Tempo de Leitura: 3 minutos

Que tal estudar e trabalhar no Canadá? O país oferece esta possibilidade a estudantes brasileiros em alguns formatos de intercâmbio. É uma ótima opção para quem deseja acelerar os seus estudos no idioma e ainda ser remunerado por isso. Veja mais detalhes a seguir!

Por que estudar e trabalhar no Canadá?

Estudar e trabalhar no Canadá dá ao estudante uma experiência completa, pois é possível imergir na cultura, no idioma e no jeito de ser do canadense. Oferece um aprendizado mais rápido e dinâmico. Além disso, nem todos os países permitem que estudantes trabalhem estudem de forma legalizada. É um benefício o Canadá, sendo um dos principais destinos para se aprender inglês e francês, oferecer este tipo de permissão.

Programa Work and Study

Este é um dos programas mais populares entre os estudantes que buscam um país que também permita trabalhar enquanto estuda. O programa Work Study é comum em outros países, como Irlanda, Nova Zelândia e Austrália, por exemplo, e o aluno precisa obrigatoriamente fazer um curso superior, podendo ser um College. Não está disponível para quem quer fazer só um curso de idiomas comum.

Assim, ao optar por um programa como este, você pode trabalhar sem que esta colocação seja um estágio. Ou seja, você pode fazer ou não estágio já em um primeiro momento ou partir para outras vagas dentro das regras do programa.

Outra vantagem é poder optar por um programa em um College e, posteriormente, transferir seus estudos para University, prolongando assim a sua estadia no país.

Programa Co-op no Canadá

O programa Co-op no Canadá contempla horas de estudo e horas de estágio ou trabalho conforme a área do curso escolhido. Aliás, é uma condição para receber o seu certificado ou diploma ao fim do programa. Ou seja, no momento que faz a sua matrícula neste tipo de curso, entenderá que o estágio é obrigatório. Logo, este programa é um pouco diferente do anterior.

O estágio tem a mesma duração do curso. Além disso, o seu curso será mais longo que os das demais modalidades de intercâmbio e as regras funcionam conforme a província de destino. É oferecido por uma instituição de ensino, como os conhecidos Career Colleges. No entanto, há muitas vantagens no programa co-op no Canadá. É uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho canadense.

O programa de Co-op no Canadá é válido para os cursos técnicos, superiores, faculdades e universidades. Há o vínculo empregatício remunerado. Isso significa que você pode receber por seu trabalho ou estágio enquanto estuda.

O estudante tem permissão para trabalhar no período fora das suas aulas – horas vagas e férias escolares. Além disso, muitas instituições de ensino dão suporte para que o aluno consiga uma oportunidade de trabalho, seja no apoio na construção de um currículo ou no ingresso em bancos de emprego, por exemplo.

Se você se interessou por este programa, saiba que é preciso ter pelo menos 18 anos, ter concluído o Ensino Médio, proficiência no idioma e comprovar ter dinheiro suficiente para se manter no país durante o período do curso.

Quais são os tipos de trabalhos permitidos?

Em resumo, o brasileiro que estiver no Canadá com o visto de estudante (Study Permit) e com a permissão de trabalho, pode trabalhar legalmente 20 horas semanais durante os estudos. Cada região ou cidade tem ofertas específicas para trabalho, mas é muito comum os estudantes ocuparem vagas como serviços de restaurante e lanchonetes, atendimento ao público, trabalhos em hotéis e pousadas, etc.

Por isso, o nível de inglês determina as melhores opções de vagas. É interessante ter o nível intermediário ou buscar oportunidades quando chegar neste nível.

Vale destacar que é rápido conseguir uma vaga de meio-período no Canadá sendo estudante. A maioria dos estudantes brasileiros se empregam a partir do 2º e 3º mês de intercâmbio no Canadá.

Quais as vantagens em estudar e trabalhar no Canadá?

Há muitas vantagens para quem quer estudar e trabalhar no Canadá. O programa de intercâmbio se torna mais dinâmico, com maior interação social e prática no idioma do que em outros intercâmbios comuns. É possível ainda ganhar dinheiro para pagar os seus estudos ou gastos pessoais, sendo que o dólar canadense tem um valor superior ao Real.

É uma ótima oportunidade para ganhar experiência em um novo mercado de trabalho, bem como ser uma experiência importante se quiser continuar os seus estudos no país, buscar outras opções de trabalho e visto ou até mesmo imigrar.

Intercâmbio no Canadá é com a BIL!

Que tal marcar uma conversa com um dos consultores da BIL para saber mais sobre as opções de trabalhar e estudar no Canadá? Há ainda vagas para os programas de 2022 ou você pode garantir a sua matrícula com mais segurança e tranquilidade para 2023, que as escolas também possuem matrículas abertas. Além disso, a BIL está com ótimas promoções – mas estas facilidades já estão acabando. Fale com um de nossos especialistas e garanta a sua vaga!

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Gostou das dicas sobre estudar e trabalhar no Canadá? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!