Tempo de Leitura: 3 minutos

Estudar e trabalhar no exterior é possível e muitos países estão preparados para recebê-lo de forma legalizada, com visto especial. Mas algumas dicas podem fazer a diferença para que a sua experiência de intercâmbio seja incrível e ainda renda lucros durante a sua estadia. A seguir, confira algumas destas dicas!

1) Escolha uma agência especializada e tenha mais segurança

O primeiro passo é saber quem pode ajudá-lo a realizar o seu sonho de estudar e trabalhar no exterior. Afinal, apenas alguns países permitem o visto de trabalho para estudantes e é preciso entender como funciona e as melhores opções de pacotes.

Certamente, a BIL Intercâmbios é a melhor opção, pois desde 1985 é especializada em realizar o sonho do intercâmbio entre estudantes brasileiros. A empresa tem parceria com as melhores escolas de intercâmbio do mundo, em diferentes países e idiomas.

Deste modo, um consultor BIL pode ajudá-lo a identificar o destino ideal que tenha visto de trabalho e estudo, apresentar os melhores programas e propostas, e preparar com detalhes a sua viagem. Fale com a gente!

2) Faça um planejamento detalhado com calma

É ideal fazer um planejamento com calma e nos mínimos detalhes, considerando todas as informações do programa de intercâmbio escolhido. Informações como onde vai morar, onde vai trabalhar, como é a sua escola, qual o meio de transporte utilizado, qual o seu custo de vida no país de destino, quais os documentos necessários antes de embarcar, entre outras informações são essenciais para montar o seu plano de intercâmbio.

Em geral, costuma-se dizer que 1 ano é o tempo necessário para planejar o seu intercâmbio com calma. Por isso, as ofertas para quem deseja estudar e trabalhar no exterior em 2023 já estão abertas – fale com um consultor BIL e conheça.

Mas se você tem disponibilidade e habilidade em planejamento, 6 meses pode ser um tempo apropriado, mas considere as datas e prazos do consulado e da escola neste caso. Veja aqui algumas dicas!

3) Saiba quais países oferecem alternativas para quem quer estudar e trabalhar no exterior

Em suma, alguns países oferecem vistos de estudante que permitem o trabalho, seja para estágio, meio período e férias, trabalho voluntário ou mesmo para período maior fora do horário de estudo. Isto é, cada país conta com suas leis e diretrizes. Logo, é importante conhecer bem o que diz o visto para o país que escolheu.

Por exemplo, estes são alguns países que permitem trabalhar enquanto você estudo (work and study): Austrália, Canadá, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Malta ou Nova Zelândia.

4) Caia na imersão!

Fuja dos brasileiros e aproveite cada oportunidade nos seus ambientes de trabalho ou estudo para se desenvolver no idioma. Ou seja, esta vantagem apenas um intercâmbio pode oferecer a você. Aliás, no caso de quem trabalha e estuda no exterior, as chances de aprofundamento pela imersão são ainda maiores.

5) Planeje os seus próximos passos

Um programa de intercâmbio para quem quer estudar e trabalhar no exterior é ideal, pois é uma ótima oportunidade inclusive para financiar a sua estadia ou os seus estudos. Desta forma, amplia a aprendizagem e ainda permite, em muitos casos, a inserção no mercado de trabalho no país de destino. Inclusive, isso é muito interessante para quem deseja ampliar a sua estadia futuramente ou mesmo aplicar para a imigração. Depois desta experiência, mantenha as suas perspectivas abertas para outras oportunidades!

Veja também: Orçamento para intercâmbio – Como fazer? O que considerar?

Então, gostou das dicas sobre como estudar e trabalhar no exterior de forma legal e aprendendo ainda mais o idioma? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!