Tempo de Leitura: 4 minutos

Morar fora do país é o sonho de muita gente. Mas você sabia que pode estudar, trabalhar e iniciar seu projeto de imigração para o Canadá através do intercâmbio? Você precisa conhecer os programas que incluem aplicação para o PGWP – Post Graduation Work Permit. A seguir, confira toda as informações e comece a planejar a sua próxima viagem!

O que é o PGWP?

Já pensou em estudar e trabalhar no Canadá? Em suma, o PGWP – Post Graduation Work Permit é um visto que permite o aluno ficar no país por mais tempo após se formar. Permite ainda trabalhar em período integral. A duração de um visto PGWP é de 8 meses a 3 anos.

É uma grande oportunidade para quem deseja ganhar experiência no mercado de trabalho canadense, ampliar os seus estudos ou mesmo para quem tem a intenção de solicitar algum tipo de permanência no país.

Sobretudo, este visto permite com que você trabalhe por até 3 anos após o seu curso de graduação ou pós-graduação. No entanto há alguns requisitos para solicitar este tipo de visto, como pode ver melhor a seguir.

Quem pode solicitar o PGWP?

Não são todos os Colleges e outras instituições de ensino que possuem esse cadastro no governo e podem prover a permanência no país para somente trabalho no país. Então, o primeiro passo é saber onde deseja estudar e criar um planejamento, buscando uma instituição que seja cadastrada.

Uma dica é falar com um dos consultores da BIL Intercâmbios sobre os programas disponíveis nesta modalidade. A BIL tem parceria com várias instituições que são cadastradas e recebem estudantes brasileiros. Você pode ainda conferir as instituições cadastradas na página oficial do governo canadense.

Marque uma conversa hoje mesmo e saiba quais são as universidades cadastradas neste tipo de visto.

Critérios para a solicitação do PGWP

Em geral, para ser um candidato ao PGWP, é preciso seguir estes critérios:

  • Estudantes de uma faculdade ou College que seja credenciada para PGWP;
  • Pessoas que fizeram cursos de Certificados (duração de 1 ano), diplomas (2 anos de curso), graduação ou bacharelado (de 3 a 4 anos de estudos) ou pós-graduação (duram, em geral, 8 meses, que são os 2 semestres letivos canadenses.).

Logo, se você ainda não fez uma faculdade, College ou pós-graduação no Canadá, é importante pensar nesta possibilidade antes mesmo de fazer a sua matrícula.

O cônjuge também tem direito?

Segundo as leis, o cônjuge (casado ou em união estável por mais de um ano) poderá solicitar a extensão somente se o estudante (aplicante do PGWP), no momento da aplicação, tiver uma proposta de trabalho que se encaixe dentro dos NOCs de categoria 0, A ou B (para saber mais sobre NOCs e suas categorias, você pode checar nosso vídeo no canal do youtube da e-Visa).

Quem não pode solicitar um visto PGWP?

Há ainda algumas restrições. Estas são as pessoas que não podem solicitar um PGWP:

  • Curso com duração inferior a 8 meses;
  • Cursos de inglês ou vocacionais;
  • Participantes de algum programa de bolsa de estudos;
  • Estudantes que concluíram o curso superior online;
  • Qualquer pessoa que já teve um PGWP.

Vantagens do PGWP

Para se ter uma ideia, os cursos oferecidos pelos Colleges canadenses formam alunos em, aproximadamente, 2 anos. Por meio do PGWP, é possível ficar mais três anos após a conclusão do curso, totalizando 5 anos de estadia legalizada no Canadá.

Isso permite com que você atinja a qualificação acadêmica, alcance experiência e uma boa posição no mercado de trabalho e até poderá entrar com um eventual processo de imigração. Outra vantagem é que você pode trabalhar em horário integral, em uma ocupação formal – que não seja estágio, por exemplo.

Aliás, permite que o estudante se estabilize no país e integre a força de trabalho no mesmo. Além disso, este visto amplia as suas chances no Express Entry e em outras modalidades de imigração. Como não são todos os países que permitem trabalhar ou mesmo ficar no país após os estudos, esta é uma grande oportunidade que o Canadá oferece aos estudantes.

Quando solicitar o PGWP?

Fique atento: o prazo de aplicação para o PGWP é de 180 dias contados a partir da data do recebimento da carta de conclusão ou transcript – mas o estudante pode pedir o PGWP assim que receber o certificado de conclusão da sua instituição de ensino. Os prazos para as aplicações são muito importantes para o governo canadense e não há exceções.

Vale ressaltar que a sua solicitação ao PGWP pode demorar até 120 dias para se confirmar e tem uma taxa de aproximadamente CAD $255.00 para a aplicação. Saiba mais sobre as regras gerais do PGWP neste link.

Como aplicar?

Após o período de estudos indicado acima, basta entrar na página oficial do PGWP e seguir os seguintes passos:

  • Faça o cadastro conforme a sua condição de estudo e criar um login e senha para submeter a sua aplicação.
  • Leia o guia com todas as instruções.
  • Responda todas as questões do formulário eletrônico.
  • Pague as taxas.
  • Envie a aplicação.

Quero cursar um College ou outro curso de longa duração para solicitar o PGWP!

Para se inscrever em um College ou outro curso de nível superior, é preciso ter pelo menos 18 anos e o nível intermediário de inglês ou francês. A boa notícia é que enquanto você estuda, pode solicitar 20 horas de trabalho por semana, como estágio ou trabalho em meio período.

Em destaque, o PGWP vale apenas para o período após a sua formação. Você pode escolher cursos em diferentes áreas de conhecimento, mas o importante é escolher, ainda na sua matrícula, uma instituição que tenha permissão para o PGWP após a conclusão do curso. Confira as opções para estudar e trabalhar no Canadá nesta página!

Há muitas instituições com matrículas abertas para intercâmbio 2022, que recebem estudantes do mundo todo. Mas a oferta de vagas é bem competitiva e vale a pena garantir desde já a sua inscrição.

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Gostou das dicas sobre o visto PGWP? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!