Tempo de Leitura: 4 minutos

O Canadá é um país amistoso, alinhado com a diversidade e que recebe milhares de imigrantes todos os anos, inclusive brasileiros. Certamente, o processo de imigração, em qualquer país é complexo. Mas há formas de imigrar para o Canadá legalmente e ainda receber vantagens do governo. Quer saber como? A seguir, veja todas as dicas!

Por que imigrar para o Canadá?

O Canadá é um país desenvolvido e repleto de oportunidades para quem deseja trabalhar e se estabelecer. Em contraponto, possui um sistema de imigração complexo e cheio de detalhes. Deste modo, há muitas formas de imigrar para o Canadá, mas é importante entender que o governo canadense prioriza pessoas fluentes em inglês ou francês, mesmo que oferece, seja de forma central ou pelos programas de províncias. Também prioriza aqueles que possuem algum vínculo com o país, seja por trabalho, estudo, entre outros.

Logo, é importante planejar o seu processo de imigração previamente. De acordo com o plano atual, o Canadá pretende dar boas-vindas a 411,000 novos imigrantes em 2022 e 421,000 em 2023. E ainda dá tempo de você construir um planejamento baseado nos requisitos da imigração.

Aliás, o Canadá, todos os anos, lança oportunidades de imigração para pessoas economicamente ativas, uma vez que a sua população está envelhecendo rapidamente e o país carece de determinados tipos de mão de obra. Oferece desenvolvimento, ótimos planos de carreira, cidades modernas e ótima infraestrutura, além de um sistema de ensino com destaque global.

Como imigrar para o Canadá mais facilmente?

Em resumo, uma dica para sair na frente e imigrar para o Canadá é ser fluente no idioma, e de quebra, ainda estudar, trabalhar e se ambientar previamente ao pedido de imigração.

Em destaque, há programas de intercâmbio que permitem estudar o idioma fazendo um College (curso superior), trabalhando meio período e atingindo o requisito de fluência na língua. Há casos, é possível ainda levar esposa/marido ou família. Ou seja, alguns programas de intercâmbio, dependendo da província, permitem estágios, trabalho por meio período aos estudos e nas horas vagas ou férias. Outros oferecem visto de permissão para trabalho full time após a conclusão dos estudos.

Assim, além de atender ao critério do idioma, o estudante inicia uma trajetória profissional no mercado de trabalho canadense e pode comprovar seus vínculos empregatícios, além de cursar uma faculdade. Afinal, mão de obra especializada é o que busca o sistema imigratório canadense.

PGWP – Post Graduation Work Permit

Em resumo, a dica é fazer um intercâmbio em College com PGWP – Post Graduation Work Permit (Permissão de Trabalho após a graduação), um visto de trabalho que permite ao estudante trabalhar em período integral no país após concluir o seu curso.

O período varia de 8 meses a 3 anos e será determinado conforme o curso do aluno. O PGWP está disponível para todo aluno que concluir um curso em um College público ou privado (dependendo da província), desde que o College seja autorizado a oferecer o visto de trabalho aos alunos.

Como solicitar o PGWP?

O estudante que deseja aplicar para o PGWP deve seguir algumas premissas. O visto está permitido para:

  • Estudantes de uma faculdade ou College que seja credenciada para PGWP;
  • Pessoas que fizeram cursos de Certificados (duração de 1 ano), diplomas (2 anos de curso), graduação ou bacharelado (de 3 a 4 anos de estudos) ou pós-graduação (duram, em geral, 8 meses, que são os 2 semestres letivos canadenses).

Com certeza, vale ressaltar que ao concluir o seu intercâmbio ou curso no College, há um prazo para a solicitação do visto PGWP. Além disso, o prazo de aplicação para o PGWP é de 180 dias contados a partir da data do recebimento da carta de conclusão ou transcript – mas o estudante pode pedir o PGWP assim que receber o certificado de conclusão da sua instituição de ensino.

Isto é, é importante escolher antes mesmo de realizar o seu intercâmbio uma instituição de ensino vinculada a este visto. Inclusive, há certas situações em que não é permitida a solicitação do PGWP:

  • Curso com duração inferior a 8 meses;
  • Cursos de inglês ou vocacionais;
  • Participantes de algum programa de bolsa de estudos;
  • Estudantes de curso superior on-line;
  • Qualquer pessoa que já teve um PGWP.

Vantagens do intercâmbio em College com PGWP

Sobretudo, o intercâmbio em College com a possibilidade de PGWP garante algumas vantagens para quem deseja imigrar para o Canadá:

  • O estudante adquire fluência para passar na prova de proficiência exigida pelo governo e arrumar emprego. Assim, a prova de proficiência é um dos principais requisitos para imigrar para o Canadá.
  • O PGWP dá a oportunidade para que cônjuges possam viajar e solicitar a extensão do visto quando o estudante já tenha uma proposta de trabalho.
  • Os custos do intercâmbio são menores que em muitos outros países de língua inglesa ou francesa. E ainda dá a você a possibilidade de imigrar!
  • Ao investir em um College, que pode levar a família inteira e ainda todos trabalharem e estudarem, é o caminho mais tranquilo.
  • Há oferta de College em diferentes províncias. O destaque fica por conta da província de Quebec, que ainda paga em torno de CAd 800 por mês para o aluno que estudar francês junto com o curso profissionalizante.
  • Oportunidade de trabalhar no mercado canadense e aprender com profissionais da área, com experiência comprovada.
  • Você poderá trabalhar em período integral e recebe um salário em dólar.
  • As suas chances aumentam ao aplicar para o programa de imigração Express Entry e outros programas similares.
  • O estudante ganha pontos adicionais para o CRS, tornando o perfil mais competitivo ao aplicar para a Residência Permanente.

Como escolher um College com PGWP?

Para finalizar, quer saber mais sobre quais são os Colleges que oferecem a possibilidade de visto PGWP e ampliam o seu currículo para que aplique ao processo imigratório? Há vários programas de intercâmbio à disposição – veja mais nesta matéria! A dica é conversar diretamente com um especialista da BIL Intercâmbios, que pode oferecer o intercâmbio certo para o seu perfil. Fale com a BIL!

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre imigrar para o Canadá? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!