Tempo de Leitura: 3 minutos

O processo da solicitação de visto americano pode até ser burocrático, mas não precisa ser um impedimento para você viajar ou estudar fora. Basta estar atento aos prazos, documentos exigidos e seguir o passo a passo a seguir. Em muitos casos, até mesmo para estudar – realizando um intercâmbio de curta duração – basta o visto comum de turista. A seguir, veja como solicitar e conseguir o seu visto!

Visto americano – O que é?

Em resumo, para a entrada nos Estados Unidos de forma legalizada, será preciso solicitar em um consulado ou embaixada o visto americano, um documento que será anexado ao seu passaporte e que dará permissão ao território americano. Para isso, é preciso seguir os trâmites exigidos e divulgados no site oficial da embaixada americana no Brasil.

Tipos de vistos americanos para quem deseja estudar fora

Basicamente, há três programas de vistos que interessam os estudantes que desejam estudar nos Estados Unidos:

  • Turismo (B1/B2) – Estudo até 3 meses e o curso possui carga horária de no máximo 17 horas por semana.
  • Estudante (F1) – Cursos com qualquer duração e carga horária acima de 17 horas por semana. Cursos com qualquer carga horária acima de 3 meses. Estudantes de High School em escolas particulares e públicas pagas pelo aluno.
  • Intercâmbio (J1) – Estudantes de High School em escolas públicas. Aupairs.

Passo a passo do visto americano

De fato, o processo de obtenção de um visto americano, também conhecido como visto de não-imigrante, pode envolver vários passos. Confira a seguir!

Passo 1: Determinar o Tipo de Visto Necessário

Identifique o Propósito da Viagem: Primeiramente, determine se você está viajando a turismo, para estudos, negócios ou outras finalidades.

Escolha o Tipo de Visto: Com base no propósito da viagem, escolha o tipo de visto adequado (por exemplo, B-1/B-2 para turismo e negócios, F-1 para estudantes, etc.).

Passo 2: Preencher o Formulário DS-160

Acesse o Site do Consulado: Vá para o site do consulado dos EUA no seu país e encontre a seção de solicitação de visto.

Preencha o Formulário DS-160: Sobretudo, complete o formulário DS-160 on-line. Certifique-se de fornecer informações precisas e atualizadas.

Guarde o Código de Confirmação: Após preencher o formulário, você receberá um código de confirmação. Anote-o, pois será necessário para agendar a entrevista.

Passo 3: Pagar a Taxa de Solicitação de Visto

Acesse o Sistema de Agendamento: Vá para o site do serviço de agendamento de visto e pague a taxa de solicitação de visto. As taxas podem variar de acordo com o tipo de visto.

Guarde o Recibo de Pagamento: Em seguida, após o pagamento, imprima ou salve o recibo de pagamento, pois você precisará dele para agendar a entrevista.

Passo 4: Agendar a Entrevista

Acesse o Sistema de Agendamento Novamente: Use o código de confirmação do DS-160 e o recibo de pagamento para acessar o sistema de agendamento novamente.

Escolha o Local e a Data: Em segundo lugar, selecione o consulado ou embaixada onde deseja realizar a entrevista e escolha uma data disponível.

Passo 5: Preparar a Documentação Necessária

Documentos Gerais: Reúna documentos como passaporte válido, foto recente, página de confirmação do DS-160, recibo de pagamento da taxa, entre outros.

Documentos Específicos: Dependendo do tipo de visto, podem ser necessários documentos adicionais, como comprovantes financeiros, carta de aceitação da escola (para estudantes), carta convite (para visitantes), etc.

Passo 6: Comparecer à Entrevista

Chegue no Horário Marcado: Chegue ao consulado ou embaixada no horário marcado para a entrevista.

Entrevista: Esteja preparado para responder perguntas sobre sua viagem, propósito da visita e outros detalhes. Seja honesto e claro em suas respostas.

Passo 7: Acompanhar o Status do Visto

Acesse o Sistema On-line: Para finalizar, após a entrevista, você poderá acompanhar o status do seu visto online.

Receba o Passaporte de Volta: Se o visto for aprovado, você receberá seu passaporte com o visto. Em caso de recusa, será fornecida uma explicação.

Veja também: 5 séries na Netflix para aprender inglês mais rápido

Então, gostou das dicas sobre como emitir o visto americano? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!