Tempo de Leitura: 3 minutos

O High School é uma das maiores oportunidades de crescimento e aprendizado na fase mais empolgante e desafiadora da vida: a adolescência. O programa, que pode variar de seis meses a um ano letivo de duração, consiste na experiência de viver o Ensino Médio em outro país, morando na casa de uma família estrangeira, tendo que adaptar-se à cultura, costumes e idioma de um lugar totalmente diferente do habitual, longe da família e amigos.

Um dos grandes objetivos dessa experiência, além do aprendizado de um novo idioma e o contato com novas pessoas e culturas, é o amadurecimento do jovem em todos as esferas de sua vida. Para isso, é aconselhável que os pais permitam que o filho aprenda a resolver problemas e questões do dia a dia por conta própria.

No vídeo a seguir, Thiago Tanus, diretor de marketing da BIL Intercâmbios, dá uma breve explicação sobre como os pais podem contribuir para amadurecimento de seus filhos durante o intercâmbio, de acordo com suas experiências adquiridas ao longo dos anos de profissão, e tendo participado do programa de High School durante a adolescência.

Quando se está em outro país, tudo que antes era fácil e simples com a ajuda dos pais, muitas vezes acaba se complicando. Momentos como acordar para ir à aula, tomar café da manhã na hora certa ou até mesmo pegar o ônibus escolar a tempo, acabam sendo tarefas da responsabilidade do próprio adolescente, e que ele precisa e deve aprender a lidar sozinho.

Além disso, o jovem também passa a criar um maior senso de responsabilidade consigo mesmo e com suas ações, pois passa a arcar com as consequências de tudo aquilo que faz. Ao decidir faltar na aula, se alimentar de fast food todos os dias, não ajudar nas tarefas domésticas ou até mesmo não acompanhar os pais e irmãos nos passeios da família, ele passa a entender que a repercussão dessas ações pode ser negativa. Portanto, ele deve escolher o que é melhor para si e para sua convivência com a nova família e amigos de acordo com suas próprias vivências.

O intercambista deve colocar na balança cada atitude tomada, para que a viagem além de atender às suas expectativas pessoais, faça todo o investimento e planejamento da família valerem a pena. Vale lembrar que a host family, na maioria das vezes, não possui costumes parecidos com o das famílias de origem do estudante, mas é preciso respeitar e compreender as regras e exigências de cada a família, para que a relação seja uma incrível troca para ambos os lados.

Um futuro brilhante pela frente!

Muitas vezes, o auxílio e suporte dos pais na hora de resolver questões da vida do jovem no exterior, acabam prejudicando seu desenvolvimento e adaptação à nova vida. O processo de amadurecimento provém também dos momentos de dificuldade, que precisam ser superados com esforço e superação do intercambista, e não via mensagens ou ligações de vídeo.

Maior objetivo: Resolução de problemas sem a presença dos pais.

Enxergar o próprio filho em situações difíceis, abalo emocional, problemas com escola e família, com certeza não é tarefa fácil para a família de origem, que tem como instinto ajudar na resolução dos problemas, mesmo que estejam do outro lado do mundo. Mas é importante entender que ao deixar o adolescente tomar suas próprias decisões, acaba-se contribuindo para a criação de um ser humano muito mais evoluído, responsável e maduro consigo mesmo e com aqueles que o cercam.

Ao escolher essa experiência inesquecível para a vida de seu filho, é importante também possuir confiança e segurança na agência que intermediará todo o processo e auxiliará a família nos momentos de maior dificuldade.

A BIL Intercâmbios possui mais 32 anos de história, além de contar com mais de 430 parceiros distribuídos em 20 países ao redor do mundo. A agência também conta com uma equipe eficiente e alerta, sempre disposta a ajudar a solucionar qualquer questão da família e do adolescente, tanto durante a venda da viagem, como na pós-venda e ao longo do próprio intercâmbio.