Tempo de Leitura: 2 minutos

Morar em alojamento estudantil durante o intercâmbio pode ser uma experiência enriquecedora. É um dos formatos de moradia mais comuns durante a sua viagem ao exterior. Possui várias vantagens. Contudo, é importante seguir algumas regras de convivência para evitar problemas e gafes. A seguir, confira todas as dicas!

O que você deve considerar ao morar em alojamento?

Morar em alojamento estudantil durante o seu intercâmbio possui várias vantagens como autonomia, privacidade (quando o quarto é individual), possibilidade de fazer amigos e praticar o idioma, entre outros. No entanto, para a experiência ser incrível, vale a pena seguir algumas dicas de convivência:

Conheça as regras e regulamentos

Todo alojamento tem as suas regras. Isso em qualquer lugar do mundo. Logo, conheça as regras do alojamento estudantil, como horários, política de visitas, regras de convivência, uso dos ambientes, entre outros. Respeitar as normas é essencial para manter um ambiente harmonioso.

Educação sempre é a melhor opção

Seja sempre gentil e educado, mesmo quando houver situações nas quais você discorde. As pessoas se atraem por educação e gentileza e isso ajuda a quebrar barreiras.

Socialize com colegas

Fazer amigos de diferentes partes do mundo é uma das grandes vantagens de morar em alojamento durante o intercâmbio. Esteja disposto a conhecer e socializar com seus colegas de alojamento. Isso pode ajudá-lo a criar amizades duradouras e enriquecer sua experiência cultural. Aliás, participe das atividades do alojamento, que é uma ótima maneira de praticar o idioma.

Compartilhe responsabilidades

É importante aprender a dividir tarefas e responsabilidades quando usamos um espaço comum. Ajude na limpeza, organização e cuidado com as áreas comuns, o que é fundamental para a convivência tranquila.

Respeite a privacidade dos outros

Todos têm direito a sua privacidade, assim como você. Sobretudo, respeite o espaço pessoal dos colegas de alojamento e evite invadir a privacidade deles. Não seja invasivo.

Esteja aberto a novas culturas

Você irá conhecer pessoas de diferentes culturas e origens. Esteja aberto a aprender e compreender as diferenças culturais, sem julgamentos. Fale também do seu país e da sua cultura. Isto é, a troca é uma forma de quebrar o gelo.

Comunique-se sempre que precisar

Se tiver algum problema ou preocupação, não hesite em comunicar-se com os responsáveis pelo alojamento. Ou seja, o papel deles é ajudar a garantir que sua experiência seja agradável. Não fique em silêncio diante de uma situação que não concorde.

Não se esqueça dos itens pessoais essenciais

Em resumo, leve consigo itens pessoais que lhe proporcionem conforto, como fotos de família, objetos pessoais favoritos, comidinhas e snacks, roupas adequadas para o clima, etc. Isso dará a você mais segurança emocional.

Fale com a BIL!

Para finalizar, entre em contato agora mesmo comum consultor BIL e conheça os vários destinos, escolas e pacotes de intercâmbio, com diferentes modalidades de moradia em todo o mundo. A BIL conta com uma rede de parceiros em vários destinos, e um deles é aquele que você sempre sonhou! Fale com a gente!

Veja também: 5 motivos para fazer intercâmbio antes da faculdade

Então, gostou das dicas de convivência ao morar em alojamento durante o intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!