Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos maiores desafios dos jovens que se aventuram a fazer o Ensino Médio no exterior é, além da experiência de viver em um local com cultura e idioma totalmente diferentes, a convivência e adaptação à família estrangeira que os receberá, a também chamada host family. No vídeo a seguir, o diretor de marketing da BIL Intercâmbios, Thiago Tanus, explica um pouco aos pais dos intercambistas sobre como funcionam as regras e costumes que seus filhos enfrentarão na casa da família estrangeira.

Tratando-se de intercâmbio, a família que recepcionará o jovem no exterior é um de seus principais pilares na nova vida que se inicia. A seleção das famílias ocorre através de alguns processos realizados antes da viagem. Inicialmente, o intercambista preenche uma ficha para que a BIL tenha uma breve ideia de seu perfil. Em seguida, a agência encaminha os dados recolhidos para a escola para qual o jovem irá, e a instituição torna-se responsável pela escolha da família estrangeira.

Toda família tem regras e deveres que devem ser obedecidos

Por mais que haja um processo de apuração, os costumes da família estrangeira nem sempre serão compatíveis aos costumes de origem do adolescente. Conviver com pessoas de um lugar localizado em outra parte do mundo, é também entender que cada um carrega consigo vivências e experiências totalmente diferentes.

Para entender esse processo com mais facilidade, basta colocar-se na situação da host family. Sua casa, com certeza, possui regras assim como todas as outras. As regras podem ir desde algo mais sutil, como lavar a própria louça, arrumar a cama, avisar quando vai sair, até regras mais específicas, como por exemplo, a exigência de andar apenas de pantufa em todos os cômodos da casa. São costumes. Se uma pessoa de outro país chega para tornar-se um novo membro da família, deve adaptar-se ao estilo de vida da casa, acatar algumas exigências e participar do convívio com todos, para que haja desta maneira, um bom relacionamento.

Horários devem ser respeitados

É preciso entender que o meio em que as pessoas vivem, formam sua cultura, costumes e exigências, e isso é completamente normal. Seria incomum se essas famílias não possuíssem costumes próprios. Cada família tem sua regra em qualquer parte do mundo.

Vale lembrar, que essas pessoas abrem as portas de suas casas pelo simples desejo de trocar e conhecer experiências novas, e o processo de adaptação ocorre de ambos os lados, já que receber um estrangeiro dentro de casa também é um grande desafio. Porém, é importante que tanto os pais do intercambista, quanto ele, conscientizem-se de que a host family não se adapta ao jovem, mas ele deve se adaptar à família.

Faz parte do processo entender que a evolução do adolescente depende da adaptação às mais diversas situações, para que no futuro ele consiga tornar-se uma pessoa versátil, e pronta para enfrentar qualquer ambiente.

Portanto, é preciso que o intercambista além de respeitar e seguir as regras de cada família, consiga se adaptar à nova rotina de modo que a experiência do intercâmbio seja proveitosa e inesquecível tanto para ele, quanto para aqueles que o receberão em suas casas.