio e se dedicar ao estudo do idioma, nem que seja um programa de curta duração, que além de ser intensivo, permite com que você imerja na cultura local e aprenda mais rápido. E neste meio tempo, pode ainda entender melhor o mercado de trabalho local e conferir possíveis oportunidades.

Entenda o processo seletivo

Entenda o processo plenamente, em detalhes. Veja quais são as fases e quais os requisitos necessários para se candidatar. É preciso cumprir as regras, sem exceções.

Planeje o seu estágio e faça um orçamento

Muitas vezes o estágio é pouco remunerado ou não remunerado. E mesma que ofereça boas condições de remuneração, é preciso fazer um orçamento pessoal com seus gastos no tempo de estágio. Para isso, crie uma planilha com todos os seus gastos pessoais e faça uma pesquisa sobre o custo de vida no destino.

Capriche no currículo internacional

Há modelos de currículo que são utilizados fora do Brasil. É importante saber qual o melhor modelo para o país em que deseja estagiar. Mesmo que tenha pouca experiência, saiba que atividades de voluntariado e outras que tenha a ver com a sua área de interesse podem contar na hora de se candidatar.

Faça buscas por vagas

Há muitos sites que oferecem vagas de estágios e você também pode pesquisar nas empresas de seu interesse. Não se canse de pesquisar e opte pelas melhores oportunidades. Isso pode levar um tempo, pois as empresas abrem vagas do gênero de tempos em tempos.

Faça um intercâmbio com a BIL!

Para finalizar, agora que o seu interesse é fazer um estágio no exterior, que tal aumentar as suas chances? Um intercâmbio, mesmo os de curta duração, abrem portas para a sua vida profissional.

Logo, agende uma conversa com um dos consultores da BIL Intercâmbios e saiba quais os melhores destinos para o seu perfil e o quais programas de intercâmbio são mais indicados para ingressar futuramente em um estágio no exterior. Aproveite que muitos programas contam com vagas abertas para 2023 e 2024!

Veja também: Níveis de Fluência de idiomas – Descubra o seu!

Então, gostou das dicas sobre estágio no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!