Tempo de Leitura: 4 minutos

Quando falamos de intercâmbio para jovens e adolescentes, além do perfil do estudante e a melhor opção de programa de estudos no exterior, nos deparamos também com os diferentes perfis de pais, que podem fazer a diferença nesta escolha. Assim como há diferentes tipos de estudantes – tímidos, independentes, autônomos, dependentes, etc. – há os diferentes tipos de pais – mais protetores, mais conservadores, mais liberais, etc.

É verdade que deixar um jovem viajar sozinho para outro país pode causar certa apreensão nos pais, e isso é bastante normal. Muitas vezes é a primeira viagem que o estudante fará na vida sozinho. Mas isso não pode impedir o desenvolvimento do estudante e a realização do sonho do intercâmbio. Afinal, há também muitos tipos de pacotes, para todos os tipos de pais e estudantes, e todos oferecem segurança e garantias. A seguir, saiba qual a melhor opção escolher para seu filho!

Perfil de estudante – O que é?

Primeiramente, é importante identificar o perfil do estudante, pois é ele quem embarcará rumo ao intercâmbio. É ele quem viverá toda a experiência de estudar no exterior. Informações como a duração da viagem e o tempo que o aluno dispõe, por exemplo, poderá definir se será um intercâmbio de curta ou média duração.

Se estiver matriculado no Ensino Médio, poderá cursar um semestre na High School ou mesmo fazer um curso intensivo durante as suas férias escolares. Além disso, se é mais tímido ou o nível da língua mais básico, poderá optar por intercâmbio em grupo, com instrutores brasileiros. Se já domina o inglês, talvez seja interessante um destino focado no terceiro idioma.

Ou seja, é preciso fazer um levantamento com os gostos, necessidades e temperamento do estudante. O consultor BIL pode ajudar a conciliar as ofertas e destinos disponíveis a partir do que o estudante está buscando.

Perfil pais conversadores x pais liberais

No entanto, também temos os diferentes perfis de pais. Sendo o estudante muitas vezes menor de idade, os cuidados e a disposição dos pais podem variar bastante e determinar o programa de intercâmbio a ser escolhido.

Tanto para pais mais conservadores quanto para pais mais liberais há muitas opções de intercâmbio oferecidos pela BIL, que desde 1985 leva alunos brasileiros a todos os destinos do mundo. Os pais liberais têm foco mais na experiência e desenvolvimento que o filho possa ter e depositam no estudante a confiança de que se sairão bem em sua jornada.

Buscam saber tudo sobre o programa e optam por aquele que oferece mais garantias e segurança, mas estão mais preocupados com a experiência pessoal que o intercâmbio possa oferecer. Contudo, os pais mais conservadores optam por programas com maior controle, com mais esquemas de segurança (com acompanhamento) e querem se sentir seguros a todo momento.

Pais com receio x filhos independentes

Em resumo, os pais mais conservadores optam por programas de intercâmbio com mais garantias, maior controle, precisam de maior contato com os filhos durante a viagem. Preferem hospedagens que oferecem segurança 24 horas e responsáveis sempre presentes.

Em geral, inicialmente optam por programas de curta duração, pelo menos na primeira experiência de intercâmbio, mesmo que seus filhos sejam mais independentes. Mesmo quando os filhos são independentes, há um cuidado maior na hora de escolher e acompanhar a viagem de intercâmbio dos seus filhos.

Deixar o filho crescer

Observe que, atualmente, os programas de intercâmbio oferecem muitas facilidades, segurança, meios de acompanhamento e seleção das escolas, bem como de sua estrutura. A comunicação é em tempo real, muito diferente do que ocorria há décadas. O que é preciso para dar segurança ao estudante já existe: hospedagens com segurança 24 horas, famílias nativas responsáveis, apoio na escola local e pela BIL 24 horas por dia e 7 dias na semana, acompanhamento do embarque à chegada, tipos de seguros-viagem, etc.

Por isso, se os recursos de segurança existem, é preciso encarar o intercâmbio de um modo mais amplo. O intercâmbio é muito mais que uma viagem: é uma forma de dar saltos, de se desenvolver como indivíduo, se ser mais autônomo. Muitas vezes, essa experiência é a oportunidade de creditar confiança no jovem ou adolescente e deixá-lo se desenvolver a partir de uma experiência acadêmica. O aperto no peito sempre existirá por parte dos pais, mas é preciso escolher a melhor opções conforme o perfil – dos pais e, em especial, do estudante – e deixá-lo viajar.

Perfil de viagem

Em suma, independentemente das diferenças entre os perfis de pais e de estudantes, há vários tipos de programas de intercâmbio, que atendem a diferentes necessidades. Em seguida, vejamos alguns deles:

Férias Teen Grupo

Trata-se de um grupo com guia brasileiro da BIL, que ficará alocado juntamente com os alunos. É um exemplo de intercâmbio de curta duração, com viagens de até 4 semanas, para estudantes de 12 a 17 anos. Há destinos variados e alguns destes programas incluem dois destinos (como, por exemplo o Férias Teen Toronto – NYC). Veja todos os destinos disponíveis neste link e baixe os folhetos gratuitos! O controle e a segurança é total, ideal para perfis de pais mais conservadores ou estudantes mais dependentes ou mesmo mais autônomos.

Férias Teen Individual

Neste caso, trata-se de um intercâmbio em grupo com guia estrangeiro, tem acompanhamento nas atividades, mas o estudante não vai no avião com guia BIL. Aqui também tem opção de ficar em universidade ou casa de família, como nos programas já citados. O aluno pode focar em carreiras, esportes, ciências, artes e outros assuntos em seu curso. Veja mais detalhes neste link!

High School

Este é um programa e longa duração, bem tradicional, para fazer o Ensino Médio no exterior. O estudante fica hospedado na escola ou em casa de família nativa e é monitorado a todo momento. Terá aulas em uma escola convencional, com aulas extras de idiomas em horário alternativo. Há muitos destinos para escolher – confira aqui todos os detalhes!

Férias VIP em Londres

Este programa é em grupo, com guia brasileiro mais a partir de 16 anos, voltado para perfil adulto, só que vai um guia BIL para fazer os passeios.

Intercâmbio individual

Há muitas opções de países e escolas a partir de 16 anos é tratado como adulto. É ideal para o perfil de estudante mais independente.

Fale com a BIL!

Fale agora mesmo com um consultor BIL e veja quais são os destinos, tipos de pacotes de intercâmbio, vantagens de cada um e promoções que estão de acordo com o perfil de estudante do seu filho. Aliás, as matrículas para intercâmbio 2024 já estão abertas.

Veja também: Quanto custa estudar no exterior – Planeje o seu intercâmbio!

Então, gostou das dicas sobre perfil do estudante? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!