Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitas pessoas ainda pensam que fazer intercâmbio seja algo restrito a adolescentes e jovens. Mas nas últimas décadas isso tem mudado bastante. O intercâmbio para adultos é uma das modalidades mais procuradas em todo o mundo. Isso porque alia necessidades de carreira, demandas pessoais e condições mais sólidas de criar um orçamento para esta experiência. A seguir, confira tudo sobre intercâmbio para adultos e agende já a sua viagem!

A melhor idade para viajar

Você sabia que a melhor idade para você viajar é agora, esta idade que você tem? Aliás, um intercâmbio pode ser feito em qualquer idade e se tornou muito comum o intercâmbio para adultos e até mesmo idosos.

Por muito tempo, acreditava-se que intercâmbio era coisa de adolescente e jovens. Mas o sonho de viajar e aprender um novo idioma é algo que levamos conosco mesmo na fase adulta.

Desta forma, quando há mais estabilidade financeira ou quando se deseja adquirir novos conhecimentos e competências que ampliem a carreira, adultos veem no intercâmbio uma solução com ótimo custo-benefício, além de ser uma oportunidade de viajar e se divertir. Esta realidade tem levado muitas pessoas a buscarem o intercâmbio após os 25 anos.

O que é intercâmbio para adultos?

Qualquer pessoa adulta pode fazer um intercâmbio independentemente da idade. Por causa desta procura, muitas escolas de idiomas e instituições de ensino ao redor do mundo têm oferecido campus e cursos específicos para pessoas acima dos 30 anos. Podem ser cursos rápidos, de curta duração, ou mesmo cursos de médio e longo prazo, como uma graduação ou pós-graduação, por exemplo.

Assim, o que conta mesmo é a disposição do estudante adulto. Muitos agregam o aprendizado ou aperfeiçoamento do idioma com passeios ou mesmo a aquisição de conhecimentos profissionais.

Há quem utilize esta experiência como preparação para um intercâmbio de maior duração – como uma graduação, por exemplo – para a retirada de certificações da língua, como experiência profissional no país ou futura imigração.

Vantagens de estudar no exterior após adulto

Além de ter mais maturidade que um jovem ou adolescente, o estudante adulto tem condições financeiras mais sólidas, consegue gerir sozinho o seu termo e o seu orçamento e, sendo maior de idade, consegue aproveitar melhor as experiências de viagem, sem tantas restrições.

Muitos programas de intercâmbio para adultos permitem o trabalho em meio tempo, o que oferece ainda mais condições de praticar a língua, ser remunerado, adquirir experiência no mercado local ou mesmo buscar outras oportunidades no país.

Deste modo, dominar um idioma é uma das competências mais desejadas no mercado de trabalho, e fazer um curso de idioma no exterior oferece ao estudante mais condições de aprendizado e aprofundamento, mais do que qualquer escola de idiomas nacional.

Sobretudo, poder interagir com as pessoas e com a cultura de um novo país, além de maior aprendizado, oferece experiências memoráveis. No mais, você tem a chance de visitar cidades, eventos e lugares de importância cultura e histórica.

Outra grande vantagem do intercâmbio para adultos é que nunca foi tão acessível como este período pós-pandemia: as escolas têm oferecido descontos, promoções e melhores condições de pagamento, além de novas modalidades de cursos. Vale a pena conferir!

Quais são os tipos de intercâmbio para adultos?

Há cursos específicos para esta faixa etária e cursos com foco profissionalizante tendo como base o aprendizado do idioma – como curso de inglês para o mercado financeiro ou para marketing, por exemplo.

Inclusive, há cursos livres de interesse pessoal, também como base do idioma, bem como cursos no exterior voltados para a preparação para a entrada em universidades e pós-graduações ou mesmo para retirar certificações na língua que agreguem valor à carreira. Há opções específicas para cada faixa etária adulta – 20, 30, 40, 50 ou mais de 60 anos. Há ainda opções de programas flex de intercâmbio – com pagamento flexível.

Além disso, em alguns países, é possível estudar o idioma e trabalhar em meio período, como estágio ou nas férias, com visto específico, oferecendo mais experiência para quem deseja ampliar a estadia no país de destino posteriormente – é o caso do Canadá e da Irlanda, por exemplo. Ter experiências como um intercâmbio para adultos, facilita inclusive nos processos de imigração de muitas nações.

Como escolher?

A princípio, a escolha sobre o melhor tipo de intercâmbio para um adulto é algo muito pessoal: vai depender do seu tempo disponível, destino, orçamento e das suas preferências pessoais. Qual o seu objetivo com o intercâmbio? Carreira, aprender um idioma, passeios, estudar nas férias?

Há todo tipo de curso disponível e é importante definir o que você deseja aprender e experimentar no tempo que possui disponível para esta experiência. Uma dica é conversar com um consultor da BIL Intercâmbios e conhecer quais as ofertas de intercâmbio para o destino que deseja.

Orçamento: é mais caro ou mais barato?

Muitas pessoas pensam que quanto maior a idade, maiores os custos de intercâmbio. Isso é um erro. Há programas para adolescentes bem mais caros do que para profissionais que desejam adquirir proficiência ou novos conhecimentos em sua área de atuação.

Em suma, tudo é muito relativo: o que define preço no intercâmbio é o tempo de estadia e a complexidade do curso, e não a idade (como cursos de graduação ou pós-graduação, com custos mais altos e tempo maior de duração). Para cursos de idiomas e cursos de breve (até 6 meses) ou média duração (até 1 ano), há muitas promoções e preços muito em conta.

Veja também: Estados Unidos vai abrir as fronteiras em novembro de 2021

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio para adultos? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!