Tempo de Leitura: 3 minutos

Certamente, fazer uma pós-graduação no exterior abrirá muitas portas na sua vida profissional. E entre os estudantes brasileiros, alguns destinos está em destaque, seja pela importância da instituição, estrutura da cidade, acesso e seleção ou por ser de fácil adaptação. A seguir, veja quais são os principais tipos de pós-graduação no exterior, quais os destinos amis populares e como ingressar!

Pós-graduação no exterior – Tipos

Uma pós-graduação é um curso que ocorre após o bacharelado ou licenciatura, ou seja, após a graduação. Há alguns tipos que seguem uma ordem hierárquica de importância. Geralmente, as instituições internacionais recebem alunos de todas as partes do mundo, o que limita bastante o acesso, dada a oferta e procura.

Há muitos tipos de especialização, seja no Brasil ou no exterior, que geralmente têm peso internacional e que vai revolucionar a sua carreira, seja ela acadêmica ou não. Estes são alguns tipos de especializações:

  • Pós-graduação lato sensu
  • Mestrados profissionais
  • Mestrados acadêmicos
  • PhD
  • Doutorados sanduíches

Melhores destinos

Alguns destinos se destacam entre as preferências dos brasileiros e os motivos são muitos: importância acadêmica, facilidade de adaptação, oferta de bolsas, acessibilidade, etc. Sobretudo, destacamos estes destinos:

  • Canadá – As instituições canadenses possuem o processo seletivo mais simplificado e acessível, além de terem grande relevância internacional. O custo de vida, e de estudo, é mais em conta em relação a outros países e há a possibilidade de trabalhar enquanto você estuda. Possui uma grande variedade de cursos, seja para College ou University.
  • Estados Unidos – Ainda é um dos principais destinos de estudantes de pós-graduação no exterior, já que conta com renomadas instituições de ensino. O processo seletivo é mais concorrido que as universidades canadenses e o custo de vida pode ser maior.
  • Reino Unido – O país conta com instituições de ensino que oferecem programas de pós-graduação no exterior que existem há mais de 1.500 anos. É ideal para quem busca tradição e renome estudando em um país de língua inglesa.
  • Irlanda – Também conta com instituições muito tradicionais e renomadas e baixo custo de vida, o que tem atraído muitos brasileiros.
  • Austrália – Os custos de estudo e vida podem até ser elevados, dependendo da região australiana, mas a Austrália vem se destacando no cenário acadêmico e oferece vários programas de tecnologia, finanças e administração, entre outras áreas do conhecimento.

Seleção e como conseguir chances maiores de aprovação

Cada processo seletivo tem as suas regras e varia conforme a instituição de ensino escolhida e as regras de vistos deste gênero. Assim, o primeiro passo é conhecer bem o processo seletivo da instituição em que escolheu para estudar, pesquisando inicialmente em seu site.

Em geral, os processos seletivos exigem os seguintes tipos de documentos para a aplicação: Histórico escolar, Currículo Vitae, Certificação Internacional de proficiência em língua inglesa, Personal Statement, Carta de recomendação e, em alguns casos, provas padronizadas (como GMAT e GRE). Os programas de pós-graduação também podem solicitar um projeto de pesquisa e cartas dos orientadores assim como entrevistas.

Em destaque, está a certificação de proficiência. Se você não pode comprová-la, dificilmente será aceito. Logo, uma dica é turbinar o idioma antes mesmo de aplicar para a pós-graduação no exterior. Você pode fazer, por exemplo, um curso preparatório para a certificação desejada meses antes de ingressar e conquistar a certificação.  Boa notícia é que há uma grande variedade destes cursos e muitos estão com matrículas abertas – fale com um consultor BIL!

Fale com a BIL!

Já se decidiu pelo intercâmbio ou por ingressar em uma pós-graduação no exterior? Fale agora mesmo com um dos consultores BIL para saber mais sobre a aplicação no curso, oferta de vagas, matrícula e tudo mais o que precisar saber. O atendimento BIL começa na escolha do intercâmbio e segue até o seu retorno ao Brasil. Investir em um intercâmbio é investir no seu futuro!

Veja também: Lifestyle Australiano + Cursos com vagas abertas!

Então, gostou das dicas sobre pós-graduação no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!