Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitas pessoas têm o sonho de estudar no exterior, mas não fazem ideia de como será a sua rotina no intercâmbio. É claro que a rotina varia com o tipo de intercâmbio que irá fazer e com a duração da estadia no destino. Mas de fato algumas coisas são possíveis prever na hora de planejar a sua viagem. A seguir, confira um pouco mais do que lhe espera nesta experiência!

Rotina no intercâmbio – O que esperar?

Engana-se quem pensa que intercâmbio seja significado de horas exaustivas de estudo e nada mais. Na verdade, a carga horária até pode ser bem grande, mas intercâmbio não é somente estudo. Trata-se de uma imersão cultural, cheia de detalhes, onde a imersão e a interação fazem a diferença na hora de aprender o idioma.

É importante que o estudante esteja aberto para as atividades extras e tenha disposição para explorar, conhecer e imergir culturalmente sem preconceitos quanto à cultura local. Na sua rotina no intercâmbio, sempre você irá se deparar com a mesma realidade que tem no Brasil. Além disso, é preciso ter disciplina para acompanhar as aulas na escola, pois isso fará toda a diferença na sua performance.

Variação da rotina conforme o programa de intercâmbio

Assim, podemos dizer que todo intercâmbio conta com aulas em sala, bem como tarefas escolares e atividades extracurriculares – como passeios, pequenas viagens, etc. Tudo vai depender do tipo de intercâmbio escolhido – e há uma boa variedade de tipos. Por exemplo, intercâmbios em grupo terão uma rotina mais dinâmica, com passeios e atividades externas. Intercâmbios profissionalizantes têm aulas voltadas a interesses profissionais e até mesmo algumas aulas práticas. A rotina do intercâmbio acadêmico depende das atividades em graduação e pós-graduações. Na High School, a rotina depende do horário escolar. E assim por diante!

Isso quer dizer que não há regras para a rotina no intercâmbio, mas as aulas são a base desta rotina conforme o tipo de intercâmbio escolhido. Logo, vamos entender um pouco mais desta rotina! Veja aqui algumas dicas para escolher o intercâmbio ideal!

Momentos de estudo

A base da rotina no intercâmbio certamente serão as suas aulas na escola de idiomas escolhida. Afinal, você está indo para outro país para aprender de modo assertivo e técnico. Há escolas que oferecem aulas em horário integral (manhã e tarde), considerando outras atividades em horários alternativos, e outras oferecem aulas apenas em um período, com maior tempo de atividades extras no período sequente.

Contudo, a rotina no intercâmbio se baseia em aulas. Em um programa geral de intercâmbio, o seu dia irá começar com aulas de idiomas na escola ou no campus. A carga horária depende do programa. É uma oportunidade para conhecer estudantes de todo o mundo, praticar o que está aprendendo e tiras as suas dúvidas com os professores, etc. Em muitos casos, você terá tarefas extras em horários alternativos, geralmente exercícios teóricos. Há nas escolas espaços de convivência, em que será possível interagir com outras pessoas.

Momentos de lazer e passeios

Outra característica do intercâmbio serão os passeios, que poderá fazer me grupo ou sozinho. O mesmo vale dizer para as atividades esportivas, culturais e de lazer, que ocorrem fora do período de aulas. Aproveite estes momentos para praticar o idioma, mesmo que ainda não o domine profundamente. Explore as possibilidades e conheça o destino do seu programa.

Atividades extracurriculares

É comum que os programas de intercâmbio tenham atividades extracurriculares. Apesar de os passeios serem considerados atividades extras, às vezes ocorrem na escola de idiomas jogos, festas, atividades esportivas, artísticas e culturais, eventos e workshops. Esta é uma oportunidade de praticar o idioma e aprender alguma coisa nova.

Aliás, além das aulas e atividades extracurriculares, tem as suas atividades pessoais, como ir ao mercado, transporte, alimentação, o cuidado com o espaço em que está hospedado e seus cuidados pessoais. Estas atividades também fazem parte da sua rotina no intercâmbio.

Rotina do High School

Como dito, há tipos diferenciados de intercâmbio. O High School é o equivalente ao Ensino Médio em outros países. É um programa voltado para adolescentes e jovens que desejam conhecer como é o estudo básico em outro país.

Neste caso, a rotina no intercâmbio depende da rotina escolar, que geralmente vai das 07h00 da manhã às 16h00 da tarde, e inclui aulas eletivas e obrigatórias das disciplinas do Ensino Médio, bem como aulas do idioma local para estudantes estrangeiros, atividades extras e tarefas diárias pessoais. Sem contar que muitos estudantes ficam hospedados em casa de família nativa e a rotina depende da rotina daqueles que o recebem.

Rotina no Work Study – Como é?

Além disso, em alguns países, é permitido trabalhar em horário alternativo aos estudos em intercâmbios para adultos. Logo, isso irá interferir na sua rotina no intercâmbio, pois além de aulas e atividades extras, há atividades profissionais, remuneradas ou não. Assim, a rotina precisa se adaptar aos interesses do estudante que opta por este tipo de intercâmbio.

Rotina em intercâmbio profissionalizante e cursos rápidos

No caso de intercâmbio profissionalizante, além das aulas de idiomas focadas, podem ocorrer atividades práticas em horários alternativos, e isso impactará na sua rotina. Mas toda oportunidade é válida na hora de praticar o que aprendeu.

Além disso, no caso de programas de intercâmbio de curta duração, a rotina pode ser mais intensa em aulas, para que se aproveite ao máximo a oportunidade de imersão. No entanto, estes programas podem ser em período integral ou meio período, bem como pode ser em grupo, com uma rotina programada do começo ao fim do programa.

Viaje com a BIL!

Para todo tipo de pessoa, independentemente dos seus objetivos, a BIL conta com uma proposta de intercâmbio na medida dos seus interesses. Fale hoje mesmo com um consultor BIL e planeje o seu intercâmbio em detalhes. A BIL, desde 1985, leva estudantes brasileiros à outros países e realiza o seu sonho de estudar no exterior!

Veja também: Intercâmbio para quem quer imigrar – Quais as melhores opções?

Então, gostou das dicas sobre a rotina no intercâmbio? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!