Tempo de Leitura: 3 minutos

Já pensou em estudar na Europa e viver uma experiência de ensino diferente de tudo o que você está acostumado? O High School é uma das modalidades de intercâmbio mais procuradas e vantajosas para jovens estudantes e pode ser a opção perfeita para quem busca uma experiência de imersão total em uma cultura e um idioma estrangeiro.

E para ajudar você a entender de uma vez por todas por que esse programa pode ser vantajoso, criamos este post explicando como funciona o High School na Europa. Continue a leitura e confira!

Como funciona o High School na Europa?

O High School é o período escolar que equivale ao Ensino Médio aqui no Brasil, mas existem algumas diferenças bem significativas em relação ao modelo brasileiro. A primeira mudança que o aluno vai perceber está relacionada com a grade curricular. É possível escolher matérias de acordo com a sua área de interesse, incluindo temas bem abrangentes, como robótica, política ou introdução ao direito.

O programa de intercâmbio High School tem uma duração que varia entre um e dois semestres. A maioria dos estudantes fica hospedada em casas de família — previamente selecionadas — durante esse período. Em algumas instituições privadas também é possível que o aluno more no alojamento da própria escola.

Quando o assunto é alimentação, o estudante também vai perceber uma diferença na rotina dos europeus. As principais refeições são o café da manhã — a mais importante e nutritiva do dia —, o “lunch”, no intervalo das aulas, e o jantar, no fim do dia. Outro destaque são as diversas opções de atividades extracurriculares oferecidas nas escolas.

Quais são as vantagens de estudar na Europa?

Mas, afinal, quais são as vantagens de escolher a Europa como destino do seu High School? Além da excelência no ensino, alguns países do continente oferecem um ótimo custo-benefício quando comparado com outras regiões do mundo. São várias opções de idiomas e culturas riquíssimas que podem ser exploradas.

Quando comparamos os custos de manter um estudante no ensino médio no Brasil, incluindo cursos de idioma, atividades extracurriculares, alimentação, entre outros gastos, mais uma vez o intercambio se destaca como um investimento vantajoso. Além de ter tudo isso incluso no programa, o intercambista vai ter uma oportunidade única de amadurecer e se tornar mais independente.

Qual é o passo a passo para fazer o intercâmbio?

Embora o processo para entrada em um High School possa variar de acordo com as orientações e regras específicas de cada país, existe um passo a passo básico para os estudantes que querem estudar na Europa.

Entendimento e teste de proficiência

A primeira etapa inclui uma pesquisa detalhada sobre o programa e potenciais destinos. Escute a orientação dos profissionais especializados e faça o teste de proficiência no idioma do país escolhido.

Inscrição

A inscrição no programa de intercâmbio pode ser feita direto com uma agência especializada, que vai orientar você sobre todas as etapas necessárias para o processo e fazer o contato direto com as escolas no exterior.

Application

A fase de aplicação inclui um “dossiê” que deve ser preenchido com informações sobre o estudante. Ele vale como um documento de apresentação para o programa.

Passaporte e visto

É preciso dar entrada no visto e preparar toda a documentação solicitada para a viagem, como passaporte e autorizações especiais. Sem isso, é impossível realizar a próxima etapa.

Embarque

Chegou o tão esperado momento do embarque. Arrume a mala, dê uma última conferida na documentação e peça orientações práticas para o seu agente de intercâmbio.

Para que a sua experiência de High School seja ainda mais positiva, não deixe de conhecer os pacotes da BIL Intercâmbios, a única agência que oferece garantia de valor, garantia de região, reunião de orientação, auxílio embarque, entre outros diferenciais exclusivos.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens de estudar na Europa? Entre em contato com a gente e fale com a nossa equipe especializada no assunto.