Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabia que a África do Sul, apesar de pouco conhecida pelos brasileiros, é um dos destinos mais tradicionais de intercâmbio de quem deseja aprender ou aperfeiçoar o inglês? Além disso, é um país muito diversificado e cheio de atrações culturais e naturais. Também possui várias vantagens. Então, a seguir, conheça um pouco mais da África do Sul!

Principais cidades

Johanesburgo, Pretoria, Bloemfontein e Cidade do Cabo são as principais cidades da África do Sul e destino da maioria dos intercambistas. Mas Cidade do Cabo (Cape Town) é ainda mais procurada, por ser litorânea e ter escolas renomadas. O país possui 11 idiomas oficiais, sendo o inglês o principal deles. Muitos brasileiros ainda não sabem que a África do Sul tem o inglês como idioma nativo.

São várias escolas de idiomas e grandes universidades que recebem estudantes brasileiros, como a Universidade de Witwatersrand, a Universidade da África do Sul e a Universidade da Cidade do Cabo, por exemplo. A história do país é riquíssima e diversa, que vale a pena conhecer.

Intercâmbio para África do Sul – Vistos e documentação

Para turistas brasileiros que viajam por até 90 dias no país, não é exigido visto. Em tempos de pandemia, é importante saber que as fronteiras da África do Sul estão abertas, inclusive para estudantes. Porém, é necessário apresentar a prova de um teste de PCR negativo para o COVID-19, efetuado nas 72 horas anteriores à sua partida. Caso não apresente, será obrigatória uma quarentena de 14 dias.

O visto de estudante é necessário para fins de estudo acima de 3 meses. Deste modo, você poderá realizar o pedido de visto para a África do Sul por meio do Consulado ou Embaixada da África do Sul. O brasileiro pode estudar na África do Sul um curso de inglês ou um curso em uma área específica.

Além disso, estes são alguns requisitos para visto de estudante:

  • Passaporte com data de expiração superior a 6 meses da data da viagem, o mesmo deverá possuir duas páginas em branco para carimbo da imigração.
  • Certificado internacional de vacina contra febre amarela.
  • O visto deverá ser requerido pessoalmente no Consulado ou Embaixada dependendo da jurisdição consular.

O que fazer na África do Sul?

Além de aprofundar o seu inglês em uma ótima escola de idiomas ou fazer um curso de longa duração, você pode ainda passear e tirar muitas fotos, além de ter experiências que ficarão para sempre na memória. Há ainda cursos técnicos e livres em que você pode adquirir novos conhecimentos enquanto pratica o inglês. O país é conhecido por incentivar o esporte, o contato com a natureza e você pode se permitir um mergulho cultural na gastronomia local, artesanato e no estilo de vida como um todo.

Big Fives

Os Big Fives (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte) são a atração de passeios e safaris fotográficos, uma atração imperdível para quem faz intercâmbio na África do Sul. São vários pacotes para ver de perto a fauna e a fauna inesquecíveis do lugar.

Cidade do Cabo e suas atrações

A Cidade do Cabo é um dos grandes destinos para quem deseja estudar na África do Sul. É uma cidade litorânea cercada de montanhas, muito moderna e interligada. Possui 81 estações de trem, intensa vida noturna, museus, vida cultura, muitas praias e a Table Mountain, montanha com vista para a cidade, que você pode acessar por bondinho.

intercâmbio na África do Sul

Além disso, a ilha de Robben, que era endereço da prisão onde Nelson Mandela passou 18 anos de isolamento, é uma atração fundamental para quem gosta de história. A cidade sediou a Copa do Mundo 2010 e isso ainda está presente no local. Já o museu District Six fica em um bairro branco em que várias famílias negras foram expulsas durante o Apartheid, e hoje relembra justamente este episódio. A cidade como um todo representa ainda a diversidade – racial, de gênero e de todos os tipos.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre intercâmbio na África do Sul? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!