Tempo de Leitura: 4 minutos

Fazer um intercâmbio sozinho é o desejo da maioria dos estudantes brasileiros que desejam estudar no exterior. Os programas em grupo são muito pontuais e de curta duração, diferentemente da maioria dos programas de intercâmbio, onde você pode explorar as suas habilidades de aprender um novo idioma com autonomia e se expressar durante a imersão.

No entanto, ao viajar sozinho, é preciso seguir algumas dicas e regras para a sua segurança e para não cometer gafes. A seguir, saiba o que não fazer durante a sua estadia ao fazer um intercâmbio sozinho!

Intercâmbio sozinho – Como evitar problemas!

Primeiramente, é preciso dizer que, durante um intercâmbio sozinho, é importante tomar certas precauções para garantir uma experiência segura e gratificante. Estas dicas valem para todos, especialmente para alunos adolescentes e jovens, com pouca idade – como quem faz High School – ou para aqueles em que é a primeira vez no exterior.

Selecionamos algumas dicas simples que qualquer estudante, independentemente do destino do intercâmbio, deve seguir.

Ignorar as regras e leis locais

Em suma, todos os países têm as suas regras e leis. É fundamental segui-las, sem questionamentos. Os programas de intercâmbio também possuem algumas regras a serem seguidas, para a sua segurança e conforto. Ou seja, respeitar as leis e regulamentos do país de destino é essencial. Ignorar as regras pode levar a problemas legais e até mesmo à expulsão do país. Logo, é importante saber tudo sobre o país antes de viajar, inclusive as suas regras. Faça a sua pesquisa!

Excesso de confiança com estranhos

Não fale com estranhos é uma regra que falamos para crianças, mas ela continua valendo quando se trata de informações privadas e de pessoas que não conhece direito. Embora seja importante fazer novos amigos durante o intercâmbio, é fundamental manter a cautela ao lidar com pessoas desconhecidas. Isto é, não compartilhe informações pessoais, não vá a lugares que desconheça e fique atento a possíveis golpes ou situações de risco. O mesmo que vale no Brasil vale para qualquer lugar do mundo.

Não consuma de álcool ou drogas

É sempre importante deixar essa regra muito clara. Muitos países não permitem o consumo de álcool antes dos 21 anos – como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo. E as drogas são fortemente combatidas. O uso excessivo de álcool ou drogas pode ser perigoso, prejudicar sua segurança e bem-estar, e até mesmo colocar em risco sua permanência no programa de intercâmbio.

Descuidar da saúde física e mental

Durante o intercâmbio, cuide do seu corpo e da sua mente. Certifique-se de ter um seguro de saúde adequado e busque apoio se estiver enfrentando desafios emocionais. Fale sempre com os responsáveis locais, com a sua família no Brasil, abstraindo a saudade e a distância. Pratique exercícios e cuide com os excessos.

Ser impontual ou faltar a compromissos

Esta é uma regra importante em vários países – a maioria não tolera atrasos e faltas. Ser pontual e responsável é um traço de caráter para muitas pessoas, inclusive durante o intercâmbio. Inclusive, cumpra seus compromissos, como aulas, reuniões e atividades programadas.

Evitar o contato com a cultura local

Aproveite para conhecer e explorar o que o destino tem de bom, sem julgamentos. O intercâmbio é uma oportunidade para mergulhar em uma nova cultura. Sobretudo, evite ficar restrito a grupos de estudantes e prefira conhecer as peculiaridades de onde está instalado.

Isolar-se socialmente

Isso é muito comum, mas deve ser evitado. É normal sentir saudades de casa, isolando-se socialmente, mas neste caso você pode perder oportunidades de criar amizades significativas e vivenciar experiências enriquecedoras.

Desperdiçar oportunidades de aprendizado

Com o intercâmbio, você tem a oportunidade de aprender um idioma e conhecer uma nova cultura, e nem todo mundo tem essa chance. Assim, aproveite ao máximo as oportunidades de aprendizado, tanto acadêmicas quanto culturais. Participe ativamente das aulas, eventos e atividades do intercâmbio. Toda oportunidade é uma oportunidade de aprender. Faça valer a pena!

Deixar de se comunicar

Mantenha contato com sua instituição do curso, com seus responsáveis no programa de intercâmbio e com a sua família. Que seja um contato diário. Comunicar-se regularmente pode ser útil caso surjam problemas. Comunique-se também com as pessoas do seu convívio.

Fale com a BIL!

Gostou das dicas sobre o que não fazer durante o seu intercâmbio sozinho em qualquer país em que for viajar? Para finalizar, aproveite e faça as suas inscrições para o programa High School 2024, que está com matrículas abertas e promoções especiais! Fale com um consultor BIL e veja as diversas ofertas de destino para quem deseja fazer o Ensino Médio no exterior, seja em um curso de média ou curta duração.

Aliás, há muitos tipos de intercâmbio e programas para todas as idades, interesses e de todas as durações. É importante planejar com antecedência para garantir a sua vaga e ter as melhores condições e descontos. Fale com a gente e faça as suas malas!

Veja também: High School nos Estados Unidos – Escolha o seu esporte!

Então, gostou das dicas sobre o que não fazer no seu intercâmbio sozinho? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!