Tempo de Leitura: 4 minutos

Estudar inglês e outros idiomas por aplicativos é o primeiro passo de muitas pessoas, inclusive de quem deseja fazer um intercâmbio. É possível se preparar para certificações internacionais, provas e até mesmo para a sua viagem no exterior utilizando a tecnologia. A novidade é que um dos aplicativos mais utilizados pelo público agora tem um teste exclusivo de proficiência: O Duolingo English TEST, que você pode realizar on-line. A seguir, confira todas as vantagens!

O que é o Duolingo English TEST?

Primeiramente, o Duolingo English TEST é um serviço oferecido pela plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo, que permite a realização de testes de proficiência em idiomas. Deste modo, o teste foi desenvolvido para avaliar o nível de habilidade linguística do estudante em um idioma específico, como inglês, espanhol, francês, alemão, entre outros. Obviamente, a maior procura é pelo deste de língua inglesa.

Segundo a empresa, o Duolingo English TEST foi criado como uma alternativa acessível e conveniente aos testes de proficiência tradicionais, como o TOEFL ou o IELTS. Pelo computador com acesso à internet e uma webcam, os usuários podem fazer o teste remotamente, sem a necessidade de comparecer a um centro de exame físico, como é o caso das certificações tradicionais.

O Duolingo English TEST evolui a cada dia es está alinhado com os recursos tecnológicos mais modernos a fim de ensinar e comprovar o nível do idioma. É uma tendência que testes deste gênero sejam cada vez mais frequentes no formato on-line.

Como funciona?

Em destaque, o teste possui várias fases para avaliar habilidades de leitura, escrita, audição e fala, assim como outros formatos de certificações internacionais. O nível de dificuldade varia de acordo com o idioma e os requisitos específicos do teste.

Além disso, a pontuação obtida no Duolingo Test pode ser usada para atender a requisitos de proficiência em idiomas em diferentes contextos, como admissões universitárias, candidaturas a empregos e solicitações de visto de imigração.

Sobretudo, o estudante acessa o teste pelo computador com câmera e inicia a avaliação, que tem 1 hora de duração. O resultado é enviado em até 2 dias. O Duolingo English TEST tem recursos gratuitos e pagos. Além disso, você pode treinar para o teste gratuitamente, o quanto desejar. Além disso, possui simulados – confira neste link. Também você pode ainda enviar os seus resultados diretamente da plataforma para instituições de ensino ou candidaturas de emprego.

Ou seja, para saber mais sobre o Duolingo English TEST, acesse este link. Inclusive, é uma forma de se preparar para o seu próximo intercâmbio e ter resultados ainda melhores.

Pontuação

Em resumo, as pontuações do Duolingo English Test são apresentadas em uma escala de 10 a 160. Cada teste certificado também recebe quatro pontuações por habilidade, que medem a sua proficiência em áreas específicas.

Quais as vantagens do Duolingo English TEST?

Em seguida, veja as principais vantagens deste teste:

  • É totalmente on-line, sem necessidade de prova presencial.
  • Tem valor acessível, muito mais em conta que as certificações tradicionais.
  • Você pode treinar gratuitamente antes do teste na própria plataforma.
  • É rápido: 1 hora de prova.
  • O resultado é rápido: em 2 dias.
  • É aceito em várias universidades importantes e em seletivas de emprego, inclusive no exterior.
  • Ajuda a comprovar proficiência em seletivas de imigração e bolsas de estudo no exterior.
  • Ajuda a prepará-lo para o seu intercâmbio.
  • Possui recursos para downloads.
  • O teste é completamente seguro.
  • Conta com suporte especializado on-line.
  • Possui um programa de isenção para estudantes de baixa renda.

Tem a mesma validade que certificações como IELTS e TOEFL?

Em suma, o Duolingo English TEST ainda não tem o mesmo peso que certificações internacionais, como IELTS, TOEFL e outras, mas já é aceito em mais de 4 mil universidades como recurso de comprovação de proficiência, entre elas Columbia Univesity, Georgia Tech, e Yale, por exemplo. Isto é, é uma alternativa para testar os seus conhecimentos de forma mais prática, on-line, com menores custos e ainda serve de admissão em vários programas e na carreira.

Por que fazer um intercâmbio para melhorar a proficiência?

Ainda assim, mesmo com o avanço da tecnologia e de testes como o Duolingo English TEST, a melhor forma de adquirir proficiência no idioma é através do intercâmbio. Para finalizar, esta experiência permite a prática do idioma junto aos nativos, a descoberta de uma nova cultura, o contato com estudantes de outras partes do mundo e a rapidez e efetividade que apenas a imersão pode garantir no seu aprendizado.

Por isso, fale agora mesmo com um consultor da BIL e saiba quais os melhores destinos e programas de intercâmbio que tenham a ver com o seu perfil de interesse. Dos cursos de férias de curta duração aos programas de intercâmbio de longa duração, bem como os preparatórios para certificações aos pathways, que são cursos que preparam o aluno para universidades estrangeiras, há uma grande variedade de programas que são indicados para você. Fale com a gente!

Veja também: Pós-graduação no exterior – Destinos preferidos dos Brasileiros

Então, gostou das dicas sobre o Duolingo English TEST? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!