Tempo de Leitura: 2 minutos

As famílias estrangeiras podem ser o primeiro obstáculo a ser enfrentado pelos intercambistas ao chegarem no destino da viagem. O estranhamento é algo que ocorre naturalmente ao chegarmos em um país que possui características sociais e culturais muito diferentes das nossas.

No vídeo a seguir, o diretor de marketing da BIL, Thiago Tanus, fala um pouco sobre o que os intercambistas encontrarão nas famílias estrangeiras, de acordo com cinco influências: localização, raça, política, religião e o “etc etera”.

Como pudemos acompanhar no vídeo, a cultura da família tem influência direta em seu comportamento, costumes, crenças e regras. Isso faz com que cada casa funcione de uma maneira, assim como ocorre no Brasil. As influências listadas por Thiago, são uma base de referência para que possamos nos preparar e compreender o que está por vir durante o intercâmbio.

A primeira influência apontada por ele é a localização. O estado ou cidade em que a família reside definirá sua alimentação, tipo de eventos que frequentará, gosto musical, atividades esportivas, descendência, etc. Nenhum lugar possui exatamente os mesmos costumes, comidas típicas e preferências que o outro, e isso é o que torna cada família única.

Toda família é diferente e única

A raça, é outro fator que influencia muito nos costumes da família e em suas tradições. A diversidade étnica está presente em qualquer país do mundo, e a bagagem histórica e cultural transmitida por cada uma delas é, com certeza, essencial para que o aprendizado adquirido no intercâmbio seja ainda maior.

Um ponto fundamental também é a opção política de cada conjunto familiar. A ideologia que uma família apoia ou prega, vai muito além do voto em determinado partido ou candidato. A causa política também representa um estilo de vida, um modo de agir e de pensar dentro da casa e em relação a outras pessoas.

Respeitar e conhecer novas religiões

Obviamente, em meio a estes conceitos, não poderíamos deixar de falar da religião. Desde que existe, a religião é um dos fatores que mais influenciam no estilo de vida de determinado grupo social. Até hoje, a vertente religiosa de uma pessoa define seus costumes, o modo de se vestir, os lugares que frequenta, os rituais que pratica e até mesmo o tipo de alimentação que possui. Assim como no Brasil, cada conjunto familiar tem uma prática religiosa, e isso certamente influencia – e muito- na vida de todos os membros da casa.

Todos esses elementos compõe a cultura de determinada sociedade ou grupo familiar. O estranhamento e o choque podem ser comuns na fase de adaptação, mas o importante é que o intercambista respeite e compreenda o que leva cada família a ser do jeito que é, e aproveite a experiência da melhor e mais participativa maneira possível.