Tempo de Leitura: 4 minutos

Ao optar por fazer um intercâmbio, é preciso entender todos os pontos necessários para que o planejamento saia de acordo com o esperado. Portanto, é importante definir quais são os seus principais objetivos, entender sobre as opções que mais se adequam ao que você almeja, além de avaliar os gastos que terá em todo esse processo.

Para quem escolher os Estados Unidos, por exemplo, uma dúvida comum pode surgir: quanto custa um intercâmbio para os EUA? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba quais são as principais características do país, fique por dentro sobre o que é o High School, suas modalidades, além de abordarmos sobre os preços e suas diferenças. Boa leitura!

As vantagens de um intercâmbio para os EUA

A seguir, confira quais são as principais vantagens de fazer um intercâmbio para os EUA.

Grandes possibilidades de perfil do programa

A primeira das vantagens é para quem busca se desenvolver no intercâmbio. As grandes possibilidades de perfis do programa permite com que o aluno possa escolher por aquele que mais se encaixa aos seus objetivos, alinhando metas pessoais com o que deseja academicamente.

Enquanto existem programas em que o foco é basicamente fazer amizades, participar de times esportivos, ter a oportunidade de resolver situações sozinho — dificilmente da forma como aconteceria no Brasil — , outros programas têm perfis mais acadêmicos, com foco nas melhores escolas dos EUA.

Não perde o ano no retorno

Muitas vezes, o aluno pode ficar na dúvida se realmente deseja fazer o intercâmbio, uma vez que, no retorno, perderá o que foi estudado por lá. No caso dos Estados Unidos, isso não acontece! Existe a possibilidade de validar todo o período, independentemente se voltará para a sua escola ou se concluirá o ensino médio no exterior.

Diversidade de cidades e de clima

Também deve ser destacado o fato de que há uma ampla variedade de cidades. O país é bastante extenso territorialmente, o que permite uma diversidade também de climas, fazendo com que o intercambista possa optar por aquele que mais se assemelha ao do nosso país.

Entre os estados mais escolhidos, podemos destacar:

  • Nova York;
  • Flórida;
  • Califórnia;
  • Massachusetts.

O High School e suas características

Apesar de se aprofundar no idioma ser um grande aprendizado no intercâmbio aos EUA, ele não se limita a isso. Para quem está no ensino médio, pode fazer por lá o High School, que nada mais é do que a possibilidade de fazer alguns anos escolares em outro país ou até mesmo ele completo. Fantástico, não é verdade?

De modo geral, a idade que você precisa ter varia entre 14 e 18 anos. Nesse sentido, vai depender de qual é a cidade escolhida, as principais regras da escola pretendida, entre outros pontos. E fique ligado nos outros pré-requisitos:

  • ter conhecimento intermediário do inglês;
  • contar com boas notas escolares;
  • ter a idade exigida pela escola.

Você também precisa ter flexibilidade. Afinal, vai mudar para um país diferente, conhecer pessoas novas e passar a conviver com outros estudantes bem diferentes de você! Deve ter abertura, ainda, para essa imersão cultural — mas não se preocupe, porque tudo vai valer muito a pena!

Para quem optar pelo high school nos Estados Unidos, é preciso saber ainda que há a opção da escola pública, a mais popular entre os jovens. Nesse caso, é recomendada para aqueles alunos que não tenham especificamente o interesse por uma região específica — como você verá mais adiante. Há, ainda, a opção distrital, em que tem a oportunidade de escolher tanto a cidade quanto o distrito escolar (e até mesmo a escola em alguns programas específicos).

Os custos de um intercâmbio nos EUA

Para entendermos sobre os custos de um intercâmbio nos EUA, precisamos entender também quais são os seus principais tipos e as diferenças existentes entre eles. Confira!

Escola pública e família voluntária

Este perfil de intercâmbio é o mais tradicional. O aluno estudará em uma escola pública, sendo hospedado por uma família voluntária. Nesta modalidade, não é possível escolher a escola que o aluno frequentará, mas é possível pagar uma taxa de USD 700 para definir qual é a região deseja ir, mas sem a escolha da escola.

Aqui, o aluno terá a possibilidade de vivenciar de perto os costumes do país — com um investimento a partir de USD 6 790 por um ano. Neste valor inclui: reunião de orientação antes do embarque, escola secundária americana, acomodação em casa de família, refeições, seguro saúde international e coordenação durante o programa.

Escola pública e família voluntária, mas com a escolha da escola

Bem parecido com o tipo de intercâmbio anterior, com a diferença que o aluno terá a possibilidade de escolher a escola pública e/ou distrito escolar que deseja. Por oferecer esse diferencial significativo para os alunos, o valor de investimento é de a partir USD 14 450 o semestre.

Escolas particulares e/ou boarding schools

Nesse caso, há o pagamento tanto para a escola quanto para a acomodação. Entre os diferenciais dessa escolha, destaca-se o ensino focado, personalizado e que vai atender ao que o aluno almeja. Nesse sentido, a aprovação em universidades torna-se frequente, sendo um dos principais pontos considerados por quem escolhe por essa modalidade.

O investimento é a partir de USD 15 000 o semestre, mas conta com outros diferenciais: você terá a chance de estudar em uma excelente escola, em grandes centros do país e ainda ter a oportunidade de estudar até mesmo com filhos de famosos.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre quanto custa um intercâmbio para os EUA. Quem opta por morar nesse país e quer conhecer os seus principais diferenciais, certamente terá um destaque bem bacana em seu currículo, saindo na frente quando for para o mercado de trabalho. Vale ressaltar que os valores apresentados ao longo do texto incluem apenas alguns itens — para informações completas, é preciso conversar com profissionais de uma agência de intercâmbios, por exemplo, que entendam mais sobre o assunto.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros textos e novidades do blog!