Tempo de Leitura: 2 minutos

Muitos brasileiros sonham em conseguir um trabalho no exterior, seja para conquistar salários e condições melhores, seja para alavancar a sua carreira. O fato é que, em muitos casos, você irá competir com profissionais locais e outros profissionais, de outros países, que têm a mesma pretensão. No entanto, algumas dicas podem ser úteis e fazer com que você saia na frente. Confira!

Como aumentar as suas chances de trabalho no exterior e imigrar

De forma estratégica, alguns passos podem alavancar o seu objetivo de trabalhar no exterior:

Saiba o idioma

Isso é fundamental para quem deseja conseguir um trabalho no exterior. Do contrário, ficará muito difícil de conseguir. Geralmente, os empregadores contratam apenas quem consegue se comunicar. Se você deseja uma oportunidade legalizada e de qualidade, aprenda o idioma. É por isso que muitos fazem um intercâmbio antes de conseguir um trabalho, pois assim aprofundam o idioma e conhecem o mercado local.

Tenha um plano de ação

Planejar é preciso, em qualquer situação. Saiba onde quer ir, o tipo de trabalho que deseja conseguir, como conseguir, quanto deseja ganhar, o que é preciso fazer desde o Brasil, etc. Faça um plano de ação detalhado.

Crie um histórico no país

Uma vez que conseguir uma oportunidade, desenvolva um histórico de atuação no país. Você pode começar também, a estudar algo, fazer trabalho voluntário, abrir uma conta em um banco local, etc. Novamente, quando você faz um intercâmbio prévio, você já consegue criar este histórico, o que para muitos países é válido na cessão de vistos e oportunidades, como é o caso do Canadá, por exemplo.

Faça um intercâmbio

Definitivamente, fazer um intercâmbio abre muitas portas e torna tudo mais fácil para conseguir um trabalho no exterior. Em muitos países, é possível estudar e trabalhar em meio período e até estender a sua permanência. Fale com um consultor BIL para saber mais sobre as oportunidades.

Tire certificações

Falar o idioma é muito importante, mas tirar certificações de segunda língua é essencial, ainda mais quando você tem a intenção de imigrar ou trabalhar em empresas multinacionais, por exemplo. Estas certificações são oficiais e internacionalmente reconhecidas. Veja mais nesta matéria!

Faça buscas especializadas ainda no Brasil

Busquem em sites especializados por vagas no exterior. Aliás, faça busca de vagas em multinacionais que atuam no Brasil, uma vez que muitas enviam trabalhadores brasileiros para outras funções no exterior.

Faça um currículo internacional

Há muitos modos de fazer um currículo profissional. No entanto, alguns modelos são considerados internacionais, já formatados naquilo que as empresas buscam. Pesquise na internet os principais formatos e tenha-os em português, inglês ou mesmo em outro idioma.

Fale com a BIL!

Está pronto para fazer as suas malas e seguir em seu intercâmbio? A BIL leva estudantes brasileiros ao mundo desde 1985, sendo uma agência especializada com várias escolas parceiras ao redor do planeta. Fale agora mesmo com um consultor e saiba quais são os melhores destinos para o seu perfil!

Veja também: Pós-graduação no exterior ou no Brasil – Ajudamos você a decidir!

Então, gostou das dicas sobre como obter um trabalho no exterior e até imigrar? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!