Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma das dúvidas mais frequentes dos pais que pretendem enviar seus filhos para o High School em outro país, é a respeito da escola e da acomodação do jovem durante viagem. “Devo escolher uma escola pública ou particular?” “A melhor acomodação é em casa de família ou dentro da escola?”.

No vídeo a seguir, o diretor de marketing da BIL, Thiago Tanus, responde essas questões a fim de solucionar algumas dúvidas frequentes das famílias e dos próprios intercambistas em relação ao assunto.

Como foi dito no vídeo, a escolha da escola particular ou pública vai depender do propósito do intercâmbio que você deseja dar ao seu filho. Se o objetivo da viagem é apenas cultural, ou seja, entrar em contato com pessoas de diferentes lugares do mundo, trocar e adquirir experiências que darão a ele maturidade e independência, a escolha pela escola pública é a ideal.

Mas, se além da questão cultural, você deseja dar a ele um investimento mais aprofundado na parte acadêmica, a escola particular é mais indicada. As escolas particulares possuem um investimento maior em questão de estrutura, laboratórios, e possuem menos alunos em sala de aula, além de serem mais exigentes em relação a estudo e disciplina. Se você deseja que seu filho curse uma faculdade no exterior, por exemplo, esse é o caminho a ser seguido.

Boarding Schools proporcionam um ambiente rico em cultura.

Lembrando que, ambas as opções oferecem instituições de ensino com um excelente padrão de qualidade, tanto de ensino, quanto de estrutura, sendo diferenciadas apenas pelo direcionamento acadêmico.

Quanto a questão das acomodações, as duas propostas também vão depender do objetivo do intercâmbio. A acomodação em casa de família, dá ao jovem a condição de experimentar a vida em um recinto totalmente diferente do habitual, além de ensiná-lo a seguir regras, entrar nos costumes locais, e adaptar-se a um ambiente culturalmente diferente, tendo contato direto com uma família estrangeira.

Já na acomodação dentro da escola, o jovem não tem o contato com uma família local, mas possui influência de colegas vindos de todas as partes do mundo, com quem dividirá o dia a dia na escola e dentro moradia. As escolas boarding, ou seja, as que possuem o alojamento para os alunos em sua própria estrutura, são em sua maioria particulares.

Existem escolas boarding com preços acessíveis, tanto nos Estados Unidos como no Canadá, fazendo com que o investimento na parte acadêmica e na acomodação dentro da escola seja financeiramente possível.