Tempo de Leitura: 3 minutos

A Irlanda sempre esteve na lista dos países que não exigiam visto prévio a entrada para brasileiros como: turista, estudo de cursos rápidos e para o intercâmbios de estudo e trabalho. Mas com a pandemia de coronavírus, algumas disposições legais mudaram e agora há a obrigatoriedade de aprovação prévia. Ou seja, agora é preciso ter visto para entrar na Irlanda, inclusive se você deseja fazer intercâmbio para o país. Veja mais informações a seguir!

Visto para Irlanda – O que mudou?

O brasileiro poderia entrar na Irlanda sem visto prévio, como ocorre em alguns países da Europa e Nova Zelândia por exemplo. Isso se devia por causa de um acordo que o Brasil tinha com o país. Assim, até então, bastava apresentar os seguintes documentos ao chegar na Irlanda, e uma vez que estivesse chegado, o viajante brasileiro poderia aplicar para o visto em território.

Estes eram os documentos solicitados:

  • Passagem de volta
  • Passaporte válido por, no mínimo, seis meses
  • Seguro-viagem
  • Comprovação financeira para se manter durante a viagem
  • Reserva em hotel/residência ou carta-convite do local onde ficará durante a visita
  • Entre outros.

Contudo, recentemente, mais precisamente em 28 de janeiro de 2021, o governo da Irlanda passou a exigir visto para entrada de brasileiros no país, seja qual for o motivo da viagem – visto de turismo de até 30 dias, visto até 3 meses ou visto acima de 3 meses, por exemplo.

visto para Irlanda

A quantidade e tipos de documentos exigidos também aumentaram para cada tipo de visto, como poderá conferir na página de consulados e embaixadas.

Vale destacar que mesmo que você tenha parentes morando na Irlanda, não é permitida a entrada sem o visto, já que brasileiros que não têm o IRP (Irish Residence Permit).

Visto on-line

No momento, não está claro se a necessidade de brasileiros aplicarem para um visto antes de embarcar continuará ou não após 5 de março ou se estenderá. Por isso, vale a pena se familiarizar com o sistema. Já os brasileiros que possuem algum tipo de visto (já aprovado e expedido) e o IRP (Irish Residence Permit) têm autorização de voltar à Irlanda.

Segundo o governo da Irlanda, no momento apenas os pedidos de vistos de longa duração concedidos para fins essenciais estão sendo considerados.

Mas você pode aplicar para o visto de estudante on-line se desejar, por exemplo, fazer um intercâmbio no segundo semestre de 2021.

Preços do visto para a Irlanda

A boa notícia é que até o momento brasileiros são isentos das taxas consulares. No entanto, pode haver honorários. Para informações mais abrangentes, consulte a página oficial do Embaixada da Irlanda no Brasil.

Vale ressaltar que a Irlanda está em período de lockdown, que foi estendido pelo menos até 5 de março de 2021. Não há definição para após este período. Então, é preciso aguardar as novas informações.

Apesar do cenário acima, as escolas da Irlanda continuam aceitando inscrições para: 2021, 2022 e até mesmo 2023 honrando o preço atual, o que é uma grande vantagem para quem deseja realizar uma viagem no futuro. Se desejar preços dos intercâmbios para Irlanda de curta duração ou do programa de Trabalho e Estudo, basta entrar em contato com os consultores pelo whatsapp aqui.

Veja também: É vantajoso estudar na Europa? Saiba como funciona o High School

Gostou das dicas sobre visto para Irlanda? Aproveite para planejar e conte com a equipe Bil Intercâmbios para realizar a sua próxima viagem! Compartilhe estas dicas nas redes sociais! Não se esqueça de seguir a Bil Intercâmbio no Instagram!