Tempo de Leitura: 4 minutos

Pensando em imigrar ou pelo menos fazer um intercâmbio no Canadá? Uma dica é conhecer as categorias de profissão para imigração no Canadá. O país, todos os anos, lança profissões em destaque em que há demanda e procura pelo país, permitindo que profissionais de todo o mundo possa aplicar para visto de trabalho em diferentes províncias. Saiba mais sobre este sistema a seguir!

O que é o Express Entry (EE) e o Nacional Occupational Classification – NOC?

O sistema Express Entry (EE) é uma das formas em que a maioria das pessoas consegue a residência permanente no Canadá, pois abrange as principais categorias dos diversos programa de imigração. Você pode aplicar para o EE tanto estando fora quanto dentro do país.

A ideia é atrair profissionais especializados para o mercado de trabalho canadense. O Express Entry, bem como a imigração do Canadá, utiliza para isso o Nacional Occupational Classification – NOC, uma classificação de ocupações em alta no país, e com isso, verificar a elegibilidade de um trabalhador.

Para ficar mais claro, o NOC aponta a ocupação que um trabalhador exerceu, e isso será usado no perfil do Express Entry. No entanto, além da categoria de classificação da ocupação, os candidatos também são avaliados conforme as atividades que desenvolveu profissionalmente e na experiência. Ou seja, ao aplicar na imigração do Canadá, é preciso que o seu perfil tenha determinadas habilidade e esteja de acordo com a classificação de profissões, que vai de 0 a A, B C ou D.

Assim, para cada categoria, há uma série de requisitos e habilidade. Em resumo, há vários programas e cada um deles segue seus requisitos:

  • Express Entry: habilidades tipo 0, A ou B;
  • Atlantic Immigration Pilot: habilidades tipo C ou D;
  • Provincial Nominee Program: todos os níveis.
  • NOC e ranking no Express Entry

Estes são alguns tipos de programas de imigração em que você também pode aplicar: Provincial Nominee, Startup Visa Program, Self-Employed Program, Caregivers ou Rural and Northern Immigration. Logo, você quiser aplicar para a categoria Express Entry, conforme uma profissão que esteja em alta, que é divulgada em um relatório com os principais dados do programa.

Importância da proficiência para imigrar

É claro que são muitos os requisitos para a aplicação na imigração do Canadá, e não são apenas requisitos profissionais. Uma destas premissas é ter nível de proficiência em inglês ou francês, conforme a província para a qual deseja imigrar.

Imigração do Canadá

Por isso, muitas pessoas que fazem ou já fizeram um intercâmbio no país se saem melhor na hora de se inscrever para programas de imigração, pois conseguem ter boas notas nas provas de proficiência ou no IELTS. O intercâmbio permite com que a pessoa estude e se prepare para um futuro mais promissor no país.

Falta de mão de obra especializada no Canadá?

A pandemia e a crise de 2020 trouxe grandes prejuízos para o Canadá, assim como ocorreu na maioria dos países. O Canadá conta com uma população que está envelhecendo rapidamente, mas que em contrapartida, se desenvolve e cresce economicamente, requerendo mão de obra de outros países.

Mesmo com o desemprego em alta, o governo anunciou que o país se prepara para receber até 2023 cerca de 1,2 milhão de imigrantes, incluindo brasileiros. Mesmo que pareça um sonho distante, saiba que o intercâmbio pode abrir portas e ainda dá tempo de se preparar.

Profissões em alta

Todos os anos, a lista de categoria de profissões para que imigrantes solicitem o visto muda em relação à sua pontuação. Uma dica é conferir qual a pontuação da sua profissão e saber se há demanda por ela no país. É possível fazer uma simulação nesta página do governo canadense. Vale lembrar que esta classificação muda conforme a demanda de cada província.

Pode-se dizer que algumas áreas profissionais são muito requisitadas atualmente, uma vez que o país investe de forma constante nestes segmentos. É o caso das áreas de TI – Tecnologia da Informação, Saúde, Engenharia (dos mais diferentes tipos), Finanças, Serviço Social, etc. Mas há profissões como soldador, recepcionista, vendedor, gerente de RH, contador, entre outros. Vale a pena conferir e saber se a sua profissão também está em alta.

Como imigrar para o Canadá?

Há muitos meios de imigrar para o Canadá. Trabalho e estudo são os principais motivos. Isso porque uma coisa pode levar a outra. Pessoas que fazem intercâmbio, seja para cursos superiores ou pós-graduação, seja por cursos de idiomas, têm mais condições de melhorar o visto ou mesmo passar por um processo de imigração.

Inclusive, é possível estudar e trabalhar no Canadá durante o intercâmbio. Isso contribui para que você tenha uma experiência comprovada mais abrangente.

Estes são alguns requisitos para quem deseja imigrar:

  • Ter condições financeiras para sustento individual e/ou familiar após a chegada no país.
  • Ter um diploma de graduação na área de interesse.
  • Contar com experiência profissional mínima de 1 ano em período integral no país de origem.
  • Atender aos requisitos mínimos de proficiência em um dos idiomas oficiais do país (inglês ou francês).

Comece com um intercâmbio no Canadá

Que tal fazer um intercâmbio no Canadá? A BIL Intercâmbios possui diferentes programas a sua disposição, que podem ser a porta de entrada para uma futura imigração. Além disso, saiba que a imigração pode ser solicitada no país ou mesmo ainda no Brasil. Há matrículas abertas em diferentes escolas canadenses, principalmente para 2022. Fale com um dos especialistas da BIL e planeje melhor o seu futuro!

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre imigração do Canadá? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!