Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que há programas de intercâmbio para profissionais? E a BIL Intercâmbios é referência neste tipo de programa. Você pode aprender ou aprofundar o seu inglês, ou outro idioma, a partir de aulas de formação ou treinamento na sua área de conhecimento. A seguir, veja como funciona o intercâmbio profissional de curta duração!

O que é o intercâmbio para profissionais?

O intercâmbio para profissionais, ou programas de intercâmbio por interesse, são opções voltadas para o público adulto e profissionalmente ativo. Ou seja, você já deve ter sentido a necessidade de aprofundar o seu inglês para atuar com mais dinamismo em uma reunião, venda ou contato com públicos estrangeiros. Além disso, muitas profissionais exigem o domínio de outros idiomas.

Em suma, não é só saber o básico, mas aplicar a língua às necessidades comunicativas da sua área de atuação e conhecimento, tendo o domínio de palavras e expressões próprias do segmento.

Público adulto

Além disso, o público adulto tem interesses mais amplos e gosta de aproveitar bem a experiência e o investimento. Logo, estes programas de intercâmbio, além de aprofundamento no idioma, trazem formação técnica na sua área de atuação. Você se aprofunda no idioma aprendendo novos conhecimentos profissionais. Logo, irá turbinar o seu currículo.

intercâmbio para profissionais

Sobretudo, fazer um intercâmbio já em fase adulta oferece mais flexibilidade e dinamismo ao estudante. Em geral, já possui mais maturidade em relação ao idioma e sua necessidades profissionais e tem mais condições de investir na sua própria carreira.

Duração e requisitos

Desta forma, são cursos de curta duração – um mês, por exemplo – em universidades, escolas especiais de idiomas ou escolas técnicas. Deste modo, nem sempre é preciso o visto de estudante. Aliás, são procurados por alunos a partir de 25 anos, sem limite de idade.

Também há procura de universitários que ainda não têm experiência profissional. Os requisitos para a matrícula são mínimos e apenas algumas escolas solicitam conhecimento na área ou inglês intermediário.

Por que escolher um intercâmbio de curta duração?

Os programas de intercâmbio de curta duração são perfeitos para quem leva uma vida agitada e precisa expandir o seu currículo rapidamente. Além disso, é possível aprender novas técnicas profissionais enquanto aprimora o idioma em pouco tempo de curso. Estes cursos podem ser realizados nas férias ou em qualquer período do ano e são mais em conta.

Os cursos de curta duração com formação técnica e ensino de idioma é importante também para aqueles profissionais que até possuem um certo grau de fluência, mas aprendeu o idioma em escolas nacionais, sem jamais ter colocado em prova em um contexto fora do país.

Vantagens e diferenciais

Em resumo, estas são algumas vantagens a considerar na hora de optar por um intercâmbio para profissionais de curta duração:

  • Várias áreas do conhecimento contam com cursos específicos que também auxiliam na aprendizagem do idioma.
  • São mais em conta que outros tipos de intercâmbios.
  • Os programas acontecem o ano todo.
  • É uma forma de fazer networking. Afinal, você terá contato com alunos de todas as partes do mundo e da sua mesma área de atuação.
  • Aliás, são eficientes e rápidos.
  • Tem-se uma experiência maior e mais aproveitamento ao fazer intercâmbio na fase adulta.
  • Os custos da viagem são menores.
  • Muitas escolas oferecem acomodações.
  • Você pode fazer passeios durante a sua estadia.
  • Há cursos integrais e de meio período e você tem poder de escolha.
  • São cursos de imersão, onde se aprende a todo momento.
  • Você aprende o idioma se capacitando em sua área.
  • Poderá dominar termos técnicos e tendências na sua área de atuação profissional.
  • Não tem limite de idade.
  • Em muitos casos, não requer visto específico.

Quais são os tipos de intercambio para profissionais que existem?

Em resumo, há uma grande variedade de cursos de idiomas para profissionais. No mais, eles variam conforme o objetivo e área de atuação. Certamente, alguns são bem técnicos; outros são mais focados no idioma para aquela área. Há ainda os cursos para certificações, como você pode saber mais nesta matéria.

Por exemplo, há programas de intercâmbio de francês para turismo, inglês para o mercado financeiro, inglês para Marketing internacional, idiomas para Medicina, alemão para negócios, cursos de design, inglês para tripulação aérea, inglês para direito e negócios, e muito mais.

Destinos

Certamente, os destinos também variam bastante. Há ofertas em vários países. Desta forma, a dica é escolher um curso que deseja fazer em sua área, conferindo a grade de disciplinas e quantidade de horas/aula aliando a um destino que deseja muito conhecer.

Afinal, assim como ocorre em outros tipos de intercâmbio, estes programas são intensos, mas permitem passeios e momentos memoráveis em lugares que você sonhou conhecer!

Intercâmbio para professore de inglês

Já o intercâmbio para professores de inglês é uma opção para fundamentar a carreira deste profissional. É uma forma de qualificar e dar credibilidade ao profissional que atua no ensino do idioma. Inclusive, a BIL Intercâmbios oferece ainda programas de parceiras com professores, o que otimiza os custos da sua viagem. Veja mais nesta página!

Como se inscrever em um intercâmbio para profissionais?

A BIL Intercâmbios possui parceria com diferentes escolas que oferecem programas de intercâmbio para adultos e profissionais em diferentes países. Isso mesmo: você pode estudar outros idiomas, e não apenas o inglês. Veja a lista completa de cursos nesta página.

Vale destacar que a maioria das escolas já estão aceitando matrículas para 2022 e é hora de se preparar! Aproveite as condições e preços especiais neste pós-pandemia! Então, fale com um consultor da BIL e saiba qual o melhor programa de intercâmbio para você.

Vale a pena?

Enfim, vale a pena ressaltar que o intercâmbio para profissionais é uma experiência única, que vale muito apena e que não exige grandes investimentos. Assim, tem mais vantagens que outros tipos de intercâmbio e também é a nova forma de fazer turismo entre adultos, ideal para quem não tem tempo a perder e quer estudar, fazer treinamentos e passear, tudo em uma só viagem.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre intercâmbio para profissionais? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!