Tempo de Leitura: 3 minutos

Muitas pessoas acreditam que o objetivo o intercâmbio seja apenas aprender um idioma em uma escola ou cursar High School (Ensino Médio no exterior). Mas saiba que há outros tipos de intercâmbios. É importante conhece-los para saber qual a melhor opção para você.

Tipos de intercâmbio

De antemão, saiba que é possível fazer um intercâmbio em qualquer etapa da vida. E que basta ter um bom planejamento e definir um objetivo claro para a sua experiência para ter ótimos resultados. Confira mais a seguir!

High School

A High School equivale ao Ensino Médio e é uma opção que ocorre mais comumente nos Estados Unidos. Mas há esta opção para intercâmbio em outros países. É uma alternativa para o público mais jovem, ou seja, adolescentes que desejam passar pelo menos 1 semestre estudando em uma escola estrangeira.

É mais comum, neste tipo de intercâmbio, o estudante cursar o programar por 1 ano, mas há opções mais curtas, como de um, três ou seis meses. Assim, o estudante fica na casa de uma família selecionada e cadastrada pela agência e/ou escola.

Os critérios para este tipo de intercâmbio é em geral ter entre 14 e 19 anos e nível intermediário do idioma, depende do país de destino. Vale a pena ter em mente que o início do programa pode ser julho/agosto ou janeiro /fevereiro, de acordo com o sistema de ensino do país de destino. Os valores variam de acordo com o país.

Au pair

Este tipo de intercâmbio está disponível para mulheres entre 19 a 26 anos e permite trabalhar e estudar nos Estados Unidos. A duração mínima do programa é de 1 ano, mas existe a possibilidade de estender por mais 6 meses ou 1 ano, totalizando 2 anos.

Em resumo a estudante mora em uma família hospedeira, cuida das crianças e deve estudar também. Além disso, recebe um salário pelo trabalho realizado junto as crianças. A grande vantagem é a imersão na cultura e costumes locais e na aquisição de conhecimentos no idioma. Este tipo de intercâmbio é o que tem o melhor custo benefício hoje no mercado. A hospedagem, passagem, refeições, seguro saúde está incluso no valor do programa.

Os requisitos para ingressar em um programa au pair são: ter carteira de motorista, Ensino Médio completo e experiência com crianças.

Intercâmbio para estudo de idiomas

É o tipo de intercâmbio mais popular entre o público brasileiro. O objetivo é o aprendizado de uma língua. Além da imersão na cultura local, os programas podem variar bastante, mas em geral, são mais curtos. Contam com aulas diárias e atividades culturais.

tipos de intercâmbio

Você pode adquirir pacotes conforme a sua necessidade. Por exemplo, de um mês, seis meses ou um ano. Por isso, o preço varia bastante, principalmente em relação ao tempo e ao país.

Intercâmbio para estudo e trabalho

Com certeza, este tipo de intercâmbio é muito vantajoso, porque alia estudo a experiência internacional de trabalho. Os países que oferecem essa oportunidade são: Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Irlanda.

Cada país possui detalhes específicos de funcionamento do programa, visto e documentação exigida. Mas em geral, meio período o estudante segue com seu curso. Na outra parte do dia pode trabalhar.  Contudo, há possibilidade dependo do destino do curso ser profissionalizante e não somente do inglês.

Graduação

Assim como o intercâmbio em High School, o intercâmbio de graduação é outro tipo muito comum. Há várias modalidades, desde estudar somente 1 módulo do curso como obter um certificado ou diploma.

Além de adquirir conhecimentos técnicos, o estudante treina o idioma, tem contato com a cultura local e turbina o currículo. Para tal, normalmente os cursos já exigem certo gral de proficiência do idioma. A desvantagem é que normalmente o valor de um diploma é alto, mas isso pode ser contornado com planejamento prévio.

Especialização

Este é um dos tipos de intercâmbio mais relevantes para quem quer turbinar a carreira. Você pode cursar nesta modalidade desde um curso de idioma focado na sua área de trabalho até cursos específicos na sua área como por exemplo: Curso de Marketing, Business, Ti, Professores de Inglês e muitos outros.

Intercâmbio com trabalho voluntário

Este é um tipo de intercâmbio muito interessante, pois funciona como uma troca. O estudante paga para viajar para o país e realiza uma ação social em contrapartida. Com isso, garante a moradia, transporte e alimentação grátis.

Em suma, há várias vantagens: aprendizado do idioma, imersão cultural, apoiar causas ou ajudar pessoas e animais, turbinar o currículo, etc. A duração média de programas como este é de um a três meses.

Veja também: Confira as vantagens de trabalhar e estudar na Nova Zelândia

Gostou das dicas sobre tipos de intercâmbio? Aproveite para planejar e conte com a equipe Bil Intercâmbios para realizar a sua próxima viagem! Compartilhe estas dicas nas redes sociais! Não se esqueça de seguir a Bil Intercâmbio no Instagram!