Tempo de Leitura: 4 minutos

Tudo bem que o inglês se tornou essencial em todo o mundo. E além do seu idioma nativo, cada vez mais se torna necessário o Terceiro Idioma no mercado de trabalho. Mas há algo sobre aprender uma terceira língua que você ainda não sabe: isso pode transformar a sua vida e oferecer uma experiência pessoal gratificante. A seguir, saiba por que você deve estudar um terceiro idioma e como aproveitar melhor o seu aprendizado!

O que é o terceiro idioma?

Certamente, você fala português – já que está lendo este artigo – e tem esta língua como nativa. Em geral, aprendemos o inglês na escola e este nos é mais exigido no mercado de trabalho como segunda língua, sendo essencial em vários sentidos. Por isso, há uma necessidade gritante um esforço maior para aprendê-lo, pois é falado em todo o mundo e fundamental para ampliar a sua profissão.

No entanto, quando você vai além e decide aprender um Terceiro Idioma, além dos motivos profissionais e suas necessidades, você o fará por outros motivos. Assim, o terceiro idioma é aquele que vai além do idioma nativo e do segundo idioma necessário, sendo escolhido por você conforme as suas afinidades. Ele tem mais a ver com seus objetivos pessoais.

Logo, você o aprenderá mais facilmente, seja porque já aprendeu um idioma estrangeiro antes (e ficará mais fácil aprender outros justamente por isso), seja porque tudo melhora quando aprendemos porque queremos, por um objetivo pessoal.

Por que estudar um terceiro idioma pode ser tão encantador?

Como dito, o terceiro idioma é importante também para a profissão, sendo uma competência já exigida pelo mercado. Mas diferentemente do inglês, a escolha do terceiro idioma é mais pessoal e pode ter a ver com os seus objetivos de vida, lugares que gostaria de conhecer enquanto estuda, férias que sempre quis experimentar. E isso pode oferecer uma experiência encantadora e muito mais facilidade de aprendizagem.

Provavelmente, você já assistiu o filme Comer, rezar, amar (cujo livro tem o mesmo nome), onde a personagem interpretada por Julia Roberts decide, após crises pessoais e após um divórcio, tirar um ano sabático para conhecer lugares que sempre desejou e também para aprender o italiano.

É um bom retrato do que a busca pelo terceiro idioma pode oferecer. Um ano inteiro de aprendizagem, transformações pessoais, novas experiências de vida – e pensar que tudo isso surgiu a partir do desejo de aprender um terceiro idioma.

Vantagens de estudar o terceiro idioma

Estas são algumas vantagens que estudar o terceiro idioma pode oferecer – seja ele francês, italiano, espanhol, etc.:

Maior Competência Comunicativa

Aprender um terceiro idioma melhora suas habilidades de comunicação de maneira geral. Você será mais capaz de falar, escutar, ler e escrever em diferentes idiomas, tornando você um comunicador mais eficaz e versátil.

Turbinar o currículo e a carreira

Em um mundo globalizado, muitas empresas valorizam funcionários que podem se comunicar em vários idiomas. Ter um terceiro idioma em seu currículo pode aumentar suas oportunidades de emprego, especialmente em empresas multinacionais ou em funções que envolvem relações internacionais.

Crescimento Cultural

Aprender um terceiro idioma pode abrir portas para culturas, literatura, cinema e música que você não teria acesso de outra forma. Isso amplia sua compreensão do mundo e sua apreciação por diferentes formas de arte e expressão cultural.

É mais fácil aprender o terceiro quando já se tem o segundo

Adquirir o terceiro idioma é muito mais agradável e fluído, pois você já conhece as suas dificuldades e já passou pela jornada do idioma estrangeiro. Aprender idiomas adicionais aprimora suas habilidades de resolução de problemas e flexibilidade mental. Isso ocorre porque você precisa alternar entre idiomas e adaptar-se a diferentes sistemas de escrita e regras gramaticais.

Amplia o Círculo Social

Aprender um terceiro idioma pode permitir que você faça novas amizades com pessoas que falam essa língua. Isso pode expandir seu círculo social e abrir oportunidades de networking.

Estímulo Cognitivo

É importante se manter em movimento, sempre aprendendo. Estudos mostraram que aprender um terceiro idioma é benéfico para o cérebro. Ele estimula o pensamento criativo, a memória e a resolução de problemas, além de atrasar o declínio cognitivo em idades avançadas.

Maior Autoestima

Você sabia que conquistar a fluência em um terceiro idioma é um grande feito e pode aumentar sua autoestima e confiança pessoal? É uma forma de ampliar o conhecimento sobre si mesmo. Saiba que há diferentes tipos de intercâmbio – para diferentes idades – que possibilitam uma experiência ainda mais construtiva.

Possibilidade de conhecer lugares fora do convencional

Talvez você sempre tivesse interesse em aprender francês, por exemplo. Será esta a sua oportunidade? Certamente, Paris é sempre uma festa – e é um dos destinos mais procurados pelos estudantes e viajantes. Mas e se você pudesse também conhecer outras cidades encantadoras enquanto estuda? Por exemplo, a BIL oferece pacotes para a lindíssima Nice e a pitoresca cidade de Montpellier, no sul da França, banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Fale com a BIL!

A ideia é explorar destinos fora do convencional enquanto estuda, ganhar experiência de vida e trazer na bagagem experiências memoráveis, seja de Montpellier (na França), em uma pitoresca cidadezinha da Itália ou estudar alemão nos Alpes Suíços. Você é quem escolhe! Fale com a BIL! Conheça os diversos destinos fora do radar dos estudantes brasileiros e tenha o apoio que precisa para fazer um intercâmbio para a aquisição do terceiro idioma.

Veja também: Como escolher o destino do intercâmbio? Confira as dicas!

Então, gostou das dicas sobre Terceiro Idioma? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!