Tempo de Leitura: 4 minutos

O intercâmbio de inverno pode ser uma experiência muito bacana, ainda mais se você nunca viu neve ou jamais conviveu em uma rotina com temperaturas muito baixas. Contudo, exige alguns cuidados, pois o inverno em determinados países pode ser muito desafiador. A dica é se preparar antes mesmo de viajar, saber tudo sobre o clima do destino e ter cuidados durante toda a viagem. A seguir, veja como ter a melhor experiência possível!

Conheça o clima do destino do seu intercâmbio de inverno

O primeiro passo é saber mais sobre o clima ao longo do ano do país de destino e da região em que irá ficar. Observe quais são as temperaturas mínimas e máximas e aspectos gerais do clima – precipitações, vento, instabilidade, etc. Esteja muito bem preparado para estas condições. Saiba também mais sobre os hábitos das pessoas locais nestes meses – quando saem, como se deslocam, para onde vão, qual o transporte público existes e quais estratégias adotam para lidar com o frio.

Isso dará mais segurança a você em todo o período. Não há nada pior do que chegar a um destino de viagem e sentir necessidades justamente porque não se preparou.

Decida quando viajar

Você irá viajar no inverno? Em qual período do inverno? Se for nos dias mais frios, vá preparado desde o Brasil, com roupas adequadas, pois irá precisar. Lá o frio é muito mais intenso que aqui e as roupas não serão as mesmas. Se for possível chegar nos dias mais amenos para se aclimatar, poderá adquirir roupas e calçados no destino, por valores muitas vezes mais em conta.

Logo, é importante conversar com o seu consultor BIL sobre quais as possibilidades que tem para o seu programa de intercâmbio e pegar dicas mais específicas sobre onde estará indo.

Cuide do seu corpo e da sua saúde

Esta dica é muito importante. Como vivemos em um clima tropical, às vezes as necessidades nutricionais são diferentes e um clima mais severo poderá exigir mais do corpo. Desta forma, antes mesmo de viajar, alimente-se bem, hidrate-se e esteja com o sistema imunológico forte. Já no destino do seu intercâmbio, fique atento para os seguintes cuidados:

  • Hidrate-se bem todos os dias, mesmo que ache que esteja frio demais para tomar água.
  • Use protetor solar todos os dias. Use também óculos de sol. A neve reflete os raios solares e estes podem incomodar.
  • Alimente-se adequadamente, sempre priorizando alimentos ricos em vitaminas e minerais. Se preciso, tome suplementação. Isso fará diferente na sua imunidade.
  • Alongue-se! Faça exercícios de modo adequado. Muitos brasileiros tendem a ficar mais sedentários e parados no inverno rigoroso e isso pode comprometer a sua saúde.
  • Aqueça-se! Tome café, chás, sopas e chocolate quente durante os dias mais frios. Será nutritivo e confortável.

Providencie roupas especiais

As roupas de inverno de países onde o frio é maior são diferentes das roupas de inverno daqui. Geralmente, são impermeáveis e preparadas para climas intensos. Você pode adquirir ainda no Brasil as roupas corretas para a sua viagem, como poderá também adquiri-las no destino, se for viajar em clima mais ameno – lá é muito mais em conta o preço. O mesmo vale dizer sobre os calçados – impermeáveis, antiderrapantes e próprios para o gelo.

Na sua mala, leve meias, peças de segunda pele e peças térmicas, e casacos mais finos, pois dentro de casa você não precisará usar os casacos muito pesados. E para a área externa, além de casacos, calças e calçados adequados, não se esqueça das luvas e gorros.

Aprenda a vestir-se com camadas

Esta é uma prática dos nativos que você pode copiar. Primeiramente, use roupas finas e térmicas, como as segundas peles. Depois, sobre estas, calça e blusa de lã. Em seguida, casaco mais grosso e corta vento. A ideia é se vestir com camadas de roupas, para que, além de ficar com o corpo aquecido, você possa se adaptar aos ambientes interno e externo.

Aprenda a lidar com o gelo

Você precisará aprender a andar no gelo, o que pode ser uma tarefa desafiadora. Ao sair na rua, tome cuidado, pois pode ser bastante escorregadio, mesmo utilizando calçados apropriados. Além disso, cuide ao andar na neve, pois nem sempre é possível imaginar o que está por baixo dela.

Crie itinerários seguros

Utilize transportes fechados, rotas de trânsito limpas, carros com pneus adequados para a neve (caso for dirigir) e entenda o que os nativos fazem para se divertir e se deslocar durante a estação mais fria. Na dúvida, pergunte!

Fale com a BIL!

Você sabia que há muitos pacotes de intercâmbio com matrículas abertas em diferentes destinos pelo mundo? Um dele pode ser o destino dos seus sonhos! As matrículas são para cursos que ocorrem em 2023 ou em 2024 e as vagas são limitadas. Por isso, fale com um consultor da BIL e saiba quais são os melhores programas de intercâmbio e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre viajar no inverno.

Veja também: Férias em Família – Um roteiro diferente para intercâmbio!

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio de inverno e como se preparar? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!