Tempo de Leitura: 3 minutos

Ao escolher um destino para seu intercâmbio, há vários aspectos a serem discutidos. A acomodação, quantas semanas de estadia, qual o curso e sua duração e tudo que está incluso. Em meio a tantas decisões, algumas coisas podem passar batido. O passaporte está em dia? E o visto? Aliás, para onde está indo precisa de visto? Veja a seguir detalhes sobre visto e quais países pedem a permissão de entrada.

O que é o visto?

O visto é o documento que permite a entrada de um visitante a um país e determina quais atividades ele pode realizar durante sua permanência no país. Alguns fatores como a característica de sua permanência e a sua autorização determinam o visto. Ou seja, se você for a turismo é um tipo de visto, se for a trabalho é outro e se for estudar é outro. Caso não cumpra com os fatores do seu visto, você pode ser deportado e até impedido de voltar ao país. E pior que isso, se entrar no país sem visto, você se torna um imigrante ilegal.

Para intercâmbio

Para um programa de intercâmbio, primeiro é preciso pesquisar e saber se o destino escolhido necessita de visto. Portanto, a partir daí, você vai em busca da documentação necessária. Se o país de escolha exige visto de brasileiro, é preciso ir atrás dos documentos e dos formulários certos. Cada país tem uma lei de imigração específica.

ATENÇÃO: dependendo do intercâmbio que escolher, muitas vezes para dar entrada no pedido de visto é necessário apresentar alguma documentação específica que comprove a intenção da viagem, como por exemplo: carta de aceitação da escola, comprovante de pagamento da curso, formulário provando a matrícula ou ainda documento emitido pelo governo local. Então, em muitos casos, para dar entrada no pedido de visto é necessário se inscrever no intercâmbio primeiro! Por isso, é essencial ter o auxílio e orientação de especialistas para entender todo o processo.

Tipos de visto

Existem vários vistos e cada país tem a sua denominação e característica, mas no geral, esses são os mais conhecidos:

Nos Estados Unidos, a divisão de vistos é diferente:

  • Vistos de Não Imigrante: são os de turismo, negócios, estudante, au pair e estudantes no geral
  • Vistos de Imigrante: relacionados a imigrantes com base em emprego, com bases em laços familiares e noivos ou cônjuges de cidadão americano.

Países que precisam de visto

Em suma, a BIL oferece programas de intercâmbio para mais de 20 países. Para ficar mais fácil, veja na tabela abaixo quais países precisam ou não de visto e ao lado o link das orientações de como conseguir:

PAÍS VISTO ORIENTAÇÃO
África do Sul não* clique aqui
Alemanha não* clique aqui
Argentina não* clique aqui
Austrália sim clique aqui
Áustria sim clique aqui
Bélgica sim clique aqui
Bolívia sim clique aqui
Canadá sim clique aqui
Chile não* clique aqui
Costa Rica sim clique aqui
Cuba sim clique aqui
Emirados Árabes sim clique aqui
Equador sim clique aqui
Espanha não* clique aqui
EUA sim clique aqui
França não* clique aqui
Inglaterra sim clique aqui
Irlanda sim clique aqui
Itália não* clique aqui
Malta não* clique aqui
México  sim clique aqui
Nova Zelândia  não* clique aqui
Países Nórdicos não* clique aqui
Peru visto de estudante, sim clique aqui
Suíça não* clique aqui

* nestes casos, o visto não é necessário para permanência até 90 dias no país (alguns casos, como Inglaterra, 180 dias). Portanto, se o visitante ficar 3 meses no destino sem visto e voltar ao país de origem não há problema algum. Porém, caso deseja ficar mais que 90 dias é necessário solicitar um visto, de acordo com a característica de sua viagem, seja de estudo, a negócios ou a trabalho.

Então, já escolheu o seu destino?

O visto não serve como impedimento para o seu sonho. Muitos ficam apreensivos com esse processo, mas hoje em dia muitos processos são feitos online e de forma mais prática e rápida. Sem falar que você pode contar com a ajuda de um despachante, nós da BIL contamos com um parceiro que sempre está à sua disposição. E muitos países não precisam de visto para até 3 meses de permanência no país, o que te garante uma ótima experiência e menos burocracia para sua viagem.

Fale com um consultor BIL e saiba detalhes do que está procurando!

Veja também: Prazo de isenção das entrevistas de renovação de visto americano é prorrogado

Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!