Tempo de Leitura: 2 minutos

Um intercâmbio não é uma experiência apenas para guardar na memória e nem meramente uma viagem de diversão. É um evento que transforma completamente a vida do estudante. É justamente após o intercâmbio que o contraste aparece e você sente os sinais desta transformação. A seguir, confira o que mudará no seu jeito de ser!

Senso de responsabilidade

De fato, que faz um intercâmbio tem que ter responsabilidade – e isso você acabará levando para a sua vida. É preciso aprender a cuidar de si mesmo, respeitando o espaço alheio. É preciso seguir as regras do país, da hospedagem onde você ficará, da escola em que estudará. As datas e metas precisam ser cumpridas em seu programa de intercâmbio. Nada é mais precioso do que ter responsabilidade por seus atos.

Autonomia após o intercâmbio

Certamente, esta é uma das habilidades mais importantes que se adquire em um intercâmbio. Assim como você terá mais liberdade no seu cotidiano – ainda mais se você é um jovem ou adolescente e está viajando sozinho – terá que desenvolver autonomia para simplesmente se virar sozinho.

A isso damos o nome de autonomia: a capacidade de fazer o que precisa ser feito de modo independente, com responsabilidade, sempre visando o melhor resultado em suas ações individuais.

Tomada de decisão

Em suma, quando se está em um intercâmbio, tudo é novo: o país, as pessoas, o modo de viver, as regras, a língua, a moeda, etc. E assim como no seu país, terá que tomar decisões, em muitos contextos rapidamente.

Aprender a tomar decisões é algo muito importante, ainda mais para jovens e adolescentes. E a experiência do intercâmbio proporciona isso. E mesmo quando se é adulto, parece que adquire novas habilidades que otimizam a tomada de decisão. A mentalidade se amplia e se tem uma visão mais abrangente da situação.

Facilidade em se comunicar

No intercâmbio, você precisa saber se comunicar, transmitir o que você quer. Ninguém poderá fazer isso por você ao longo da sua jornada, uma vez que esta é a intenção da sua viagem: comunicar-se em outro idioma, em um novo país. Você verá que, após o intercâmbio, será mais objetivo na sua comunicação em qualquer lugar, mesmo no seu idioma nativo.

Tolerância

Você aprende que não há país perfeito. Começa a respeitar mais o seu próprio país, mesmo com as contradições que ele possui, pois em todo lugar há contradições. Você aprende que muitas coisas são questão de cultura e que está tudo bem. Aprende que há limites no seu fazer e na sua opinião e que a diversidade pode ser uma coisa boa. O intercâmbio nos faz mais tolerante e a viver com mais leveza, ainda mais referente aquilo que não podemos mudar.

Veja também: Fases do Intercâmbio – Como é estudar no exterior?

Então, gostou das dicas sobre como a vida muda após o intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!