Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sempre sonhou em fazer um intercâmbio, mas por algum motivo, isso não aconteceu quando era mais jovem. Os impedimentos são vários: faculdade, dinheiro, relacionamento, medo, emprego estável etc. Com o passar dos anos, esses fatores, muitas vezes, deixam de ser significativos e a vontade de viajar não desaparece. A partir daí, surge o famoso questionamento: será que um intercâmbio para maiores de 30 anos é possível?

Se você está em busca dessa resposta, este post é para você! Nele você entenderá o porquê precisa começar a planejar sua viagem agora mesmo! Está curioso? Então, continue lendo para descobrir algumas vantagens de fazer um intercâmbio com mais de 30 anos. Vamos nessa?

Quais os tipos de intercâmbio?

Antes de falarmos das vantagens de fazer um intercâmbio aos 30 anos de idade ou mais, vamos citar os principais tipos. Anote aí:

  • intercâmbio de curta duração: normalmente, é feito em um período de férias (duas semanas), sendo a oportunidade perfeita para aprimorar um idioma e conhecer um novo destino;
  • intercâmbio de estudo e trabalho: disponível em destinos que aceitam que a pessoa trabalhe enquanto estuda, como Canadá, Austrália e Irlanda;
  • intercâmbio de estudo e viagem: é a opção para aqueles que querem turbinar os estudos, sem focar no trabalho. Nesse caso, é possível realizar viagens durante ou após o intercâmbio (no período de férias).

Por que fazer um intercâmbio depois dos 30?

Agora que você já conhece alguns tipos de intercâmbio, vamos descobrir as vantagens de embarcar nessa aventura depois dos 30!

Imersão em uma nova cultura

O primeiro grande motivo para fazer um intercâmbio após os 30 anos é a oportunidade de conhecer e viver novas culturas. Fazer novas amizades, saber como as pessoas de um outro país se comportam, quais são seus costumes, o que gostam de comer e adquirir novos conhecimentos, é uma oportunidade única, e que, com certeza, não tem idade!

Aliás, com 30 anos ou mais, provavelmente você dará mais valor a esses detalhes e, possivelmente, também aproveitará mais a viagem.

Possibilidade de viver aventuras em uma fase mais madura

Além de afirmarmos que o intercâmbio para maiores de 30 anos é muito válido, arriscamos dizer que ele deve ser feito novamente, mesmo pelas pessoas que viveram essa oportunidade quando eram mais jovens.

Com certeza, a fase mais madura da vida proporcionará novas experiências. Na fase adulta, talvez o intercâmbio e a viagem sejam muito mais estruturados, planejados e aproveitados.

Aprimoramento de uma nova língua e de trabalho

Outra grande vantagem do intercâmbio para maiores de 30 anos é a possibilidade de aprimorar uma língua que seja essencial para a profissão, ou até encontrar um trabalho que possa acrescentar e ser positivo para a carreira.

Na juventude, normalmente a pessoa não sabe ainda qual carreira seguirá e nem quais idiomas serão necessários em sua vida. Sendo assim, não podem focar especificamente naquilo que é necessário para almejar o sucesso. Já aqueles que têm 30 anos ou mais, muitas vezes, já estão postos no mercado de trabalho e sabem no que devem focar.

Além disso, existem escolas com campus específicos para estudantes com 30 anos ou mais. Esse é um excelente benefício, pois proporciona a possibilidade de um network entre pessoas com objetivos de intercâmbio parecidos, fazendo com que os estudos possam ser levados mais a sério.

Oportunidade de intercâmbio para a família

A nossa última dica é sobre uma modalidade de intercâmbio que não colocamos no primeiro tópico propositalmente, pois queríamos falar mais: o intercâmbio para toda a família. Grande parte das vezes, pessoas com mais de 30 anos já têm uma família formada.

A boa notícia é que é possível levar todos os membros nessa aventura junto com você. As crianças podem se matricular em escolas regulares e o cônjuge, na maioria dos destinos, pode ir junto como acompanhante.

Viajar é tudo de bom, e não é a idade que vai afastar você desse sonho. Como vimos, intercâmbio para maiores de 30 anos é possível! Basta um pouco de planejamento, dedicação e muita vontade.

E então, está esperando o que para fazer as malas agora mesmo? Aproveite e descubra qual a duração ideal de um intercâmbio!