Tempo de Leitura: 3 minutos

Qual o nível exigido de inglês para imigrar? Muitas pessoas que desejam morar fora do Brasil, ainda mais em um país de língua inglesa como destino, têm esta dúvida. A imigração legal é possível, apesar de ser um processo muito burocrático. Comprovar a proficiência na língua é um dos pontos altos de qualquer seletiva para imigração. Veja quais são os principais requisitos e confira algumas dicas que podem facilitar a aquisição de proficiência!

O que é preciso para imigrar?

Primeiramente, cada país tem seus requisitos para a imigração e nem sempre a disponibilidade para imigrar é constante. Ou seja, se você tem interesse em imigrar, primeiramente defina o seu destino e saiba tudo sobre as leis emigratórias deste país, saiba quais são as opções e liste o que deve fazer na sua condição. É importante traçar também um plano realista sobre a sua nova vida se aprovado.

Proficiência

Certamente, a proficiência será uma das exigências mais importantes em qualquer processo de imigração. O nível de inglês exigido para imigrar pode variar dependendo do país de destino, do tipo de visto e dos requisitos específicos de imigração. Em muitos casos, os países que recebem imigrantes geralmente exigem que eles demonstrem proficiência no idioma local para facilitar a integração e comunicação na sociedade.

Normalmente, os testes de proficiência em inglês aceitos incluem o IELTS (International English Language Testing System) e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Cada país e tipo de visto podem ter seus próprios requisitos específicos de pontuação, bem como formar de nivelar a proficiência.

Antes de iniciar o processo de imigração, é aconselhável verificar os requisitos de proficiência em inglês específicos para o programa de imigração que você está considerando. Isso pode incluir a necessidade de comprovar suas habilidades linguísticas por meio de testes, entrevistas ou outros métodos de avaliação.

Ter um relacionamento com o país

Em muitos casos, ter um relacionamento com o país – já ter viajado para lá, feito um intercâmbio, ter estudado e trabalhado legalmente por um tempo, ter parentes no país, entre outras situações – é algo considerado no processo imigratório – como é o caso do Canadá.

Por isso, o intercâmbio é uma experiência importante a longo prazo, seja para ter condições de falar o inglês plenamente e prestar uma certificação internacional que prove a sua proficiência, seja para ter contato e mais opções de imigração.

Como melhorar proficiência para imigrar?

Isso pode ser um objetivo de longo prazo, dependendo do seu nível de fluência. E também exigirá seu empenho. De um modo ou de outro, estas são algumas dicas que podem turbinar a proficiência:

Faça um plano

Determine por que você quer aprender inglês. Seja para trabalho, estudo ou integração social, ter metas claras ajudará a direcionar seus esforços, ou mesmo a imigração. Assim, coloque datas, metas, assuntos, pontos mais dificultosos para você em relação ao idioma, etc.

Curso de Inglês

Considere fazer um curso estruturado com aulas regulares, caso ainda não tenha feito. Pode ser presencial ou on-line. Muitas plataformas oferecem cursos adaptáveis ao seu nível e ritmo.

Prática Diária

Dedique tempo todos os dias para estudar e praticar. A consistência é fundamental para a aprendizagem de idiomas.

Faça um intercâmbio

Ele oferece um relacionamento com o país, fará você aprender mais rapidamente, permite que você se prepare para uma certificação exigida pela imigração e você terá contato com uma cultura diferente.

Aulas Particulares

Em suma, se tiver recursos, considerar aulas particulares pode ser benéfico, especialmente para focar em áreas específicas de dificuldade. Foque em falar, escrever, ler e ouvir o máximo possível na língua.

Conversação Prática

Pratique a fala com falantes nativos ou companheiros de estudo. Desta forma, use aplicativos de troca de idiomas, participe de grupos de conversação ou encontre parceiros de estudo online.

Preparação para Exames

Para finalizar, esta pode ser uma das suas metas. Se sua imigração exigir exames de proficiência em inglês, como o IELTS ou TOEFL, prepare-se especificamente para esses testes. Não deixe de fazer simulados.

Veja também: Trabalho e Carreira – Como o inglês aumenta as oportunidades

Então, gostou das dicas sobre inglês para imigrar? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!